Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como brincar com meu filho? Confira 5 dicas!

Pontos chave:
1. Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, estimulando a exploração, o aprendizado, a criatividade e a interação social.
2. Ao brincar com seu filho, siga o exemplo dele, seja paciente e preste atenção em seus sinais, pois às vezes eles não serão expressos verbalmente.
3. Certifique-se de proporcionar um ambiente físico adequado para brincar, levando em consideração a segurança e o tipo de atividade.
4. Aceite a repetição no brincar, pois ajuda a criança a praticar habilidades e a continuar aprendendo à medida que cresce.

Todos sabem que brincar é crucial para o desenvolvimento de bebês e crianças pequenas. Através das brincadeiras, os pequenos exploram e aprendem coisas novas sobre o mundo, adquirem novas habilidades, praticam sua criatividade e experimentam interações sociais. Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo esses momentos do dia!

1. Deixe seu pequeno guiar a brincadeira. Não se preocupe se ele não usar os brinquedos como deveria, deixe-o explorar e ensinar a você novas maneiras de se divertir.

2. Seja paciente. Mostre ao seu filho como um brinquedo funciona, mas dê a ele tempo para manipulá-lo. Ajude-o somente quando necessário e não faça as coisas por ele, mesmo que ele leve mais tempo para concluir uma tarefa.

X
banner kinedu desenvolvimento

3. Preste atenção aos sinais dele. Como seu filho ainda está desenvolvendo suas habilidades de linguagem e autocontrole, ele nem sempre saberá como expressar o que deseja ou como reagir às frustrações. Entretanto, se você prestar atenção e ler seus sinais, poderá intervir antes que ele fique muito irritado. Esses sinais podem variar de sons a expressões faciais e gestos.

4. Escolha um espaço físico adequado. Certifique-se de que seu filho brinque em um local seguro, onde não haja muitas distrações, mas sim estímulos suficientes. Também leve em consideração o tipo de atividade que irão realizar. Por exemplo, se a brincadeira for com uma bola, vocês precisarão de um espaço livre e, se forem pintar, deverão acomodar-se numa mesa.

5. Deixe seu pequeno repetir as coisas. Embora isso seja tedioso para você, seu filho vai adorar brincar da mesma coisa ou com o mesmo objeto repetidamente. Além disso, a repetição permitirá que ele pratique e adquira novas habilidades para que, mais tarde, ele possa superar novos desafios e continuar aprendendo.

No começo, o seu pequeno levará tudo à boca, observará as coisas e, talvez, tentará tocar ou alcançar objetos diferentes. Mas, com o tempo, ele começará a usa habilidades físicas mais avançadas para brincar, irá parar para pensar em como as coisas funcionam e irá se divertir com os sons. Antes que você possa imaginar, ele terá amigos para brincar, usará sua imaginação e resolverá problemas através das brincadeiras. Portanto, independentemente da sua idade, siga estas dicas e passe tempo de qualidade brincando com o seu filho!

No aplicativo Kinedu, além de ler mais sobre o assunto, você encontra um catálogo com mais de 1.600 atividades e recebe diariamente sugestões de brincadeiras personalizadas à idade e aos marcos do desenvolvimento do seu pequeno.

Artigos Relacionados

9 respostas

    1. Olá, Leidinalda! Ficamos felizes em saber que você gostou do nosso artigo! 🥰💜✨ Muito obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.