X
X
com quantas semanas o bebe começa a mexer

Com quantas semanas o bebê começa a mexer na barriga?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Você sabe com quantas semanas o bebê começa a se mexer na barriga? Essa é uma das maiores dúvidas, principalmente para pais de primeira viagem.

Um dos momentos mais esperados pelas mamães durante a gestação é quando ela pode sentir o pequeno se movimentando. Ao longo dos primeiros meses, a ansiedade aumenta até que, enfim, ela pode ter essa sensação indescritível. Mas afinal, com quantas semanas o bebê começa a mexer?

Primeiramente, é preciso dizer que cada gravidez é única. Tanto que a mulher pode passar por duas ou mais gestações, sendo uma totalmente diferente da outra. Dito isso, trouxemos algumas informações importantes sobre o movimento fetal neste post.

Quer entender quando você poderá sentir o bebê se mexer na barriga? Então, continue a leitura e confira!

Com quantas semanas o bebê começa a mexer na barriga?

O bebê se mexe desde muito cedo na barriga, ainda no primeiro trimestre. No ultrassom de translucência nucal, por exemplo, geralmente realizado entre a 11ª e a 14ª semana de gestação, muitas mamães se surpreendem ao ver como o pequeno se movimenta.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Entretanto, toda essa mobilização ainda não pode ser sentida. Muitas mamães de primeira viagem relatam sentir o bebê mexer pela primeira vez entre a 18ª e a 22ª semana. Já as mamães mais experientes conseguem perceber os movimentos a partir da 14ª semana.

Isso porque a mulher que não teve gestações anteriores pode se confundir: será que são gases ou o bebê se mexendo? A sensação pode ser descrita como um tipo de vibração, como um peixinho nadando no estômago, até que, com o passar do tempo, os chutes, socos e contorcionismos se tornam mais fortes e perceptíveis.

X
banner kinedu prenatal pt

Além disso, a placenta também pode interferir na sensação. Se ela estiver à frente, chamada de placenta anterior, pode abafar os movimentos. Isso faz com que a mamãe não sinta os chutes tão cedo.

Não sabe exatamente em que semana da gravidez você está? Elaboramos esta calculadora gestacional para te ajudar!

Por que o bebê se mexe tanto?

Conforme o crescimento do bebê, ele vai esticar e flexionar os membros, fazendo com que você sinta os movimentos cada vez mais fortes. Inclusive, não se espante se você se assustar, ou até mesmo sentir dor em um desses socos ou chutes.

O bebê também se movimenta para encontrar uma posição mais confortável ou em resposta a algum barulho ou emoção. Outra razão pela qual ele pode se tornar mais ativo é quando você se alimenta, principalmente de doces.

O bebê não se mexe, devo me preocupar?

Monitorar os movimentos do bebê, principalmente no último trimestre, é uma maneira de assegurar que está tudo bem com a gestação. Por mais que, nessa fase, a movimentação seja menos ativa, ela ainda deve acontecer com frequência.

Se você perceber qualquer alteração no ritmo do seu bebê, aplique algumas técnicas de estimulação pré-natal. Caso o pequeno ainda não se mexa dez vezes em um intervalo de duas horas, procure um médico para se certificar de que está tudo bem.

Muitas mamães de primeira viagem se questionam com quantas semanas o bebê começa a mexer. A verdade é que eles se movimentam desde cedo, mas a percepção da mulher é que começa a partir do segundo trimestre. Por isso é tão importante acompanhar o desenvolvimento do pequeno e assegurar a saúde dele.

Quer saber mais sobre o desenvolvimento do seu bebê e acessar atividades em vídeo para te ajudar desde a gravidez até o seu filho completar 4 anos? Baixe GRÁTIS o aplicativo Kinedu!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

28 comentários em “Com quantas semanas o bebê começa a mexer na barriga?”

  1. Pingback: Quando o bebê começa a se mexer na barriga da mãe? - Bella Barriga

  2. Pingback: Gravidez semana a semana: entenda como funciona essa contagem! - Kinedu Blog

  3. Pingback: Guia do desenvolvimento pré-natal - Kinedu Blog

  4. Pingback: Calculadora gestacional: descubra em que semana da gravidez você está! - Kinedu Blog

    1. Olá Leidiane!
      Nós temos alguns artigos em nosso blog que te ajudam a entender como funciona a contagem da gravidez semana a semana, como, por exemplo, este aqui:
      Gravidez semana a semana: entenda como funciona essa contagem!.
      Nesse artigo, além de entender como fazer a contagem, também disponibilizamos uma calculadora gestacional, onde você consegue identificar qual sua idade gestacional aproximada de acordo com a sua última data de menstruação ou a data provável do parto.
      De toda forma, aconselhamos que sempre busque a ajuda do seu médico, assim ele poderá analisar seu caso de forma exclusiva e com mais profundidade.

      Atenciosamente,
      Equipe Kinedu! 💙✨

      1. fatima Kassandra

        Meu primeiro filho eu perde mas agora estou na segunda gravidez estou de 14 semana e já sinto ele mexer bastante e alguns chutes de levi

      1. Estou com 9 semanas e já sinto umas pontadinha no lado esquerdo, mamãe pela segunda vez eu amoooo. 🙏🥺❤️

  5. Maria de lourdes

    Oi meu nome é Maria de lourdes eu tô de 15 semas é o segundo filho ainda não sinto mecher é normal

    1. Olá Maria! Nesse caso, sempre é importante consultar seu médico obstetra, pois ele poderá lhe orientar e informar da melhor maneira 💚😉🌷

  6. Queria já utilizar o aplicativo mais não estou conseguindo porque tenho que colocar que meu bebê já nasceu. Mais ainda estou com 20 semanas, mais ja queria ir me preparando pelo aplicativo.

    1. Olá Jéssica! Você pode criar uma data de nascimento fictícia enquanto seu bebê não nasce, para ir conhecendo nosso conteúdo, e quando ele nascer, você pode editar as informações dele 😊💕

    1. Olá, Patrícia!
      É possível, mas recomendamos que você visite um especialista para que ele te oriente melhor sobre os cuidados, riscos e procedimentos. Boa sorte! 💖💌

  7. Ola, Estou com 14 semanas e na segunda gestacao, antes das 14 semanas eu ja sentia o bebe mexer, agora nao sinto mais e normal, tenho placenta previa isso pode ajuda a nao sentir?

    1. Olá, Yasmin!
      Nesse caso, recomendamos que você converse com o seu obstetra para que ele te oriente de forma mais adequada.✨😊

    1. Olá, Janiclecia!
      Não se preocupe. Apesar de o bebê já se mexer dentro de você, você só começará a sentir por volta da 18ª semana. Fique tranquila! 😊💙

    1. Olá, Jaqueline!
      Muitas mamães de primeira viagem relatam sentir o bebê mexer pela primeira vez entre a 18ª e a 22ª semana, então não se preocupe! Caso passe da 22ª semana e ainda não sentir seu bebê se mexendo, consulte seu médico. 🌻💙

  8. Jaqueline Vinhaes

    Olá pessoal,boa tarde estou de 9 semanas e já sinto mexer , descobri q estava grávida na quinta passada e já sentia mexendo , mais achava q era gases , agora sei q estou , fico ansiosa porque dizem q menino se mexe mais cedo , é vdd isso ?

    1. Olá, Jaqueline!
      Essa é uma crença popular, mas não há nenhuma evidência científica comprovando sua eficácia. Você pode saber o sexo do seu bebê através do ultrassom a partir da 13ª semana de gestação! 💕😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *