X
X

Atenção plena: preparação para o parto

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Durante a gravidez, a meditação de Atenção Plena é a ferramenta ideal para preparar o corpo e a mente para o parto e o que vem a seguir. A atenção plena ocorre quando você concentra sua atenção no momento presente, sem julgá-lo. Essa habilidade permite que você se torne consciente do que envolve você, seus pensamentos, sentimentos e sensações corporais no momento exato em que ocorrem.

Aprender a viver no presente é uma habilidade que deve ser praticada constantemente, mas se você fizer isso todos os dias, será capaz de aceitar o aqui e agora como ele é. Você aprenderá a aproveitar cada momento da gravidez e do parto e a gerenciar melhor os desafios de ser mãe. Bebês e crianças pequenas vivem no presente, então trabalhar em sua capacidade de estar plenamente consciente permitirá que você esteja em sintonia com eles.

X
banner kinedu prenatal pt

Técnicas de respiração profunda ajudam a treinar sua mente para ser mais consciente. Quando você tira um tempo para meditar e se concentrar em sua respiração, pode concentrar-se no que está fazendo e, finalmente, relaxar. Quando você presta atenção em suas inspirações e expirações, você sente como o ar entra e sai do seu corpo. Esta prática ajuda você a viver no presente. Tente fazer isso hoje. Sente-se em uma posição confortável. Leve o tempo que quiser, mas você pode começar com uma meditação de cinco minutos e aumentar a duração à medida que for praticando. Comece inalando e expirando lentamente e concentrando-se em como o ar frio entra em seu corpo e sai como ar quente. Tente não deixar sua mente vagar, mas se começar a pensar em outras coisas, não se preocupe, apenas tome consciência desse pensamento sem julgá-lo e concentre-se novamente em sua respiração.

É muito importante lembrar que não há meditação boa ou ruim. Pensar em outras coisas é natural e algo muito importante para as pessoas. É a reação automática a esses pensamentos (julgando-os como bons ou maus ou pensando demais neles) que não nos permite viver no presente. Portanto, não seja muito dura consigo mesma quando perceber que pensa em coisas que não servem para você e mande-as embora gentilmente. Sabemos que é mais fácil dizer do que fazer, mas acredite, praticar a atenção plena é a melhor maneira de encontrar paz de espírito.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados