Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como a rotina do bebê pode ajudar você

Pontos chave:
1. As rotinas promovem o autocontrole ao proporcionar às crianças uma sensação de segurança e previsibilidade.
2. Elas incentivam comportamentos positivos e ensinam comportamentos responsáveis.
3. Auxiliam as crianças no desenvolvimento de habilidades sociais e aprimoram o desenvolvimento da linguagem.
4. Tornam as transições mais fáceis para as crianças, reduzindo as surpresas e o estresse.

Já falamos sobre a importância das rotinas e que elas dão uma sensação de segurança e previsibilidade aos bebês e crianças pequenas. Mas em que exatamente elas ajudam e por que são tão úteis?

1) Elas ajudam a desenvolver o autocontrole
Saber o que está acontecendo dá às crianças uma sensação de segurança e estabilidade emocional, e faz com que elas se sintam mais no controle das situações. Por exemplo, se seu filho sabe que todos os dias jantam depois de brincar, então ele poderá brincar, explorar e aprender sem preocupações e estará pronto quando for a hora de sentar-se à mesa.

2) Promovem comportamentos positivos
As rotinas são como uma série de etapas que orientam as crianças em direção a determinados objetivos. Isso as ajuda a se sentirem seguras e a aprenderem comportamentos responsáveis. Por exemplo, seu filho irá saber que sempre deve dar a mão para atravessar a rua, ou que ele deve dizer “por favor” ao pedir algo.

X
banner kinedu desenvolvimento


3) Ajudam as crianças a desenvolverem habilidades sociais
Esses comportamentos repetitivos ajudam as crianças a entenderem como as interações sociais funcionam. Pouco a pouco, eles começam a aprender os padrões de socialização e os elementos que são importantes para um relacionamento, como compartilhar, esperar sua vez e cooperar. Além disso, participar de rotinas sociais estimula as habilidades de linguagem das crianças!

4) Facilitam transições
É muito difícil para os pequenos passarem de uma atividade para outra. No entanto, ter uma rotina diária e atividades predeterminadas ajuda essas transições a fluírem melhor. Por exemplo, uma rotina da tarde pode ser brincar, jantar, escovar os dentes, colocar o pijama, ler uma história e dormir. Este tipo de sequências lógicas diz às crianças o que esperar, então elas não ficam surpresas quando, por exemplo, acaba a hora de brincar.

5) Fornecem oportunidades de aprendizagem
Apesar de para nós elas parecerem tediosas, para as crianças, as rotinas diárias são ferramentas de aprendizado excelentes e divertidas. Invente uma história sobre as atividades do dia e conte para seu filho! Isso o ajudará a se tornar consciente de suas experiências e emoções e dará sentido aos eventos da sua vida.

No aplicativo Kinedu, você encontra mais artigos e diversas atividades divertidas para aprender mais sobre as rotinas e como usá-las para estimular o desenvolvimento do seu filho.

Artigos Relacionados

6 respostas

    1. Olá, Gláucia! Muito obrigado pelo seu comentário, adoramos saber que você gostou do nosso artigo! 🥰✨

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.