Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Suas brincadeiras com seu bebê estão ficando repetitivas?

pais brincando com seu bebê

Pontos-chave:
1. Os bebês se beneficiam da repetição para o desenvolvimento cerebral e para se sentirem seguros. Explorar a mesma atividade repetidamente ajuda na formação e fortalecimento das conexões neurais.
2. Deixe os bebês liderarem o brincar, promovendo confiança e habilidades cognitivas.

Você pode brincar de uni-duni-tê ou ler O Pequeno Príncipe um milhão de vezes. Não importa quantos brinquedos ou livros o seu bebê tenha, às vezes ele só quer brincar de novo da mesma coisa. Explicamos neste artigo por que isso é importante,

Por que o meu bebê está tão obcecado por uma brincadeira só?

Bebês gostam de repetição por um motivo. À medida que o cérebro de uma criança se desenvolve, as sinapses (ou seja, as conexões neurais) começam a se formar. Quanto mais essas sinapses são ativadas, mais elas são reforçadas. As conexões que são usadas repetidamente permanecerão por ali, enquanto as que não são usadas sempre serão “podadas”. Graças a esse processo, as crianças aprendem e se desenvolvem de forma lenta, mas segura. Portanto, quando seu bebê quiser fazer a mesma brincadeira pela centésima vez, lembre-se de que isso é bom para o desenvolvimento dele!

X
banner kinedu desenvolvimento

Atividades repetidas também fazem seu bebê se sentir mais seguro. Eles gostam de prever o que acontecerá em seguida. O mesmo acontece com os adultos, por exemplo, quando nós assistimos aos mesmos programas de TV várias e várias vezes. Saber o próximo passo em uma brincadeira ou história é emocionante para as crianças, pois faz com que elas sintam que entendem o mundo ao seu redor.

Outros desafios da hora de brincar:

  • Talvez seu bebê não goste muito de repetições. Ao invés disso, seu filho talvez queira mudar rápido de uma atividade para a outra. Ele pode quicar uma bola, tocar um apito e escovar os cabelos de uma boneca – tudo em questão de minutos. Você pode ficar tentado a pedir que seu filho concentre sua atenção em uma só atividade, mas ele está apenas absorvendo e explorando o mundo. Deixe ele explorar!
  • Seu bebê é um pouco mandão? É comum que as crianças digam aos pais o que fazer durante uma brincadeira. Tente não levar como desrespeito. Quando as crianças assumem o comando, elas estão construindo sua confiança e cultivando habilidades de aprendizagem autodirigida, liderança e tomada de decisão. Seu filho não precisa ser mau ou grosseiro, mas permitir que ele direcione a brincadeira de uma maneira respeitosa é um bom jeito de desenvolver suas habilidades cognitivas. Tente perguntar a ele “O que eu faço a seguir?”, e observe como ele responde!

Coisas que os pais precisam ter em mente nas brincadeiras com os bebês:

  • Durante o primeiro ano de vida dos bebês, as brincadeiras são um pouco diferentes. Elas consistem principalmente em interações com o seu pequeno, como “Cadê o bebê? Achou!”, mais do que brincar com brinquedos. Se você quiser mostrar brinquedos ao seu bebê, tente mover objetos chamativos de um lado para o outro, sacudir um chocalho ou explorar novas texturas.
  • Após cerca de um ano, você pode começar a introduzir novos brinquedos e atividades. Blocos de encaixar, brinquedos que piscam e brilham e instrumentos musicais ajudam as crianças a desenvolver novas habilibades cognitivas. Se você preferir, deixe os brinquedos de lado e brinquem de faz de conta!
  • • Se o seu filho for superestimulado durante uma brincadeira, ele provavelmente fechará os olhos, começará a chorar, soluçar, virar a cabeça ou ficar agitado. Se isso acontecer, faça uma pausa de alguns minutos e espere que ele se acalme, normalize e faça contato visual.

No aplicativo do Kinedu temos diversas ideias de atividades disponíveis para que você brinque e desenvolva as habilidades do seu bebê!


Myrna García é psicóloga clínica com especialização em Educação na Primeira Infância e Educação Pré-escolar. Especializou-se nas dificuldades de aprendizagem infantil e tem trabalhado com crianças de todas as idades. Foi professora pré-escolar e de segunda língua, e trabalhou com crianças em programas STEAM. Myrna se interessa muito pelo Desenvolvimento na Primeira Infância e deseja continuar ajudando os pais a se informar e trabalhar com seus filhos.

Artigos Relacionados

3 respostas

  1. Gostei muito da matéria. Gostaria de receber mais assuntos sobre como estimular minha filha a falar, ela tem um ano e dois meses e ainda fala muito pouco. Só fala mamãe, vovó, vovô e titia/titio. Gostaria de saber mais sobre isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.