X
X

5 dicas para brincar com o seu filho

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Todos sabem que brincar é crucial para o desenvolvimento de bebês e crianças pequenas. Através das brincadeiras, os pequenos exploram e aprendem coisas novas sobre o mundo, adquirem novas habilidades, praticam sua criatividade e experimentam interações sociais. Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo esses momentos do dia!

1. Deixe seu pequeno guiar a brincadeira. Não se preocupe se ele não usar os brinquedos como deveria, deixe-o explorar e ensinar a você novas maneiras de se divertir.

2. Seja paciente. Mostre ao seu filho como um brinquedo funciona, mas dê a ele tempo para manipulá-lo. Ajude-o somente quando necessário e não faça as coisas por ele, mesmo que ele leve mais tempo para concluir uma tarefa.

3. Preste atenção aos sinais dele. Como seu filho ainda está desenvolvendo suas habilidades de linguagem e autocontrole, ele nem sempre saberá como expressar o que deseja ou como reagir às frustrações. Entretanto, se você prestar atenção e ler seus sinais, poderá intervir antes que ele fique muito irritado. Esses sinais podem variar de sons a expressões faciais e gestos.

X
banner kinedu desenvolvimento

4. Escolha um espaço físico adequado. Certifique-se de que seu filho brinque em um local seguro, onde não haja muitas distrações, mas sim estímulos suficientes. Também leve em consideração o tipo de atividade que irão realizar. Por exemplo, se a brincadeira for com uma bola, vocês precisarão de um espaço livre e, se forem pintar, deverão acomodar-se numa mesa.

5. Deixe seu pequeno repetir as coisas. Embora isso seja tedioso para você, seu filho vai adorar brincar da mesma coisa ou com o mesmo objeto repetidamente. Além disso, a repetição permitirá que ele pratique e adquira novas habilidades para que, mais tarde, ele possa superar novos desafios e continuar aprendendo.

No começo, o seu pequeno levará tudo à boca, observará as coisas e, talvez, tentará tocar ou alcançar objetos diferentes. Mas, com o tempo, ele começará a usa habilidades físicas mais avançadas para brincar, irá parar para pensar em como as coisas funcionam e irá se divertir com os sons. Antes que você possa imaginar, ele terá amigos para brincar, usará sua imaginação e resolverá problemas através das brincadeiras. Portanto, independentemente da sua idade, siga estas dicas e passe tempo de qualidade brincando com o seu filho!

No aplicativo Kinedu, além de ler mais sobre o assunto, você encontra um catálogo com mais de 1.600 atividades e recebe diariamente sugestões de brincadeiras personalizadas à idade e aos marcos do desenvolvimento do seu pequeno.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

9 comentários em “5 dicas para brincar com o seu filho”

  1. Pingback: Trabalho e maternidade: como acompanhar o desenvolvimento dos filhos? - Kinedu Blog

  2. Pingback: Desenvolvimento cognitivo infantil: como são os primeiros anos? - Kinedu Blog

  3. Pingback: Por que usar aplicativo para acompanhar o desenvolvimento do bebê? - Kinedu Blog

  4. Pingback: Os benefícios dos jogos de mesa - Kinedu Blog

  5. Pingback: Conheça 5 dicas de brincadeiras em família - Kinedu Blog

  6. Pingback: A importância do brincar - Kinedu Blog

  7. Pingback: São Paulo para crianças - Confira 7 dicas sobre o que fazer com as crianças na Semana do Brincar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *