Durante a jornada de gravidez, a meditação da consciência plena (ou mindfulness) é o segredo para se preparar mental e fisicamente para o parto e tudo que vem depois. Mas o que é a tal da “consciência plena”? É como um estado de espírito que permite estar presente no aqui e agora, sem julgar tudo. É como colocar os óculos do mindfulness e ver o mundo como ele é, sem filtros ou dramas.
Viver no presente é uma habilidade que melhora com a prática. Mas não se preocupe, você não precisa ser uma especialista zen desde o primeiro dia! Apenas reserve um tempinho a cada dia para meditar, e você perceberá como começa a saborear cada momento da gravidez e do parto.
Uma técnica infalível para começar? Respiração profunda! Quando você tira um tempinho para respirar, foca em cada inspiração e expiração, e percebe como o ar flui pelo seu corpo, é como uma mini férias para a sua mente. Se a sua mente for fazer compras e se esquecer da respiração, sem problema. Apenas traga-a de volta ao presente. É como um treino, com paciência e amor.
Lembre-se de que não existe meditação boa ou ruim, apenas momentos para estar com o seu ser interior e relaxar. Às vezes, pensamos em um milhão de coisas, e isso é humano! Não se julgue, apenas deixe-as ir como folhas ao vento e continue no seu caminho da atenção plena. Temos certeza de que você encontrará gradualmente essa paz mental que tanto busca!
5 respostas