Desde o nascimento, passamos por uma série de transformações que constituem nossa formação enquanto seres humanos. Assim, é muito importante que todo esse processo seja acompanhado, sobretudo nos primeiros anos de vida, devido às grandes mudanças que vão acontecendo. Diante disso, a construção de um plano de desenvolvimento do bebê é um recurso fundamental que permite um olhar mais próximo frente à toda sua formação.

É muito importante ter em vista o período de maturação que a criança passa em seu crescimento, e que nele são estabelecidas metas de alcance que permitem uma análise sobre como tudo está evoluindo.

Para informar você sobre este assunto, preparamos um post reunindo as principais vantagens sobre o plano de desenvolvimento do bebê, enfatizando a importância para o seu crescimento saudável. Confira!

Quais as vantagens do plano de desenvolvimento para o bebê?

O desenvolvimento de um bebê é sempre repleto de mudanças. Assim, acompanhar seus passos pode significar muito para ele e para toda família, pois possibilita um melhor conhecimento sobre tudo que se passa nesse processo. Dessa forma, ter um plano de desenvolvimento do bebê traz vantagens muito valiosas. Acompanhe!

Fortalece o vínculo familiar

A família, ao preocupar-se com o desenvolvimento do bebê, estabelece um ótimo vínculo. Isso porque, quando se tem um plano, os pais são melhor orientados sobre tudo que acontece com a criança e tendem a mediar melhor cada situação manifestada.

Por exemplo, se em determinada fase da criança é saudável estimular certos movimentos, os pais estarão atentos a todos os estímulos necessários para as diversas formas de intervir. Dessa maneira, estarão mais presentes na vida da criança, contribuindo também para um desenvolvimento afetivo e emocional na relação entre pais e filhos.

Desenvolve os sentidos

Quando um bebê é beneficiado por um plano de desenvolvimento, ele é estimulado a desenvolver todos seus sentidos, pois o instrumento traz direcionamentos que ajudam a família a guiar a criança.

Por exemplo, se o bebê estiver no processo dos primeiros passos e estiver conhecendo o ambiente, é importante que ele receba estimulação motora e sensorial para alcançar esse objetivo. Assim, o plano de desenvolvimento além de indicar as possíveis necessidades da criança, oferece também atividades que podem ser realizadas para facilitar esse momento.

Estimula a imaginação

A imaginação faz parte do desenvolvimento de qualquer pessoa. No entanto, para que ela seja bem desenvolvida, é possível adotar estratégias que proporcionem e a estimulem. Assim, atividades por meio de histórias, teatrinhos, músicas, fazem com que a criança possa ser incentivada a usar a imaginação.

Com um plano de desenvolvimento, tudo se torna mais fácil, pois ele traz ferramentas para saber o momento certo de proporcionar isso a seu bebê.

Ensina a compartilhar

O bebê acompanhado por um plano de desenvolvimento está em constante interação com seus pais e com o meio em que vive. Assim, há uma maior exploração e socialização com tudo e com todos.

Nesta intervenção, o bebê começa a compreender sua individualidade, mas também sua coletividade, pois percebe que não está sozinho. Dessa forma, aprende a compartilhar tudo que está a sua volta.

App Kinedu Desenvolvimento do bebePowered by Rock Convert

Como fazer o plano de desenvolvimento?

Para os pais, o desenvolvimento do bebê é algo muito gratificante, mas também preocupante. Sempre há aquela dúvida sobre o quanto ele tem evoluído e se está indo bem nesse processo.

No entanto, compreender que existem fases a serem desenvolvidas é importante para que não se crie tantas cobranças com a criança, entendendo também que cada um apresenta seu próprio tempo de crescimento.

Dessa forma, os aplicativos surgem com o objetivo de proporcionar às famílias o acompanhamento desse desenvolvimento, ou seja, os pais podem acompanhar cada fase e ainda serem orientados sobre o que fazer em cada uma delas, bem como o de superar os desafios e estimulá-los ainda mais. Entretanto, existem algumas estratégias que podem ser feitas para potencializar esse desenvolvimento.

Conversar e interagir com a família

O maior contato da criança com a família, proporciona o aumento da segurança dela de alcançar metas e de amadurecer. Sempre que quiser que o bebê compreenda algo, converse com ele. Assim, ele entenderá o apoio dos pais e se desenvolverá de maneira mais saudável.

Dessa forma, uma boa dica é proporcionar brincadeiras em família, passeios ao ar livre, atividades que possam estimular sua cognição com uso de bolas, cores, etc.

Ter uma alimentação equilibrada

Alimentar-se bem para se desenvolver melhor favorece o organismo. Além disso, estabelecer horários para que o bebê possa comer, é sempre muito saudável para que ele cresça com todos os nutrientes necessários e possa acompanhar todas as suas fases de desenvolvimento com mais imunidade.

Brincar

Para o bebê, o brincar favorece o seu desenvolvimento de forma integral. Isso porque as brincadeiras e os brinquedos apresentam estímulos cognitivos, motores e sensoriais que constituem esse desenvolvimento. Assim, é importante estar atento àquilo que a criança precisa para oferecer atividades significativas para ela.

Ler

A leitura é uma excelente propulsora da cognição e da linguagem. Ao escutar histórias ou mesmo ao estar em contato com livros de imagens os quais ele possa fantasiar, o bebê expande o seu desenvolvimento.

Dessa forma, é essencial proporcionar momentos agradáveis ao bebê para que, desde cedo, ele possa entrar no mundo da leitura e se desenvolva cada vez melhor.

Ouvir música

As músicas, além de proporcionar desenvolvimento aos sentidos da criança, incentiva a linguagem e acalma a criança. Dependendo das músicas, elas estimulam a cognição e o desenvolvimento sensorial e motor.

Dormir bem

Para que o bebê possa seguir bem as fases do seu desenvolvimento, é fundamental que mantenha hábitos saudáveis. Dormir bem, significa estar disposto a estímulos apropriados à sua idade, de maneira natural e que ele possa efetivamente trazer resultados a seu bem-estar e a seu desenvolvimento.

Existem ferramentas específicas para desenvolver o plano?

Como é possível observar, o plano de desenvolvimento do bebê permite a quem o adota, um acompanhamento mais aprofundado do processo de maturação da criança. Assim, é possível analisar todas as conquistas, bem como perceber mais precocemente se algo não está transcorrendo de maneira adequada.

Dessa forma, é muito importante estar atento a todos os passos do seu bebê, e o Kinedu, pensando nisso, proporciona por meio do seu aplicativo, de maneira personalizada, ferramentas específicas que ajudam na construção desse plano e favorecem o acompanhamento do desenvolvimento da criança.

Agora que você já sabe a importância e todas as vantagens do plano de desenvolvimento do bebê, que tal baixar gratuitamente nosso aplicativo e conferir de perto todas as funcionalidades?