Pontos chave:
- Os bebês geralmente começam a andar entre os 9 e os 18 meses de idade, mas todos se desenvolvem em seu próprio ritmo.
- Certos exercícios podem ajudar os bebês a desenvolver a força muscular e a coordenação necessárias para dar os primeiros passos, como andar com apoio e brincar no chão.
- É importante incentivar o seu bebê a praticar essas atividades regularmente para ajudar no seu desenvolvimento.
Um dos marcos do desenvolvimento mais emocionantes que o seu bebê alcançará será dar seus primeiros passos. Os bebês geralmente começam a andar quando têm entre 10 e 12 meses, mas isso pode variar. Alguns bebês andam mais cedo, aos 9 meses, enquanto outros começam a andar aos 18 meses. No entanto, é importante lembrar que todas as crianças são diferentes e que não há problema se seu filho demorar mais para dar seus primeiros passos. Lembre-se de que, durante seu primeiro ano de vida, seu filho desenvolverá a coordenação muscular e o movimento necessários para aprender a sentar-se, engatinhar, e, finalmente, andar.
Atividades para ajudar seu bebê a andar
Embora seu bebê vá dar seus primeiros passos quando se sentir preparado para isso, existem algumas atividades que você pode realizar para ajudá-lo a desenvolver e fortalecer os músculos que ele precisará para andar. Estes são alguns exercícios simples:
- Andar com ajuda: Quando seu filho estiver sentado, fique ao lado dele e segure suas mãos para levantá-lo, de modo que ele fique em pé. Puxe um dos braços dele para a frente, delicadamente, e, depois, o outro. Ele irá seguir o movimento com os pés e girar o quadril. Pratique esse exercício com o seu bebê sempre que puder!
- Atravessar de um lado para o outro: Deixe seu filho explorar todo o comprimento do sofá. No início, você pode ajudá-lo segurando uma das mãos dele enquanto ele se apoia no sofá com a outra. Uma dica para incentivá-lo é colocar um dos brinquedos favoritos dele do outro lado do sofá. Isto irá motivá-lo a querer andar e, com o tempo, fazer isso sem ajuda.
- Alongamento em um banquinho: Para esta atividade, você precisará de um banquinho infantil sem encosto para as costas. Quando seu filho estiver sentada no banquinho, coloque alguns brinquedos no chão ao lado dele e peça para ele se inclinar para alcançá-los. O banco não deve ser muito alto, porque o seu filho deve ser capaz de tocar o chão com os dedos dos pés. Mais tarde, para tornar a atividade mais desafiadora, coloque os brinquedos mais afastados. Isso ajudará a fortalecer os músculos das costas, braços e pernas.
- Bolas e um cesto: Espalhe bolas pequenas ou brinquedos no chão e coloque um cesto do outro lado da sala. Peça para o seu bebê engatinhar, pegar um objeto e colocá-lo no cesto. Isso irá ajudá-lo a desenvolver os músculos das pernas, e poderá incentivá-lo a dar seus primeiros passos!
Praticar essas atividades com frequência ajudará seu filho a desenvolver força muscular e coordenação. Não se preocupe se ele demorar para começar a andar, pois ele logo conseguirá fazer isso! Se você tiver alguma dúvida ou perceber que seu bebê não deu os primeiros passos após os 18 meses de idade, fale com o seu pediatra.
No Catálogo do Kinedu, você encontra diversas atividades para estimular o seu filho a andar. Baixe o aplicativo e confira!
6 respostas