kinedu-pt-pregnancyPowered by Rock Convert

Você sabe com quantas semanas o bebê começa a se mexer na barriga? Essa é uma das maiores dúvidas, principalmente para pais de primeira viagem.

Um dos momentos mais esperados pelas mamães durante a gestação é quando ela pode sentir o pequeno se movimentando. Ao longo dos primeiros meses, a ansiedade aumenta até que, enfim, ela pode ter essa sensação indescritível. Mas afinal, com quantas semanas o bebê começa a mexer?

Primeiramente, é preciso dizer que cada gravidez é única. Tanto que a mulher pode passar por duas ou mais gestações, sendo uma totalmente diferente da outra. Dito isso, trouxemos algumas informações importantes sobre o movimento fetal neste post.

Quer entender quando você poderá sentir o bebê se mexer na barriga? Então, continue a leitura e confira!

Com quantas semanas o bebê começa a mexer na barriga?

O bebê se mexe desde muito cedo na barriga, ainda no primeiro trimestre. No ultrassom de translucência nucal, por exemplo, geralmente realizado entre a 11ª e a 14ª semana de gestação, muitas mamães se surpreendem ao ver como o pequeno se movimenta.

Entretanto, toda essa mobilização ainda não pode ser sentida. Muitas mamães de primeira viagem relatam sentir o bebê mexer pela primeira vez entre a 18ª e a 22ª semana. Já as mamães mais experientes conseguem perceber os movimentos a partir da 14ª semana.

Isso porque a mulher que não teve gestações anteriores pode se confundir: será que são gases ou o bebê se mexendo? A sensação pode ser descrita como um tipo de vibração, como um peixinho nadando no estômago, até que, com o passar do tempo, os chutes, socos e contorcionismos se tornam mais fortes e perceptíveis.

Além disso, a placenta também pode interferir na sensação. Se ela estiver à frente, chamada de placenta anterior, pode abafar os movimentos. Isso faz com que a mamãe não sinta os chutes tão cedo.

Por que o bebê se mexe tanto?

Conforme o crescimento do bebê, ele vai esticar e flexionar os membros, fazendo com que você sinta os movimentos cada vez mais fortes. Inclusive, não se espante se você se assustar, ou até mesmo sentir dor em um desses socos ou chutes.

O bebê também se movimenta para encontrar uma posição mais confortável ou em resposta a algum barulho ou emoção. Outra razão pela qual ele pode se tornar mais ativo é quando você se alimenta, principalmente de doces.

O bebê não se mexe, devo me preocupar?

Monitorar os movimentos do bebê, principalmente no último trimestre, é uma maneira de assegurar que está tudo bem com a gestação. Por mais que, nessa fase, a movimentação seja menos ativa, ela ainda deve acontecer com frequência.

Se você perceber qualquer alteração no ritmo do seu bebê, aplique algumas técnicas de estimulação pré-natal. Caso o pequeno ainda não se mexa dez vezes em um intervalo de duas horas, procure um médico para se certificar de que está tudo bem.

Muitas mamães de primeira viagem se questionam com quantas semanas o bebê começa a mexer. A verdade é que eles se movimentam desde cedo, mas a percepção da mulher é que começa a partir do segundo trimestre. Por isso é tão importante acompanhar o desenvolvimento do pequeno e assegurar a saúde dele.

Você conhece outras grávidas que possam se interessar por esse artigo e ficar por dentro do assunto? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais!