Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Fim da licença maternidade: como lidar?

fim da licença maternidade - mãe se despedindo do bebê

O fim da licença maternidade é um período muito delicado, mas, como toda transição, pode ficar mais fácil se mãe e o bebê estiverem devidamente preparados.

O momento de voltar ao trabalho e se separar do bebê pela primeira vez gera angústia e insegurança nas mães, além da saudade, já que desapegar de seu filho tão pequenino não é fácil.

No entanto, é possível se preparar para enfrentar essa separação da melhor maneira possível. Além disso, há leis e recursos que possibilitam a continuidade da amamentação, uma das maiores preocupações maternas nesse momento.

Pensando nisso tudo, reunimos neste post algumas dicas de como lidar com o fim da licença maternidade, amenizando seus efeitos sobre a mãe e o bebê. Acompanhe!

Treine se distanciar do bebê

Um dos primeiros passos é definir com quem o bebê ficará — babá, avó ou creche. Feito isso, é importante começar a treinar se afastar do seu filho e deixá-lo com o cuidador escolhido. Esse período de adaptação é fundamental para a criança se sentir segura com a nova rotina e entender que a mamãe se afasta, mas volta.

Além disso, você certamente ficará muito mais tranquila quando tiver certeza que seu bebê fica bem e feliz na sua ausência. É natural que o bebê chore no momento do afastamento, mas o cuidador pode realizar atividades com ele para distrai-lo e estimular seu desenvolvimento, de acordo com a fase em que ele está.

Planeje como manter a amamentação

Outro ponto delicado do fim da licença maternidade é a questão da amamentação e mães que trabalham. Porém, é possível seguir amamentando nos horários que você puder e extrair o leite para que o bebê possa consumi-lo na sua ausência.

No Brasil, a mulher tem direito a dois períodos de meia hora para amamentação até o sexto mês do bebê. Planeje como vai usar esse benefício! É possível tentar um acordo para juntar os dois períodos, entrando uma hora mais tarde ou saindo uma hora mais cedo.

Se for viável, você pode juntar essa uma hora com a hora de almoço e ir até a sua casa para amamentar. Caso contrário, uma boa solução é usar cada meia hora para extrair leite no trabalho. Providencie uma bomba e certifique-se de que haverá um local reservado para que você possa fazer isso.

Estimule a independência do bebê

Quando você sabe que terá que se afastar do bebê para voltar ao trabalho, o ideal é que comece desde sempre a estimular a independência do seu filho. Habitue-o com pessoas próximas, como avós, amigas ou pessoas que trabalhem na sua casa – deixe seu bebê com elas por alguns instantes enquanto você toma banho, por exemplo.

Estimule seu bebê a se distrair sozinho, criando um ambiente seguro e acessível para ele, como um cercadinho ou um cantinho montessoriano. Deixe os brinquedos favoritos dele ao alcance das mãos e procure brincar com os objetos para que ele veja e tente imitar sozinho depois.

Considere empreender

Após ter filhos, muitas mães acabam revendo suas prioridades e repensando formas de conciliar trabalho e maternidade. Dependendo do seu tipo de trabalho, é possível planejar um retorno gradual, reduzir a carga horária ou trabalhar algumas horas de casa.

Por outro lado, se isso não for possível, mas ficar mais tempo com o bebê seja uma vontade sua, talvez o empreendedorismo possa ser uma saída. Considere suas opções, pense o que poder fazer, seja como empreendedora, seja como profissional autônoma.

Pense nos benefícios do retorno ao trabalho

Por fim, foque nos benefícios desse momento. A princípio, pode parecer que eles não existem, mas muitos estão lá. Retomar a carreira é um caminho para a mãe voltar a se conectar com o mundo e a olhar para si, praticar o autocuidado e se relacionar socialmente, fora do âmbito da maternidade.

Além disso, esse afastamento estimula a independência e o desenvolvimento do bebê e favorece sua sociabilidade, inclusive com outras crianças.

Afinal, o fim da licença maternidade faz parte da vida de grande parte das mães, se dando naturalmente e se ajustando com o tempo. Nesse período, procure aproveitar ao máximo os momentos simples da rotina, como a hora do banho ou da refeição, para realizar atividades com o seu filho e fortalecer os laços afetivos entre vocês. Lembre-se que o mais importante não é quanto tempo que você passa com o seu pequeno, mas que este seja um tempo de qualidade!

E você, tem mais alguma dica para compartilhar? Deixe nos comentários e ajude outras mães a passar por essa fase.

Artigos Relacionados

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.