Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Doula: 5 motivos para contratar uma

doula com a mão na barriga da gestante

O trabalho da doula cria um ambiente de confiança e conforto para o nascimento de um bebê. Veja agora em nosso post seus principais benefícios!

Dar à luz um bebê é um momento único e indescritível. Muitas mães aguardam ansiosamente por isso mas, ao mesmo tempo, têm medos e inseguranças. O papel de uma doula é auxiliar a mãe de diversas formas e ela pode ser uma boa companheira na hora do parto.

Além disso, várias vantagens estão associadas ao fato das mulheres contarem com a presença de uma pessoa de confiança.

Pensou em contratar uma doula, mas ainda não tomou uma decisão quanto a isso? Confira agora alguns motivos para contratar uma!

1. Mais conforto e segurança

O papel da doula é acompanhar e assessorar a mãe das mais diferentes maneiras. Ela ajuda no planejamento do nascimento, dá sugestões quanto à alimentação na hora do parto, apoia, acompanha, ajuda a escolher uma posição mais confortável etc.

Ela está ali para o que a mãe precisar. Todo esse cuidado traz mais segurança e conforto para esse momento tão delicado e importante, e são incontáveis os benefícios de se ter um parto com apoio e cumplicidade.

2. Maiores chances de um parto vaginal

A OMS recomenda que os partos cesariana sejam feitos somente em casos específicos, em que o parto vaginal não é recomendado. Apesar de não ser a única opção, se a mãe e o bebê não correm riscos com o parto vaginal, ele é o mais indicado pelos médicos.

As doulas auxiliam nesse processo e evidências mostram que a presença de acompanhantes aumenta a probabilidade de um parto vaginal e sem procedimentos como fórceps e vácuo extrator.

X
banner kinedu prenatal pt

3. Menor necessidade de analgésicos

Apesar de ser um processo natural, o parto é um momento muito doloroso e muitas mães precisam recorrer a analgésicos para suportar a dor.

Outra vantagem de uma doula é que sua presença também está associada a menos dor e, consequentemente, menor necessidade de analgésicos. Só por esse motivo vale a pena contar com uma profissional dessas nessa hora, não é mesmo?

4. Auxílio para reconhecer sinais de perigo

Muitas vezes, durante o trabalho de parto, as mães estão exaustas e vivenciando um turbilhão de sentimentos. Isso pode fazer com que elas não percebam alguma variação significativa em seu corpo, e a presença de um acompanhante pode ser crucial nesse momento.

A doula é uma mulher experiente capaz de detectar esses sinais e convocar um profissional de saúde na hora certa, sendo, assim, peça-chave para zelar pela saúde da mãe e do bebê.

5. Diminuição do tempo de trabalho de parto

Partos podem ser demorados e sofridos e inúmeras mães passam horas e horas até terem seus filhos nos braços. Mas você sabia que a presença de familiares, amigos, cônjuges e de uma doula podem tornar o processo mais fácil e rápido?

Evidências demonstram que mães acompanhadas têm um tempo de parto um pouco menor do que as que estão passando por isso sozinhas. Incrível, não é mesmo?

O trabalho de uma doula pode ser transformador na vida de uma mãe e evitar várias angústias e traumas. Se você optar por fazer essa contratação, a internet é um bom lugar para se encontrar uma doula qualificada e experiente. Muitas delas possuem sites e páginas em redes sociais especificando os cursos que já fizeram e as experiências que possuem na área. A indicação de outras mães também pode ser valiosa.

Gostou de saber um pouco mais sobre as vantagens de contratar uma doula e quer outras dicas para essa hora tão esperada? Confira nosso artigo sobre atenção plena na preparação para o parto!

Artigos Relacionados

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.