O bebê usa muitas fraldas, então, como escolher um produto confortável para ele? A melhor é a de pano ou descartável? Saiba mais neste post!
Ao escolher as fraldas do seu bebê, você tem duas opções: fralda de pano ou descartável. Essa é uma decisão muito pessoal, desse modo, ninguém deve tentar convencer os pais a escolher uma ou outra.
Para decidir qual utilizar, é importante que as mães entendam as características dos diferentes tipos de fralda, especialmente os prós e contras de cada material. Para facilitar essa decisão, preparamos este post com as principais informações sobre o assunto. Acompanhe e decida pelo melhor produto!
Características das fraldas descartáveis
A maioria das fraldas descartáveis é equipada com uma camada absorvente para evitar que o xixi do seu bebê fique em contato com a pele. Isso ajuda a prevenir irritações, atrito ou vazamentos, embora, às vezes, essas ocorrências sejam inevitáveis.
Existem muitas marcas de fraldas descartáveis que, ao longo dos anos, melhoraram seus produtos e os deixaram mais leves e confortáveis. Há também opções ecológicas, que ajudam a diminuir a quantidade de resíduos que chegam aos aterros sanitários.
Confira abaixo os prós e contras das fraldas descartáveis.
Prós:
- são práticas, especialmente quando você está fora de casa;
- não precisam de limpeza, você simplesmente joga fora;
- facilidade para trocar;
- são muito absorventes, por isso, exigem menos trocas;
- boas para evitar vazamentos.
Contras:
- não são a opção mais sustentável, apesar da existência de fraldas descartáveis ecológicas;
- a maioria contém produtos químicos (cujo prejuízo para os bebês não foi comprovado), e alguns pais preferem que o pequeno não entre em contato com eles;
- são caras;
- a capacidade de absorção dessas fraldas evita o desconforto, por isso, em comparação com as de pano, o desfralde pode se tornar mais desafiador.
Características das fraldas de pano
As fraldas de pano atuais não são como aquelas usadas pelos nossos avós: as de hoje são bem mais modernas. Há muitos tipos, que variam em termos de absorção e textura. Em alguns países, existem serviços de limpeza de fraldas, mas você também pode lavá-las em casa.
Confira abaixo os prós e contras das fraldas de pano.
Prós:
- existem muitas opções de tecidos e estampas para escolher;
- você pode economizar dinheiro — especialmente se lavá-las em casa;
- são ecologicamente corretas;
- não contêm produtos químicos;
- o desfralde provavelmente será mais fácil para o seu bebê.
Contras:
- a capacidade de absorção das de pano é menor em comparação com as descartáveis;
- podem ser difíceis de limpar;
- lavá-las em casa é demorado e pode aumentar as contas de luz e água;
- contratar um serviço de limpeza pode ser caro;
- quando você troca a fralda do seu bebê e não está em casa, precisa guardar a fralda suja na bolsa.
Como escolher entre a fralda de pano ou descartável?
O importante é analisar todos os fatores que pontuamos para saber se o mais adequado para o seu bebê e a sua rotina é a fralda de pano ou descartável. O melhor é sempre fazer um teste, utilizando os dois tipos para avaliar qual você considera melhor.
É possível experimentar uma opção e mudar para a outra, ou usar os dois tipos de fraldas de forma alternada. Nesse caso, uma sugestão pode ser deixar a descartável apenas para os momentos de passeio, devido à praticidade.
Como saber o tamanho certo da fralda?
Além de escolher entre a fralda de pano ou descartável, a mãe deve ficar de olho em relação ao tamanho, já que a variação vai do RN (para recém-nascido) até o XXG (para bebês que já passaram dos 2 anos).
Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o crescimento do seu bebê!
No caso das fraldas descartáveis, as embalagens trazem a informação indicando o peso do bebê para que vistam bem. Mas só isso não basta, então, é necessário notar:
- se a fralda está confortável para o pequeno durante o dia e na hora do sono, verificando se ele fica ou não incomodado;
- se ela segura o xixi, evitando vazamentos a todo momento. Nessa situação, pode estar folgada demais ou com uma área de absorção pequena para o tamanho do seu filho;
- se não está deixando marquinhas na barriga ou nas coxas do bebê, indicando que pode estar apertada. Então, é necessário observar a pele do pequeno a cada troca de fralda.
Qual a melhor maneira de lidar com as assaduras?
Não tem como falar de fraldas sem lembrar das assaduras, que são causadas, principalmente, pelo contato prolongado da pele do bebê com o xixi e o cocô, o que gera desconforto. Saiba que essa irritação pode surgir mesmo que os pais façam as trocas frequentes e limpem muito bem o pequeno.
Para tratar as assaduras, é necessário utilizar algodão embebido em água e realizar movimentos suaves para fazer a limpeza nas trocas, deixando de lado os lenços umedecidos. O importante é fazer a higienização completa da pele do bebê e deixá-la secar totalmente antes de colocar a fralda. O uso de pomadas indicadas pelo pediatra também ajuda a tratar e prevenir o problema.
Conseguimos ajudar você a decidir se é melhor utilizar a fralda de pano ou descartável? Cada família tem uma dinâmica, estilo de vida e princípios que podem influenciar nessa escolha. Apesar de todos esses fatores, o mais importante é que o produto mantenha seu bebê confortável e longe das assaduras.
Quer saber mais sobre outros cuidados com o bebê? Aproveite para baixar GRÁTIS o app Kinedu e ficar por dentro do desenvolvimento do seu pequeno!
Uma resposta