Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como posso ajudar meu bebê a ficar de pé?

bebê ficar de pé

Ficar de pé é uma habilidade muito emocionante para o seu filho! Quando atinge esse marco do desenvolvimento, ele é capaz de ver o mundo de uma maneira muito diferente do que quando só conseguia ficar deitado. Esta etapa será essencial para dar os primeiros passos mais tarde. No entanto, ficar de pé exige muita força muscular no corpo todo, mas principalmente nas pernas.

Os bebês costumam ficar de pé entre os 8 e os 10 meses. No início, é normal que seu bebê fique de pé segurando-se nos móveis ou nas mãos de um adulto. É importante que você forneça esse apoio enquanto o seu filho não conseguir fazer isso sozinho. Ajudá-lo não significa que ele não conseguirá fazer isso sozinho no futuro. Pelo contrário, seu apoio permitirá que ele se sinta mais confiante e seguro para fazer isso sozinho mais tarde.

Para estimular e reforçar a habilidade de se levantar, coloque alguns dos brinquedos favoritos do seu filho em uma cadeira ou em uma superfície alta que ele consiga alcançar. Posicione-o ao lado dessa superfície para que ele possa usá-la como apoio, ficar de pé e pegar os brinquedos.

X
banner kinedu desenvolvimento

Quando ele ganhar mais controle sobre o próprio corpo e ficar em pé por alguns segundos, é possível que fique desesperado por não encontrar uma forma rápida de se sentar novamente. No entanto, recomendamos que você deixe que ele explore as opções por conta própria. No começo, você pode ajudá-lo a descer e subir suavemente, mas, pouco a pouco, precisará soltá-lo para que ele desenvolva autonomia e confiança.

Lembre-se de que, enquanto o seu bebê estiver aprendendo a ficar de pé, é importante proporcionar um ambiente seguro para que ele se segure nos móveis e explore. Limpe o ambiente e coloque várias almofadas no chão para amortecer as quedas. Ele pode vir a se assustar quando isso acontecer, mas se você mantiver a calma e lhe der muito amor, ele perderá o medo de cair.

Durante essa fase, é bom deixá-lo explorar o ambiente, rolar e engatinhar, pois isso estimulará sua curiosidade para experimentar coisas novas. Continue estimulando seu filho a ganhar mais força muscular, coordenação e equilíbrio. Lembre-se também de ser sempre o maior fã do seu bebê, aplaudindo e comemorando cada uma de suas tentativas e realizações.

Artigos Relacionados

6 respostas

  1. Meu bebê tem 10 meses ela não engatinha , não fica de quatro apoios e não fica em pé o que eu faço pra ajudá-la eu ja tentei deixar cobertor em baixo dela, colocar brinquedos no alto , mais nada

    1. Olá, Suelyn! Cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo e, no caso de engatinhar, seu bebê ainda tem tempo para desenvolver essa habilidade. Se ele não engatinhar até o primeiro ano, converse com seu pediatra (ou se você estiver mais preocupada agora, pode falar com ele agora). Nesse ínterim, continue incentivando-o a desenvolver essa habilidade. Além disso, tenha em mente que alguns bebês nunca engatinham da maneira tradicional e que engatinhar não parece ser essencial para alcançar outros marcos do desenvolvimento, como ficar em pé e andar. O importante é que ele se mova para explorar e aprender com o ambiente; continue praticando o tempo de barriga para baixo. Você pode ler “Ideias para ajudar seu bebê a começar a engatinhar“, que inclui algumas recomendações que você pode tentar. Sobre ficar em pé, isso também ocorre por volta dos 8 a 10 meses, mas, assim como engatinhar, seu bebê ainda tem tempo para desenvolver essa habilidade. Continue incentivando seu pequeno com as atividades que temos sobre ficar em pé, e você pode ler “Aprendendo a se levantar” =)

  2. Meu bebê tem 10 meses e ainda n fica de pé nem segurando nos móveis e n engatinha, devo me preocupar??
    Ele anda quando seguro ele pelas mãos ou uso a antiga técnica da fralda…

    1. Olá, Angelica!
      Embora cada bebê se desenvolva em seu próprio ritmo, a maioria dos bebês começa a ficar em pé aos 9 meses e dá alguns passos por volta dos 12 meses. Recomendamos que vocês visitem um pediatra para verificar se há um atraso no desenvolvimento do seu pequeno e como ajudá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.