X
X
pais brincando com seu bebê

Suas brincadeiras com seu bebê estão ficando repetitivas?

3min

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Por que as brincadeiras com os bebês devem ser feitas várias e várias vezes, repetidamente?

Você pode brincar de uni-duni-tê ou ler O Pequeno Príncipe um milhão de vezes. Não importa quantos brinquedos ou livros o seu bebê tenha, às vezes ele só quer brincar de novo da mesma coisa. Explicamos neste artigo por que isso é importante,

Por que o meu bebê está tão obcecado por uma brincadeira só?

Bebês gostam de repetição por um motivo. À medida que o cérebro de uma criança se desenvolve, as sinapses (ou seja, as conexões neurais) começam a se formar. Quanto mais essas sinapses são ativadas, mais elas são reforçadas. As conexões que são usadas repetidamente permanecerão por ali, enquanto as que não são usadas sempre serão “podadas”. Graças a esse processo, as crianças aprendem e se desenvolvem de forma lenta, mas segura. Portanto, quando seu bebê quiser fazer a mesma brincadeira pela centésima vez, lembre-se de que isso é bom para o desenvolvimento dele!

X
banner kinedu desenvolvimento

Atividades repetidas também fazem seu bebê se sentir mais seguro. Eles gostam de prever o que acontecerá em seguida. O mesmo acontece com os adultos, por exemplo, quando nós assistimos aos mesmos programas de TV várias e várias vezes. Saber o próximo passo em uma brincadeira ou história é emocionante para as crianças, pois faz com que elas sintam que entendem o mundo ao seu redor.

Outros desafios da hora de brincar:

  • Talvez seu bebê não goste muito de repetições. Ao invés disso, seu filho talvez queira mudar rápido de uma atividade para a outra. Ele pode quicar uma bola, tocar um apito e escovar os cabelos de uma boneca – tudo em questão de minutos. Você pode ficar tentado a pedir que seu filho concentre sua atenção em uma só atividade, mas ele está apenas absorvendo e explorando o mundo. Deixe ele explorar!
  • Seu bebê é um pouco mandão? É comum que as crianças digam aos pais o que fazer durante uma brincadeira. Tente não levar como desrespeito. Quando as crianças assumem o comando, elas estão construindo sua confiança e cultivando habilidades de aprendizagem autodirigida, liderança e tomada de decisão. Seu filho não precisa ser mau ou grosseiro, mas permitir que ele direcione a brincadeira de uma maneira respeitosa é um bom jeito de desenvolver suas habilidades cognitivas. Tente perguntar a ele “O que eu faço a seguir?”, e observe como ele responde!

Coisas que os pais precisam ter em mente nas brincadeiras com os bebês:

  • Durante o primeiro ano de vida dos bebês, as brincadeiras são um pouco diferentes. Elas consistem principalmente em interações com o seu pequeno, como “Cadê o bebê? Achou!”, mais do que brincar com brinquedos. Se você quiser mostrar brinquedos ao seu bebê, tente mover objetos chamativos de um lado para o outro, sacudir um chocalho ou explorar novas texturas.
  • Após cerca de um ano, você pode começar a introduzir novos brinquedos e atividades. Blocos de encaixar, brinquedos que piscam e brilham e instrumentos musicais ajudam as crianças a desenvolver novas habilibades cognitivas. Se você preferir, deixe os brinquedos de lado e brinquem de faz de conta!
  • • Se o seu filho for superestimulado durante uma brincadeira, ele provavelmente fechará os olhos, começará a chorar, soluçar, virar a cabeça ou ficar agitado. Se isso acontecer, faça uma pausa de alguns minutos e espere que ele se acalme, normalize e faça contato visual.

No aplicativo do Kinedu temos diversas ideias de atividades disponíveis para que você brinque e desenvolva as habilidades do seu bebê!


Myrna García é psicóloga clínica com especialização em Educação na Primeira Infância e Educação Pré-escolar. Especializou-se nas dificuldades de aprendizagem infantil e tem trabalhado com crianças de todas as idades. Foi professora pré-escolar e de segunda língua, e trabalhou com crianças em programas STEAM. Myrna se interessa muito pelo Desenvolvimento na Primeira Infância e deseja continuar ajudando os pais a se informar e trabalhar com seus filhos.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

3 comentários em “Suas brincadeiras com seu bebê estão ficando repetitivas?”

  1. Pingback: Brincadeiras na educação infantil: saiba como planejá-las! - Kinedu Blog

  2. Priscila Almeida Vieira dos Ramos

    Gostei muito da matéria. Gostaria de receber mais assuntos sobre como estimular minha filha a falar, ela tem um ano e dois meses e ainda fala muito pouco. Só fala mamãe, vovó, vovô e titia/titio. Gostaria de saber mais sobre isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *