X
X
cárie de mamadeira: como evitar

Cárie de mamadeira: o que é e como se prevenir?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Descubra o que é a cárie de mamadeira, as suas principais causas, os riscos, os tratamentos e o que fazer para evitar que ela apareça!

Os dentes de leite, embora temporários, podem apresentar cárie. Uma das mais conhecidas formas de manifestação desse problema é a cárie de mamadeira, que afeta a saúde bucal dos bebês, pode ser dolorida e muito incômoda.

Apesar de ser um problema recorrente, muitas famílias não sabem ao certo o que causa e como lidar com essa situação. Se esse é o seu caso, não se preocupe: este artigo vai ajudar! Confira, a seguir, o que é a cárie de mamadeira, as principais causas, os riscos, como prevenir e como tratar.

O que é a cárie de mamadeira?

A cárie de mamadeira é uma cárie dentária, também conhecida como cárie precoce da infância. Ela aparece nos primeiros anos de vida da criança, antes do tempo esperado para tal situação.

Quais são as principais causas desse tipo de cárie?

A cárie de mamadeira ocorre, principalmente, pela ingestão frequente de líquidos que contenham açúcar. As bactérias presentes na cavidade bucal se alimentam do açúcar e liberam ácido. Esse elemento ataca o esmalte dos dentes, principalmente se não estiverem protegidos por flúor. Logo, o resultado é a cárie dentária.

Além do açúcar, o uso inadequado da mamadeira também pode aumentar as chances da cárie aparecer na primeira infância. Hábitos como deixar o bebê dormir com a mamadeira na boca ou usá-la como bico podem causar o problema.

X
banner kinedu alimentação bebê

Quais são os riscos?

Crianças que desenvolvem cárie na primeira infância podem ter problemas na vida adulta, caso os dentes de leite não possam se desenvolver adequadamente. Além disso, se a cárie não for tratada, há grandes chances de acontecer uma infecção.

Essa condição ainda traz dor crônica para as crianças e ocasiona uma dificuldade para mastigar. Isso pode afetar a alimentação dos pequenos, sendo prejudicial à saúde como um todo.

O que fazer para evitar a cárie de mamadeira?

Embora a cárie de mamadeira seja incômoda, é possível preveni-la. Veja, a seguir, algumas ações recomendadas para evitar o problema:

  • cuidar adequadamente das gengivas e dos dentes, escovando-os com frequência;
  • utilizar creme dental indicado, que contenha flúor;
  • evitar o uso prolongado de chupetas;
  • não mergulhar chupetas em xarope, mel ou alimentos doces;
  • evitar a ingestão constante de alimentos açucarados;
  • visitar frequentemente o dentista;
  • usar fio dental.

Como tratar a cárie de mamadeira?

A principal maneira forma de tratamento é reparar o esmalte dos dentes de leite é por meio da utilização de flúor. A escovação frequente e o uso do creme dental com flúor costumam ser indicados pelos dentistas.

Além disso, é necessário agendar uma consulta, para que o dentista possa avaliar as condições dos dentes, da gengiva e da saúde bucal como um todo. A partir disso, ele indicará o tratamento mais eficaz para cada caso. Em algumas situações, a intervenção em consultório acaba sendo necessária, por isso, nunca deixe de visitar um especialista.

Apesar de a cárie de mamadeira ter tratamento, a prevenção é sempre o melhor caminho para evitar desgaste para a família e sofrimento para a criança. Por essa razão, é importante realizar visitas periódicas ao especialista, para receber orientações sobre a prevenção, o diagnóstico ou o tratamento.

Gostou saber um pouco mais sobre saúde bucal? Para não perder nenhum dos nosso conteúdos, assine a nossa newsletter e fique por dentro!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *