Pontos chave:
1. Massagear o bebê ajuda a aliviar dores causadas por cólicas, gases, constipação e nascimento dos dentes.
2. Promove relaxamento, reduz o estresse e melhora habilidades de comunicação verbal e não verbal.
3. As massagens estimulam e desenvolvem o sistema nervoso e imunológico do bebê, aumentando sua autoestima e fortalecendo o vínculo afetivo.
4. As massagens fortalecem ossos, músculos e o sistema imunológico, melhoram o sono, aliviam dores de cólicas, desenvolvem habilidades motoras e potencializam o desenvolvimento intelectual.
Ajude o seu filho a relaxar – conheça os 7 benefícios da massagem em bebês!
- Alivia a dor causada por cólicas, gases, constipação, e pelo início da dentição.
- Deixa o seu bebê relaxado e reduz o estresse.
- A interação melhora as habilidades de comunicação verbal e não-verbal.
- Estimula e colabora com o desenvolvimento dos sistemas imunológico e nervoso do seu bebê.
- Ajuda seu bebê a se sentir seguro e amado e melhora sua autoestima.
- Seu bebê pega no sono mais rapidamente e dorme melhor.
- O toque, os sorrisos e as carícias fortalecem os laços afetivos.
Como fazer uma massagem no seu bebê?
Você pode começar a massagear o seu bebê para ajudá-lo a fortalecer seus ossos, músculos e sistema imunológico, além de melhorar seu sono e sua digestão e acalmar suas cólicas.
- Pernas e pés: Você pode começar pelas coxas do seu bebê, massageando-as em direção aos pés e, depois, no sentido contrário. Pressione delicadamente as solas dos pés dele e faça círculos com os seus polegares. Aperte os dedos suavemente.
- Rosto e cabeça: Segure a cabeça do seu bebê e massageie delicadamente seu couro cabeludo. Depois, trace um coração no rosto dele, começando com seus dedos na testa e terminando no queixo.
- Peito: Coloque as duas mãos no peito do seu bebê e acaricie do centro do seu peito em direção aos ombros, trazendo-as ao centro novamente.
- Braços: Segure o braço do seu bebê e acaricie-o de cima para baixo. Repita esses movimentos em suas mãos, depois faça círculos do pulso até as pontas dos dedos. Por fim, aperte cada dedo delicadamente.
- Abdômen: Pressione suavemente – lembre-se de que o estômago do seu bebê é muito delicado e sensível. Massageie a barriga dele fazendo movimentos circulares, no sentido horário, com as pontas dos dedos. Você deve evitar fazer massagens na barriga dele se o cordão umbilical não estiver completamente cicatrizado.
Lembre-se:
- Evite massagear seu bebê antes ou depois das refeições ou quando ele precisar dormir.
- Suas carícias devem ser suaves e firmes.
- Mantenha sempre uma mão no seu bebê.
5 respostas