Quando se fala em trabalho de parto, um ponto que gera dúvidas é a saída do tampão mucoso. Confira as principais informações sobre essa secreção!

As semanas que antecedem a chegada do bebê são experiências únicas para cada mulher. Aliás, mesmo as mães de segunda viagem podem vivenciar momentos diferentes. Dessa forma, não existe um manual que a gestante possa seguir para saber exatamente o que vai acontecer.

O importante é reunir o máximo de informações para se preparar para o parto: uma delas é entender sobre o tampão mucoso. Essa é a ideia deste post: mostrar as características dessa secreção, quando ela é liberada, o que fazer quando perceber a saída do tampão e o sinais que indicam o trabalho de parto. Continue a leitura e saiba mais!

O que é o tampão mucoso e como identificá-lo?

Na gravidez, o organismo passa por diferentes mudanças para acomodar e proteger o bebê. É uma fase em que o colo do útero está bem fechado, com uma camada de muco que se acumula e sela o canal cervical. É o conhecido tampão mucoso, que funciona como uma “tampa”, impedindo que bactérias e outros microrganismos entrem no útero, levando infecções ao bebê.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e prepare-se para a chegada do seu bebê!

Conforme o tempo de gestação vai passando e se aproxima a data do parto, o corpo se prepara para a chegada do bebê. Assim, o colo do útero começa a amolecer, liberando o tampão mucoso, por inteiro ou em pedaços. Na segunda hipótese, pode ocorrer de a mulher nem perceber que seu corpo expeliu a secreção.

Contudo, as gestantes ficam na dúvida em como saber se é mesmo essa camada de muco que foi liberada. Isso porque, dependendo de como essa secreção sai, pode ser facilmente confundida com o corrimento vaginal.

O tampão mucoso é um fluido de aspecto gelatinoso, viscoso ou pegajoso, que pode ter uma coloração bem clara, mais rosada, vermelha ou terrosa. Isso porque, no processo de amolecimento do colo do útero, pequenos vasos sanguíneos podem se romper, afetando a coloração da secreção.

Qual o momento certo em que ele deve sair?

Apesar de tantas informações que as gestantes recebem no pré-natal, existe a dúvida sobre o momento certo de liberação do tampão mucoso. Afinal, a saída dessa camada indica a dilatação do colo do útero, ou seja, que o corpo está se preparando para a chegada do seu bebê. Só que não existe um período certo para liberar essa secreção.

Ela é expelida horas, dias ou até semanas antes que o trabalho de parto aconteça, porque a abertura do colo do útero ocorre de forma gradual. Por isso, ao identificar que o tampão mucoso saiu, não existe a necessidade de ir imediatamente ao hospital. É preciso perceber se há outros indícios do trabalho de parto, como a saída de líquido pelo rompimento da bolsa e contrações mais fortes, longas e próximas.

Mas sabemos que são muitas emoções que envolvem a gestante nesse momento. Então, a dica é sempre entrar em contato com o seu médico ou doula para se certificar de que está tudo bem.

banner kinedu prenatal pt

Acho que meu tampão mucoso saiu, e agora?

Caso seu tampão mucoso tenha sido liberado, é preciso conter a ansiedade. Como dissemos, não indica, necessariamente, que o trabalho de parto vai começar imediatamente. A dica é sempre observar se não há outros sinais que demonstrem a chegada do seu bebê.

É necessário ter atenção e entrar em contato com o seu médico, caso essa camada de muco expelida ficar repentinamente na coloração vermelha, pois pode ser sinal de placenta prévia ou deslocamento prematuro da placenta.

Quais os sinais de que entrei em trabalho de parto?

A saída do tampão mucoso indica que seu corpo está se preparando para o trabalho de parto. Veja, a seguir, outros indícios que apontam que está próximo o momento de conhecer o seu bebê.

Encaixe do bebê

Seu bebê “desce”, posicionando-se em sua pélvis. Mas, calma, pois isso pode ocorrer até quatro semanas antes do parto. Quando isso acontece, você pode achar mais fácil respirar, porque seu diafragma não fica mais pressionado. Por outro lado, é comum ter vontade de urinar com mais frequência, pois agora a pressão é na bexiga.

Contrações

Além de ter dificuldade para identificar o tampão mucoso, muitas gestantes ficam confusas quando aparecem as contrações. É que nem toda contração indica que o parto está prestes a ocorrer. É o caso das contrações de Braxton-Hicks ou de treinamento, que são irregulares, se parecem com as cólicas menstruais e cessam depois de algumas horas.

As contrações que indicam que o bebê está nascendo são mais longas, com uma intensidade e frequência maior com o tempo. São como ondas que chegam, aumentando de intensidade até atingir um pico, e desaparecem. Muitas mulheres não conseguem andar nem falar nesse momento, mas é importante ter calma e encontrar meios para relaxar, como massagens ou um banho.

Afinamento do colo do útero

O corpo começa a liberar os hormônios prostaglandinas, que causam o afinamento do colo do útero e liberam o tampão mucoso. Assim, ocorre a dilatação do o colo do útero, que chega a atingir 10 centímetros para permitir a passagem do bebê.

Rompimento da bolsa

No momento em que a bolsa estoura, a mulher sente uma quantidade grande de fluido incolor sendo expelido pela vagina. Isso significa que é hora de ir para a maternidade, mesmo que você não esteja sentindo as contrações.

É que a bolsa é de líquido amniótico e tem a função de proteger o bebê. Por isso, é necessário receber cuidados médicos logo após essa membrana se romper.

Algumas mães ficam na dúvida se a bolsa que se rompeu ou o tampão mucoso que está sendo expelido: como dissemos, o tampão tem aspecto gelatinoso, ou seja, é mais espesso. Já o líquido amniótico é bastante fluido.

Conseguimos explicar os principais pontos quando se trata do tampão mucoso e a forma como ele é liberado? O importante é a gestante manter a calma, não hesitar em conversar com o médico para tirar todas as dúvidas e ter em mente que está chegando o momento de conhecer o seu bebê.

Gostou das explicações sobre o tampão mucoso? Então aproveite para baixar GRÁTIS o app Kinedu e se preparar para a chegada do seu bebê com +2.200 atividades e artigos de desenvolvimento infantil!