Pontos chave:
1. O nascimento dos dentes do bebê pode ser um marco exaustivo e frustrante para os pais.
2. Procure sinais como irritabilidade, salivação e gengivas inflamadas.
3. Remédios perigosos para a dor da dentição, como medicamentos anestésicos, podem ter riscos graves.
4. Remédios seguros para a dor da dentição incluem massagens nas gengivas, paninhos frios, brinquedos de dentição, mordedores gelados, mordedores vibratórios e distrações.
O nascimento dos dentes é considerado um dos mais exaustivos e frustrantes marcos do desenvolvimento para os pais. É por isso que, neste artigo, compartilharemos com você 6 formas seguras de aliviar a dor de nascimento dos dentes.
Sinais do nascimento dos dentes
Os bebês geralmente apresentam sinais de seu primeiro dente entre os 4 e os 7 meses de idade, embora alguns bebês mais precoces possam apresentá-los aos 3 meses.
Quando os dentes de um bebê começam a sair, ele tende a ficar muito agitado, o que significa que ele pode acabar chorando com uma frequência maior do que a normal e até ter febre. Alguns sinais comuns pelos quais os pais podem procurar são: irritabilidade, diminuição do apetite, aumento da salivação e inflamação das gengivas.
Remédios perigosos para aliviar a dor de nascimento dos dentes
Com uma frequência demasiada, os pais usam medicamentos anestésicos de ação rápida para aliviar a dor de nascimento dos dentes do bebê e, embora isso possa fornecer uma solução rápida, ao fazê-lo, eles podem estar usando drogas prejudiciais que podem, no pior dos casos, ser fatais. Autoridades de saúde, incluindo a U.S. Food and Drug Administration (FDA), emitiram recentemente uma advertência sobre os perigos do uso de anestésicos orais para ajudar a aliviar a dor de nascimento dos dentes dos bebês.
A FDA recomendou que os pais descontinuem o uso de produtos com lidocaína e benzocaína para crianças menores de 2 anos, ingredientes comumente encontrados em produtos populares. Embora a maioria desses produtos seja vendida sem receita médica e proporcione alívio imediato da dor, eles podem colocar a vida do seu bebê em risco.
Quando os bebês têm muita dor, às vezes alguns pais bem-intencionados tentam amenizá-la colocando uma chupeta em uma fórmula de benzocaína ou esfregando anestésicos orais em suas gengivas. Isso é extremamente perigoso, já que a quantidade de medicamento usada não está sendo medida. Em alguns casos, o uso de benzocaína tem sido associado a uma condição rara, porém fatal, chamada metahemoglobinemia, um distúrbio no qual a quantidade de oxigênio transportado pela corrente sanguínea é bastante reduzida.
Os medicamentos isentos de prescrição não são os únicos que representam riscos, mas certos medicamentos prescritos também! Segundo a FDA, um desses exemplos é a lidocaína viscosa (lidocaína a 2%), que pode prejudicar em vez de ajudar. Quando os pais usam esse anestésico em gel nas gengivas de seus bebês, eles podem acabar engolindo uma grande quantidade acidentalmente. Ou, se a quantidade usada for maior do que deveria, os bebês podem ter convulsões, lesões cerebrais e problemas cardíacos.
Formas seguras de aliviar a dor de nascimento dos dentes do bebê
Dadas as informações, é extremamente importante que os pais tenham cuidado com o que estão usando para aliviar a dor de seus bebês. Se você não aguenta ver seu bebê chorando e não sabe o que fazer para acalmar a dor de nascimento dos dentes, confira 6 dicas para fazer isso com segurança:
- Massagem nas gengivas: Se as gengivas do seu bebê estiverem inchadas ou sensíveis, aplique pressão com os dedos, massageando-as para aliviar a dor. Lembre-se de lavar as mãos primeiro!
- Toalha fria: Mergulhe uma toalhinha limpa em água ou chá de camomila e coloque-a na geladeira por 15 minutos. Quando a toalhinha estiver fria, deixe seu bebê mastigá-la.
- Brinquedo de morder de pelúcia: Tenha um brinquedo de pelúcia macio feito de materiais seguros.
- Mordedor gelado: Coloque um mordedor simples ou resfriável na geladeira por 15 a 20 minutos – depois, entregue-o ao seu bebê. Isso irá proporcionar uma enorme sensação calmante! Certifique-se de escolher um mordedor que seja fácil de segurar e livre de BPA e PVC.
- Mordedor vibratório: Este item ajuda de duas maneiras – acalma a dor e estimula as gengivas. Escolha um que seja multitexturizado e cheio de água (dessa forma, você poderá colocá-lo na geladeira antes de dá-lo ao seu bebê).
- Distração: Às vezes, basta uma mudança de cenário para distrair o seu bebê da dor da dentição. Você pode experimentar dar um banho quente para ajudar o seu bebê a relaxar.
Esperamos que estas dicas te ajudem durante a fase de dentição do seu bebê! Sinta-se à vontade para compartilhar abaixo quaisquer outros truques que você tenha usado e que tenham funcionado.
Até a próxima!
5 respostas