Descubra o que é confusão de bicos, por quais motivos pode atrapalhar a amamentação e quais os sinais de alerta para evitar o desmame precoce.
A amamentação é considerada por muitas mães uma das tarefas mais difíceis e incríveis da maternidade. Até que o seu bebê engrene na sucção e mame com facilidade, é possível que você enfrente algumas dificuldades que podem ser aumentadas com a introdução de dispositivos artificiais, levando à famosa confusão de bicos.
Embora o termo seja bastante comum para quem vive o mundo da maternidade, há muitas dúvidas quanto ao assunto. Por isso, dedicamos este post para falar especialmente sobre ele. A seguir, você encontrará informações sobre o que é confusão de bicos e quais os sinais de alerta. Acompanhe!
O que é confusão de bicos?
A confusão de bicos é o termo utilizado para caracterizar a dificuldade que o bebê pode ter para mamar no peito quando ele é apresentado aos bicos artificiais e passa a usá-los, como a chupeta, a mamadeira, o bico de silicone para amamentação, etc.
Quando o bebê é submetido ao uso desses dispositivos, acontecem mudanças fisiológicas na sucção que podem atrapalhar a amamentação. Durante a mamada no seio materno, o bebê necessita realizar quatro movimentos com a mandíbula: abertura, protrusão, fechamento e retrusão. Além disso, há a estimulação constante de músculos e dos lábios.
Com o uso de bicos artificiais, o bebê passa a realizar apenas dois movimentos: a abertura e o fechamento da mandíbula. A quantidade de músculos envolvidos no processo também diminui e não há estímulo para que ele mantenha a abertura da boca. Essa alteração fisiológica torna a sucção “mais fácil”, podendo fazer com que o bebê não queira mais “ter trabalho” ao mamar no seio materno.
Quais são os sinais de alerta?
Agora que você já sabe o que é confusão de bicos, confira a seguir os sinais de alerta para que o desmame precoce não aconteça com o seu filho!
Recusa do seio materno
Uma maior dificuldade em fazer a sucção pode ter como consequência a recusa do seio materno. Esse é um dos primeiros sinais de alerta que as mães precisam estar atentas quando o seu bebê utiliza bicos artificiais.
Dificuldades em manter a pega
Além de não querer mamar no seio, outro sinal frequente que os pequenos costumam apresentar é a dificuldade de manter a pega. As diferenças fisiológicas na sucção podem atrapalhar o bebê no momento de abocanhar o peito e mamar. Como ele não precisa manter a boca aberta com os bicos artificiais, nem realizar movimentos com a língua, pode tentar repetir esse padrão durante a mamada. A consequência é a dificuldade da pega, que pode levar a fissuras e a dores nos mamilos.
O que é mito e o que é verdade sobre a confusão de bicos?
Nosso último tópico é dedicado a desvendar alguns mitos e verdades sobre a confusão de bicos para que você saiba quais informações estão corretas ou não. Veja a seguir. Ah! E se você quer aprender mais a respeito desse assunto, no app do Kinedu é possível encontrar aulas sobre este tema e outros relacionados à amamentação — confere lá!
Mamadeira que imita o peito e chupeta ortodôntica não causam confusão de bicos
Mito: qualquer tipo de mamadeira ou chupeta pode causar confusão de bicos desde o primeiro uso.
Bico artificial associado à mamadeira aumenta a chance de desmame
Verdade: segundo a Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), o bico artificial associado à mamadeira eleva a possibilidade de desmame precoce.
O uso de chupetas pode causar redução da produção de leite
Verdade: o bebê tende a satisfazer a necessidade de sucção utilizando a chupeta, o que pode diminuir a estimulação e, em consequência, a produção de leite.
Se você está se preparando para ser mãe ou iniciando na maternidade, é muito importante adquirir conhecimento sobre a confusão de bicos e tudo o que envolve a amamentação para cuidar do desenvolvimento do seu bebê e evitar o desmame precoce.
Então, gostou de saber um pouco mais a respeito da confusão de bicos? Lembre-se de baixar o app Kinedu e tirar suas dúvidas diretamente com uma consultora de amamentação!