Pontos chave:
- O engatinhar é crucial para o desenvolvimento e a mobilidade do seu bebê.
- Ajuda a desenvolver o equilíbrio, as habilidades motoras finas e grossas, a coordenação olho-mão e a visão binocular.
- O engatinhar estimula processos cognitivos, memória, foco e resolução de problemas.
Engatinhar é uma parte importante do desenvolvimento do seu bebê. Agora que ele está começando a se mover, prepare-se para andar atrás dele pela casa. Nesse artigo, vamos falar sobre as diferentes habilidades que se desenvolvem ao engatinhar.
Equilíbrio: Essa é uma habilidade que seu filho precisará durante toda a vida. O equilíbrio é necessário para caminhar, correr, saltar, chutar uma bola, escrever e colorir. Enquanto seu filho trabalha esta habilidade, ele aprenderá a distribuir seu peso e se mover de um lado para o outro. Uma pesquisa da Universidade Estadual de São Francisco descobriu que bebês que engatinham aprendem mais rápido a controlar tarefas que exigem estar na posição vertical e manter o equilíbrio; esse aprendizado é dado através de estímulos visuais.
Coordenação motora fina e grossa: Quando o bebê está apoiado nas palmas das mãos, ele estica os músculos das mãos e dos dedos. Isso incentivará habilidades como pegar pequenos itens, manipular brinquedos e escrever. Além disso, à medida que ele aprende a se movimentar, coordenará movimentos amplos de braços, pernas, pés e tronco, o que lhe dará forças para carregar seu próprio peso e atingir novos marcos, como atirar ou pegar coisas.
Cordenação olho-mão: Seu filho vai trabalhar essa habilidade, porque estará se guiando com as mãos. Isso o ajudará a se concentrar em algo enquanto suas mãos executam uma tarefa. Essa habilidade é necessária para ler, escrever e praticar esportes.
Visão binocular: Seu bebê vai se acostumar a olhar para longe e então focar os olhos nas mãos enquanto engatinha ou alcança um objeto. Essa habilidade será útil na escola quando ele tiver que copiar as coisas da lousa.
Processos cognitivos: A mecânica do engatinhar estimula diferentes áreas do cérebro que processam a compreensão, a memória e a concentração. Como o seu filho também está coordenando ambos os lados do corpo, ele estimula os dois hemisférios cerebrais, aprimorando o aprendizado, a navegação e a resolução de problemas. Enquanto ele engatinha e se move em torno de coisas, ele irá explorar objetos e aprender a descobrir como chegar aos lugares que ele quer. Isso estimulará a autoconfiança dele.
Lembre-se de que o processo de aprender a engatinhar varia de um bebê para outro e que cada um se move da maneira que lhe parece mais confortável. Se você perceber que seu bebê ainda não está engatinhando, confira recomendações de exercícios para estimular essa habilidade.
3 respostas