Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Síndrome de Down: conheça as causas e principais características

síndrome de down

A síndrome de Down leva a alterações no corpo e no cérebro da criança, que precisa de acompanhamento específico para se desenvolver da melhor forma.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou recentemente que cerca de 300 mil pessoas no Brasil têm síndrome de Down, uma condição causada por uma cópia “extra” dos genes do cromossomo 21. Essa cópia a mais é responsável por alterações no desenvolvimento físico e mental dos pequenos, podendo ser mais leves ou mais severas.

Por se tratar de uma condição genética, ela acompanha a criança por toda a vida e pode provocar algumas diferenças tanto na saúde quanto nos processos de aprendizagem. Por isso, é fundamental conhecer melhor as características da síndrome de Down e os cuidados específicos nesses casos. Continue a leitura e confira!

O que é a síndrome de Down e quais as suas causas?

Em geral, os bebês nascem com 46 cromossomos. Cada um é como um “pacote de genes”; todos determinam como o corpo e o cérebro se formam e, em alguma medida, como funcionarão ao longo da vida. Como dissemos, a síndrome de Down resulta de uma cópia do cromossomo 21. Por esse motivo, ela também é conhecida como Trissomia 21.

Isso ocorre no momento da concepção do seu bebê. Portanto, a condição não está relacionada a causas específicas: ela pode acontecer em qualquer gestação, embora seja mais comum entre mães com idade superior a 40 anos.

Quais são as características de crianças com síndrome de Down?

Cada criança é única, e isso é ainda mais verdadeiro quando ela nasce com síndrome de Down. No entanto, a Trissomia 21 leva a algumas características físicas comuns, como:

X
banner kinedu saúde
  • rosto mais achatado, sobretudo a ponta do nariz;
  • olhos em formato de amêndoa e levemente inclinados para cima;
  • orelhas, mãos e pés menores do que a média;
  • cabelos bastante lisos e finos;
  • baixa estatura;
  • prega palmar única.

Além disso, pessoas com síndrome de Down costumam ter o tônus muscular mais fraco (hipotonia) e são mais vulneráveis ao desenvolvimento de algumas doenças cardíacas, respiratórias, visuais e auditivas.

Por fim, pode ocorrer um desenvolvimento mental mais lento que o de outras crianças, principalmente quando não há estimulação adequada desde a primeira infância.

Existem cuidados específicos para crianças com síndrome de Down?

É importante reforçar que a Trissomia 21 não é uma doença. Logo, não existe algo como um “tratamento para a síndrome de Down”. Porém, alguns cuidados específicos são muito bem-vindos para que a criança possa alcançar um bom desenvolvimento físico e cognitivo.

Cada caso deve ser avaliado individualmente para que a criança receba o apoio e os estímulos ideais para alcançar um bom grau de autonomia. Além disso, é essencial realizar o acompanhamento especializado para prevenir ou identificar e tratar precocemente as doenças associadas à síndrome de Down.

Como você viu, a Trissomia 21 leva a alterações no desenvolvimento infantil. Assim, embora uma criança com síndrome de Down tenha mais semelhanças do que diferenças em relação às demais, é importante conhecer suas características e particularidades para cuidar dela da melhor maneira.

Você tem um filho ou familiar com síndrome de Down? Deixe seu comentário!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.