Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Com quantos meses o bebê segura a mamadeira?

com quantos meses o bebê segura a mamadeira?

Com quantos meses o bebê segura a mamadeira? Saiba quais habilidades seu bebê precisa para se alimentar de forma independente e como você pode incentivá-lo a isso.

Quando seu bebê chega em casa do hospital, ele precisa de você para tudo. Contudo, não demorará muito até seu pequeno começar a desenvolver habilidades que o ajudarão a se tornar mais independente.

Muitos dos marcos do desenvolvimento precisam de uma série de habilidades para serem desenvolvidos, incluindo o seu bebê se alimentar de forma independente. A pergunta “com quantos meses o bebê segura a mamadeira?” é um exemplo perfeito de um marco principal derivado de muitas habilidades diferentes.

Para que seu bebê consiga segurar a mamadeira ou até mesmo o copinho, é necessário que ele desenvolva a coordenação motora fina, força muscular e habilidades cognitivas. Continue lendo para descobrir com quantos meses o bebê segura a mamadeira.

Afinal, com quantos meses o bebê segura a mamadeira?

Não existe uma resposta universal para essa pergunta. Como a habilidade de segurar a mamadeira depende do desenvolvimento individual, cada bebê alcançará esse marco do desenvolvimento em seu próprio ritmo.

À medida que seu bebê cresce e se desenvolve, há alguns sinais que te ajudarão a perceber que seu pequeno pode estar pronto para começar a se alimentar de forma independente. Esses são alguns deles:

  • Ele consegue se sentar sozinho;
  • Ele consegue ficar sentado segurando um brinquedo na mão.
  • Ele consegue alcançar e pegar objetos quando está sentado;
  • Ele pega a comida e a leva à boca;
  • Ele coloca uma ou as duas mãos na mamadeira enquanto mama.

Alguns dos importantes marcos que influenciam a habilidade do seu bebê de segurar a mamadeira são a coordenação motora fina e a força muscular.

Por volta dos seis ou sete meses de idade, a coordenação motora fina do seu bebê começará a incluir a habilidade de alcançar e segurar objetos com a mão inteira. Ele poderá até começar a segurar um objeto em cada mão e movê-lo de um lugar para outro.

X
Nestlé banner webp

Baixe GRÁTIS o app Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

A força no tórax e nos braços é um fator determinante para saber com quantos meses o bebê segura a mamadeira. Sentar sozinho é um marco do desenvolvimento central que começa por volta dos seis meses de idade e requer controle de cabeça, bem como força muscular no pescoço e tronco.

Então, com quantos meses o bebê segura a mamadeira? A resposta curta é quando ele estiver pronto, o que geralmente acontece entre seis e dez meses de vida, o que é considerado um intervalo normal para os bebês começarem a se alimentar de forma independente.

Como incentivar seu bebê a segurar a mamadeira

A melhor maneira de ajudar seu bebê a começar a segurar a mamadeira e se alimentar de maneira independente é incentivar seu desenvolvimento físico e cognitivo desde o começo. Aprendemos que a resposta para a pergunta “com quantos meses o bebê segura a mamadeira?” está diretamente relacionada aos marcos do desenvolvimento que seu pequeno já alcançou.

Separamos algumas dicas que ajudarão o seu bebê a desenvolver as habilidades necessárias para começar a segurar a mamadeira:

  • Deixe seu bebê de bruços: Incluir tempo de bruços como parte da rotina do seu bebê assim que ele chegar em casa do hospital é uma das coisas mais importantes que você pode fazer. O tempo de bruços ajuda seu bebê a ganhar força e controle de cabeça, além de ser a base para marcos do desenvolvimento como engatinhar, sentar, andar, e, é claro, se alimentar sozinho.
  • Estimule a coordenação olho-mão: Conseguir segurar a mamadeira e levá-la até a boca requer coordenação olho-mão. Essa habilidade se desenvolve com o tempo e você pode estimulá-la mostrando movimentos mão-boca ao seu filho. Quando for dar a mamadeira, você pode praticar colocar as mãos do seu bebê na mamadeira e guiá-la até a boca com suas mãos.
  • Faça atividades que incentivem o desenvolvimento: Ajudar o seu bebê a desenvolver e dominar a habilidade de se sentar sozinho e segurar objetos nas mãos dará a ele as habilidades necessárias para segurar a mamadeira. Incentive seu filho a brincar com objetos quando estiver sentado para desenvolver força muscular nos braços. Brinquem de faz-de-conta com uma mamadeira vazia para estimular habilidades motoras e coordenação olho-mão.

Para obter acesso a +1.800 atividades de desenvolvimento infantil, aproveite para baixar GRÁTIS o app Kinedu!

Dicas de Segurança para quando o bebê começar a segurar a própria mamadeira

Sem dúvida, existe um sentimento de felicidade e alívio assim que o bebê começa a segurar a mamadeira sozinho. Afinal, essa é uma parte marcante do desenvolvimento que, definitivamente, facilita a alimentação.

Existem algumas coisas que você pode fazer para ter certeza de que seu bebê está se alimentando de forma segura. Algumas precauções para serem tomadas assim que seu bebê conseguir segurar a mamadeira, são:

  • Nunca deixe o seu bebê sozinho enquanto mama na mamadeira. Preste atenção aos barulhos naturais relacionados à alimentação.
  • Somente dê a mamadeira nos momentos das refeições. Livre-se da tentação de oferecer uma mamadeira para conforto ou para o sono.
  • Nunca deixe o seu bebê com a mamadeira no berço. Isso pode provocar engasgos, além de problemas relacionados ao acúmulo de leite nos dentes, que podem levar a cáries e outros problemas dentários.
  • Nunca deixe a mamadeira apoiada em algum lugar e inclinada em direção à boca do seu bebê. Além do risco de causar engasgos e de o seu bebê se alimentar excessivamente, essa prática também pode contribuir com otites, especialmente se o seu bebê estiver deitado. 

Agora que você já sabe quando o bebê começa a segurar a mamadeira, aproveite para baixar o app Kinedu e acessar aulas de especialistas em desenvolvimento infantil sobre os mais diversos temas!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

Quer receber outros conteúdos
como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.