Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quais são os primeiros sintomas de gravidez?

sintomas de gravidez

Os sintomas de gravidez podem incluir pequeno sangramento, fadiga e variação de humor, por causa das alterações que ocorrem no corpo das mulheres nessa fase.

Os primeiros sintomas de gravidez podem surgir ainda nas primeiras semanas após a concepção. Por isso, é importante ter atenção com as alterações que acontecem em seu corpo nesse momento e com os sinais que aparecem no seu dia a dia. Também é recomendado realizar um teste e consultar um médico se for necessário.

A seguir, explicamos quais costumam ser os primeiros indícios de que existe um bebê a caminho e o que fazer caso você suspeite que está grávida. Vamos lá!

Confira os primeiros sintomas de gravidez

É natural que os primeiros sintomas de gravidez variem de mulher para mulher, já que cada organismo é único. Algumas, inclusive, não manifestam nenhum deles. Veja abaixo quais são os mais comuns.

Atraso menstrual

Um dos primeiros sintomas que indicam a gravidez é o atraso da menstruação. No entanto, nem sempre ele está relacionado com a gestação. O uso de pílulas anticoncepcionais ou de alguns medicamentos, por exemplo, pode influenciar. Portanto, é importante consultar um médico caso aconteça com você.

Fadiga

Também é comum sentir um cansaço intenso nas primeiras semanas de gestação. As mudanças que acontecem no seu corpo nesse momento podem causar uma fadiga além do comum depois de um dia normal da sua rotina. Dessa forma, é indicado reparar nos sinais que se manifestarem e procurar descansar.

Náuseas

As alterações hormonais da gravidez podem deixar a mulher enjoada, principalmente pela manhã (os chamados enjoos matinais), bem como mais sensível a cheiros de alguns alimentos, perfumes etc. Além disso, pela possibilidade de as náuseas virem acompanhadas de vômitos, é bom ter cuidado com o risco de desidratação.

X
banner kinedu prenatal pt

Pequeno sangramento

Um estudo da Universidade do Colorado revelou que aproximadamente 25% das mulheres nas primeiras 12 semanas de gestação apresentam um leve sangramento, de tom mais claro do que o sangue menstrual. De forma geral, ele acontece quando o óvulo fertilizado é implantado no útero.

Mudança de humor

Outro sintoma de gravidez bastante frequente é a alteração no humor, causada pelas mudanças hormonais. Os níveis de estrogênio e de progesterona sobem também nas primeiras 12 semanas, o que contribui para que você se sinta mais sensível do que o comum.

Saiba o que fazer em caso de suspeita de gravidez

É possível que muitos desses sintomas sejam sinais de algumas doenças e não tenham relação com a gestação. Sendo assim, reforçamos que é fundamental procurar um médico. Além do mais, se houver suspeita de gravidez, será preciso fazer um teste, analisar o resultado e os sintomas que continuarão a seguir.

O exame com resultado negativo, quando feito muito cedo, talvez não seja confiável. Por isso, se você ainda não tiver menstruado, a recomendação é repetir o teste em um período de dois ou três dias. Se ele der negativo e a sua menstruação continuar atrasada, é importante consultar um médico.

Se a suspeita for confirmada e você descobrir que, de fato, está grávida, tente manter a calma. Recomendamos que use nossa calculadora gestacional para descobrir em que semana da gravidez você está, e que baixe gratuitamente o Kinedu para se preparar para a chegada do seu bebê.

Com base no que foi apresentado, você conheceu quais são os primeiros sintomas de gravidez. Além do atraso menstrual, as mulheres podem manifestar sinais como náuseas, mudanças de humor, fadiga e um pequeno sangramento. Portanto, é necessário verificar a suspeita, fazer um teste e consultar um especialista.

Gostou de saber mais sobre os sintomas de gravidez? Aproveite e deixe um comentário para tirar suas dúvidas!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.