Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

7 atividades sobre animais para aplicar na educação infantil

atividades sobre animais educação infantil

As atividades sobre animais divertem as crianças e auxiliam na educação infantil, pois estimulam criatividade, cognição, desenvolvimento motor e linguístico e outras habilidades importantes.

As crianças adoram descobrir o mundo animal, que é cheio de novidades, com cada bicho retratado em cores vibrantes e desenhos incríveis. Os pais têm muito a comemorar por esse interesse dos seus filhos, já que cada animal tem um universo próprio a ser descoberto. Assim, poder contar com atividades sobre animais traz benefícios para a educação infantil.

Dentre essas vantagens, estão:

  • aprender as características de cada animal e as diferenças e semelhanças entre as várias espécies;
  • estimular o desenvolvimento cognitivo, socioafetivo, inter e intrapessoal da criança;
  • saber identificar e diferenciar os animais domésticos dos selvagens;
  • aprender a respeitar e valorizar o cuidado com os animais;
  • aprender sobre a natureza e o meio ambiente etc.

Neste post, você verá 7 atividades sobre animais para aplicar na educação infantil. Elas estão no Kinedu, que possui um app para pais e uma plataforma dedicada a educadores. Confira!

Dicas de atividades sobre animais

1. Jogos de imitação

Brincar de copiar os animais pode ser uma atividade muito divertida, afinal, seu pequeno e você acabarão fazendo muitas caretas e posições engraçadas. Comece pedindo que a criança escolha um animal que deseja representar. Em seguida, ela fará movimentos e gestos imitando a maneira de andar, correr, pular, voar etc. do bicho escolhido.

Depois, o pequeno pode responder a perguntas sobre o animal, como se tem penas, pelos, bico, se voa, nada, entre outras. Assim, você ou outras pessoas tentarão adivinhar o animal representado pela criança. Esta atividade estimula a memória, a coordenação motora grossa, a criatividade etc.

2. Histórias contadas

Você pode utilizar livrinhos de histórias de bichinhos e contá-las para a criança, enquanto mostra as figuras de animais e do que estiver ao redor deles. Veja como seu pequeno reage conforme você lê.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades de desenvolvimento infantil!

Você também pode estimular as crianças maiores a criarem as próprias histórias. No entanto, se elas demonstrarem dificuldade, comece você a contar, e estimule-a a continuar a atividade. Essa brincadeira desenvolve a cognição e a criatividade infantil.

Enquanto vocês fazem essa atividade sobre animais, utilize recursos como fazer gestos e mudar a entonação de voz, para parecer que é o animal falando ou fazendo sons característicos, como os de elefantes, leão, foca, pássaros, entre outros. Divirtam-se juntos!

3. Classificar animais

A classificação de animais é um jogo divertido para qualquer época do ano! Vocês podem usar figurinhas, adesivos ou páginas para colorir, dependendo do que tiver à mão. Conforme o nível do seu filho, vocês podem classificar de dois a quatro tipos de animais.

Os critérios podem ser, por exemplo, animais de inverno versus animais de verão, ou animais de estimação versus animais selvagens. As atividades com animais são ótimas para impulsionar o desenvolvimento linguístico, porque há muito o que falar (por exemplo, onde eles vivem, como é a aparência deles, como eles se sentem, o que comem etc.).

4. Clínica veterinária

Brincar de clínica veterinária ajuda a estreitar laços de afetividade com os bichinhos e com todos a sua volta. Para brincar, separe bichos de pelúcia, um estetoscópio de plástico (ou algo que imite o equipamento) e papel higiênico.

Essa brincadeira estimula o desenvolvimento cognitivo que, nesse caso, envolve a aquisição de conhecimentos sobre certas doenças, cuidados com animais etc. Durante a atividade, vocês podem:

  • utilizar papel higiênico para enfaixar os bichinhos que vocês fingirem que foram operados ou que quebraram as patinhas;
  • deitar os bichinhos na cama, sofá ou em mesas para examiná-los;
  • ordenar os bichos de pelúcia segundo o tamanho deles;
  • usar o estetoscópio para examinar os pacientes;
  • revisar as partes do corpo dos pacientes.

5. Desenhos

Peça para a criança desenhar animais, começando por seu bicho favorito. Assim, coloque folhas de papel em branco e giz de cera à sua disposição. Enquanto desenha, pergunte ao seu filho sobre as características de cada animal.

Essa brincadeira estimula a coordenação motora fina — que, no futuro, será importante para o desenvolvimento da escrita.

6. Músicas

O universo artístico é repleto de músicas de animais. Hoje em dia, elas estão no YouTube e, dessa forma, ainda acompanham um vídeo. Há, ainda, aquelas músicas que você conhece e que pode cantar para criança.

Cuidado com melodias que, sem querer, podem incentivar os maus tratos aos animais como: “atirei o pau no gato-to, mas o gato-to, não morreu…”. No passado, elas não se mostravam nocivas, mas só de ler esse trechinho da música, dá para perceber que não é saudável cantá-la, não é mesmo?

Aproveite para ler nosso post sobre musicalização infantil. Ele está imperdível e enriquecedor!

7. Dedoches

Os fantoches de dedos, ou simplesmente dedoches, são uma excelente forma de apresentar os animais para os pequenos e de criar diversas brincadeiras, como teatrinho, dança de dedoches do mundo animal, entre muitas outras atividades. Use sua criatividade, ao mesmo tempo em que estimula a do seu filho.

Onde encontrar dedoches de bichinhos? Há vários kits com dez ou muito mais bichos à venda na internet e em lojas de brinquedos educativos para serem colocados nos dedos da criança e no seu. Essa atividade com animais estimula a capacidade de criar histórias, ou seja, mexe com a imaginação infantil ao entrar em contato com valores fundamentais para o desenvolvimento, o que exerce um papel fundamental na formação da criança.

Para encontrar essas brincadeiras e outras atividades sobre animais para aplicar na educação infantil, acesse nossa plataforma para educadores ou baixe o app para pais, que conta com mais de 1.800 atividades criadas por especialistas em desenvolvimento infantil para fazer em casa com crianças de 0 a 6 anos!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.