Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Benefícios do Yoga para crianças

posturas de yoga para crianças

Nós podemos brincar dentro de casa ou ao ar livre para ajudar nossos filhos a aprender a gostar de movimentar seus corpos e explorar o que eles podem fazer. Yoga para crianças é uma atividade recreativa que pode beneficiar e apoiar a saúde física, mental e emocional dos pequenos.

Por que praticar Yoga?

Originário da Índia, o Yoga é uma atividade que combina aspectos físicos, mentais e espirituais da pessoa em busca de unidade ou harmonia. Com o tempo, o Yoga evoluiu e se misturou com outros tipos de atividades, criando diferentes estilos de práticas. Alguns tipos de Yoga são mais espirituais, enquanto outros se concentram exclusivamente na fisicalidade como método primário de exercício.

Conforme o Yoga se tornou mais popular, adultos relataram inúmeros benefícios ao praticar, e não apenas limitados à redução dos níveis de estresse e alívio da dor nas articulações e músculos. E se aproveitarmos essa mesma ferramenta para nossas crianças, convidando-as a praticar essa atividade desde cedo? Como o Yoga promove o desenvolvimento nos primeiros anos de vida e que tipo de habilidades pode desenvolver?

A prática de Yoga para crianças é apoiada por diversos estudos como uma atividade para ajudar a desenvolver habilidades acadêmicas e sociais desde os primeiros anos até a adolescência. As técnicas de respiração e postura, aliadas ao comportamento promovido no Yoga, podem ajudar as crianças a autorregular suas emoções e aprender a responder e lidar com diferentes desafios físicos, sociais, mentais e emocionais a partir de diferentes abordagens.

Quais são os benefícios do Yoga para as crianças?

Equilíbrio emocional

Assim como nós, as crianças não vivem em um estado constante de diversão e felicidade. Todos os dias, elas estão constantemente descobrindo e explorando novas emoções e experiências. Sem muita certeza sobre como agir ou reagir em alguns casos, as crianças precisam de linguagem e comportamentos modelados para entender o que estão experienciando. O Yoga para crianças pode ser uma ferramenta para ajudá-las a se tornarem mais autoconscientes e, em seguida, identificar suas emoções.

Autoconsciência e autoconhecimento são partes essenciais dos objetivos centrais do Yoga. Dessa forma, os exercícios de Yoga para crianças ajudam-nas a conhecer os sinais ou reações de seu corpo sobre o que estão sentindo.

Com a prática, as crianças serão capazes de recorrer a técnicas de respiração ou posturas para regularem suas emoções quando se sentirem sobrecarregadas ou ansiosas. Não é que as crianças precisem se lembrar de entrar em certas posições para conhecer seus sentimentos, é que praticar Yoga pode ajudá-las a prestar atenção em diferentes sensações em seu corpo. Com o tempo, elas serão capazes de transferir esse reconhecimento para qualquer momento do dia.

Uma mente tranquila

Sabemos que as crianças podem experimentar diferentes tipos de estresse e conhecemos o impacto do estresse nos primeiros anos. O estresse positivo e o tolerável são dois tipos de estresse que elas podem aprender a enfrentar e administrar. As crianças podem ser expostas a situações estressantes, e os cuidadores devem oferecer ferramentas e comportamentos adequados para ajudá-las a lidar com suas experiências.

O estresse positivo é caracterizado por breves aumentos na frequência cardíaca e elevações leves nos níveis do hormônio do estresse, e pode ser acionado, por exemplo, quando uma criança conhece um novo cuidador. O estresse tolerável, por outro lado, é mais grave e ativa o sistema de alerta do corpo em maior grau. Pode ser acionado, por exemplo, quando uma criança enfrenta um desastre natural.

O estresse libera cortisol, e muito cortisol ao longo do tempo pode prejudicar o desenvolvimento do cérebro nos primeiros anos. A prática de Yoga tem demonstrado ajudar na regulação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA). Esta glândula secreta cortisol, mais conhecido como hormônio do estresse, que ativa tanto o sistema nervoso simpático, acelerando nossa frequência cardíaca, quanto a amígdala, a região do nosso cérebro que processa o medo.

X
banner kinedu desenvolvimento

Em resumo, o Yoga e as técnicas de respiração podem ajudar as crianças a reduzirem seus níveis de cortisol, enquanto também ativam o sistema nervoso parassimpático, promovendo relaxamento e uma sensação de calma.

Um corpo saudável

À medida que as crianças crescem, é importante oferecer diferentes estilos de exercícios que possam promover suas habilidades e se adaptar a elas.

O Yoga melhora a flexibilidade e fortalece os músculos. Ao mover-se de uma postura para outra, o corpo é levado a se mover de maneiras novas e únicas, enquanto respira de maneira consistente para trazer oxigênio aos músculos.

Em crianças muito jovens, o yoga é maravilhoso para apoiar o desenvolvimento motor fino e grosso; visando coordenação e equilíbrio. Recomendamos que os pais e cuidadores iniciem uma rotina de Yoga para crianças com movimentos curtos e simples a partir dos 18 meses ou quando começarem a andar.

O Yoga vai além de apoiar o tipo de desenvolvimento físico que você pode ver, trazendo benefícios internos. Ele promove aumento da circulação, estabilidade do ritmo cardíaco, um sistema imunológico forte e um sono mais tranquilo e duradouro. Mesmo que o Yoga não seja um exercício energético, permite que as crianças gastem energia para melhorar seu equilíbrio físico.

Como incluir o Yoga na rotina da sua família?

É importante saber que o Yoga para crianças geralmente é mais divertido e envolve mais conversas do que uma aula de Yoga para adultos. Queremos que as crianças se divirtam e desejem voltar a praticar. Confira algumas dicas sobre como estabelecer uma rotina de Yoga na sua casa: 

• Crie uma história relacionada às posturas, para que seu filho se envolva e sinta que faz parte da história. Por exemplo: “Esta é a história de um guerreiro que escalou a montanha…”.

• Joguem “O mestre mandou” ou imitem as posições uns dos outros. Vocês podem se revezar, para que seu filho também dê instruções.

Quer mais ideias para começar a praticar Yoga com a sua família? Faça uma busca por “yoga” nas atividades e aulas do Catálogo do app Kinedu!

O começo pode ser lento, e talvez seu filho não se envolva totalmente no início. Comece devagar, siga o ritmo dele e continue repetindo a prática de maneiras que funcionem para você e sua família. Observe os benefícios que vocês experimentarão como um lembrete do motivo para vocês terem começado essa rotina juntos!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.