Sim, nós sabemos: às vezes parece que será impossível dar conta de tudo. A boa notícia é que, com um pouco de organização e adaptações na rotina, é possível conciliar trabalho e maternidade. A má é que não existe receita de bolo, o que funciona bem para uma mãe pode não ser a melhor solução para outra.

Afinal, cada mulher experimenta a maternidade da sua maneira. O que há em comum é que todas nós nos preocupamos com nossos filhos e desejamos acompanhar de perto o desenvolvimento dos pequenos, mas sem nos sentirmos constantemente esgotadas.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para facilitar sua jornada como mãe e profissional. Vamos lá?

Organize a rotina

Ter uma rotina bem definida é importante não apenas para que você faça tudo o que precisa, mas também para o bom desenvolvimento dos seus filhos. A previsibilidade é algo muito importante na vida das crianças, ajudando-as na conquista da autonomia, no estabelecimento de limites e na vida em comunidade.

Para essa missão, você pode apostar em diversas ferramentas:

  • agenda de compromissos, em papel ou eletrônica;
  • aplicativos para organização do dia a dia;
  • notas coladas em pontos estratégicos da casa.

Encontre formas de manter contato

Muitas mães que trabalham fora sofrem com a culpa pela falta de tempo. No entanto, devemos enxergar a carreira como um componente essencial da nossa satisfação pessoal — sem falar no prejuízo financeiro que teríamos se jogássemos tudo para o ar.

A saída é aproveitar cada minuto com os pequenos. Faça das compras um momento em família, asse um bolo junto com eles, convide-os para lavar a varanda (com direito a bolhas de sabão e muita bagunça) e brinque tanto quanto seu tempo permitir.

Busque ajuda

Você não precisa fazer tudo sozinha. Conciliar trabalho e maternidade demanda bastante, por isso não tenha vergonha de pedir ajuda ou de delegar tarefas. Afinal, você tem que permanecer inteira para continuar levando sua vida profissional e pessoal.

App Kinedu Desenvolvimento do bebePowered by Rock Convert

A ajuda pode vir de familiares e amigos ou mesmo de pessoas contratadas para facilitar seu cotidiano. Uma boa ideia é verificar os serviços que podem ser usados para aliviar sua carga, como supermercados que permitem compras online ou profissionais que passeiam com cachorros.

Aceite que sua vida mudou

É hora de encarar a realidade. Após o nascimento dos filhos, nossas vidas mudam, e a rotina precisa acompanhar as transformações. Suas prioridades agora são outras e não há problema nenhum nisso.

Você terá que abrir mão de algumas coisas para acomodar as novas atribuições. Precisa acompanhar o filho na consulta com o pediatra ou ir a uma reunião na escola? Combine com antecedência no trabalho. Da mesma forma, faça arranjos em casa quando precisar ficar até mais tarde em uma reunião.

Mantenha-se motivada

Não deixe a peteca cair! Falar é fácil, mas quem nunca se pegou achando que não iria aguentar mais? Os momentos de desânimo são normais, mas não podem durar para sempre.

Com tanta coisa para fazer, nem sempre reservamos tempo para nós mesmas. Cada vez ouvimos mais sobre o burnout materno, o completo esgotamento físico e mental das mães. Para evitar que isso aconteça, permita-se parar um pouco e dedicar-se a você.

Baixe o aplicativo Kinedu

Que tal ter, na palma das mãos, uma ferramenta especialmente desenvolvida para acompanhar o desenvolvimento do seu filho? O Kinedu é um aplicativo que cria planos de atividades para realizar com seu pequeno, respeitando os marcos do desenvolvimento que já foram atingidos.

Além das sugestões em vídeos e textos, é possível atualizar o progresso da criança. Os assinantes do aplicativo podem adicionar membros ilimitados à conta, de forma que outros cuidadores consultem e incluam informações para que a mãe acompanhe tudo o que acontece enquanto trabalha.

Organização e planejamento são as palavras-chave quando o assunto é conciliar trabalho e maternidade. Mantenha-se focada para criar uma rotina que funcione para toda a família e jamais se esqueça de que você tem todo o direito de se sentir plena e feliz.

Toda ajuda é bem-vinda para facilitar o dia a dia. Que tal testar gratuitamente o Kinedu? Baixe nosso aplicativo e descubra o potencial dessa ferramenta!