Por meio de atividades lúdicas, os pequenos aprendem e se desenvolvem em diversos campos. Por isso, separamos 7 brincadeiras sobre formas geométricas para educação infantil.
As crianças aprendem brincando. E, por meio de atividades lúdicas direcionadas para objetivos de aprendizagem específicos, o desenvolvimento do seu filho é ainda mais estimulado.
O conhecimento das formas geométricas, por exemplo, é importante para trabalhar as habilidades matemáticas e para a compreensão do mundo.
Por isso, separamos 7 brincadeiras sobre formas geométricas para educação infantil, todas do catálogo do app Kinedu.
Por lá, você confere +1.800 atividades criadas por especialistas para cada fase do desenvolvimento infantil. Ainda, o Kinedu tem uma página exclusiva para educadores!
Formas geométricas na educação infantil: como desenvolver
Está sem ideias e quer saber quais atividades agradam mais as crianças? Então, continue a leitura!
1. Três formas geométricas
A partir dos 13 meses, já é possível mostrar as figuras geométricas para seu filho. Você pode utilizar brinquedos que tenham as formas básicas — círculo, quadrado e triângulo — ou desenhá-las no papel e recortá-las.
Basta mostrar cada figura para seu pequeno e dizer o nome em voz alta. Se ele já sabe falar, estimule-o a repetir — assim, você também estimulará o desenvolvimento linguístico dele. Mostre objetos da casa que têm essas formas, dizendo, por exemplo: “Olhe, a mesa é quadrada”.
Em seguida, utilize uma fita adesiva para criar essas formas no chão e peça para ele andar sobre a fita, lembrando o nome de cada uma, ao dizer “Você está andando sobre o círculo”, e assim por diante.
2. Agrupando formas geométricas
Nessa atividade, você treinará as habilidades linguísticas do seu filho, além de estimular a capacidade dele de compreender as formas e classificá-las. Providencie peças de brinquedo nos formatos geométricos ou faça algumas utilizando cartolina.
Entregue as peças para seu filho e peça para ele agrupá-las de acordo com a sua forma. Não se esqueça de repetir constantemente o nome das figuras e de parabenizá-lo a cada acerto. Ainda, você pode estimular as habilidades matemáticas, pedindo que ele conte quantas peças há de cada forma.
3. Traçando formas geométricas
Além de exercitar a coordenação motora fina, essa atividade estimula o lóbulo frontal do cérebro do seu pequeno, responsável pelos processos cognitivos como a identificação de formas geométricas. Você só precisará de papel, lápis e giz de cera.
Faça o desenho de formas geométricas usando o lápis e, em seguida, peça para seu filho traçar a mesma figura por cima da sua usando o giz de cera. Durante o processo, nomeie cada forma e estimule-o a repetir. Você também pode pedir que ele procure objetos com aquele formato, ajudando-o a identificá-los.
4. Saltando em formas geométricas
Nessa brincadeira, você ajudará a estimular a habilidade de pular ao mesmo tempo em que reforça o conhecimento sobre as formas geométricas.
Imprima ou desenhe em cartolinas coloridas imagens de um quadrado, um retângulo e um círculo. Elas devem ser grandes o suficiente para que seu filho pise nelas com os dois pés.
Depois, use uma fita adesiva para colá-las no chão com cerca de 30 centímetros de distância entre cada uma. Peça para seu filho pular na primeira forma e diga a ele o nome e a cor dela. Em seguida, diga para ele pular para as próximas, sempre reforçando os nomes.
Para deixar ainda mais divertido, você pode providenciar uma bola, posicioná-la na frente do seu filho e desafiá-lo a chutar cada vez que pular sobre uma forma. Observe se ele consegue manter o equilíbrio sobre um pé só para chutar a bola.
5. Carimbos geométricos
Ainda para os pequenos de 1,5 a 2 anos, essa atividade ajuda a reforçar o conhecimento sobre formas geométricas enquanto estimula a coordenação motora fina. Você precisará de:
- cartolina;
- esponjas;
- tesoura;
- tintas para pintura a dedo.
Primeiro, desenhe as formas básicas nas esponjas e ajude seu filho a cortar as figuras, mostrando como usar a tesoura. Vocês vão criar carimbos divertidos de figuras geométricas!
Mostre a ele que, quando vocês mergulham a esponja em uma tinta e depois a pressionam na cartolina, ela imprime a imagem na folha. Durante a brincadeira, não se esqueça de nomear cada figura para que seu filho associe a imagem ao seu respectivo nome.
6. Sra. Lagarta
Para essa atividade, providencie papéis coloridos, tesoura e fita adesiva. Primeiro, recorte alguns círculos grandes de cores diferentes. Desenhe e recorte também olhos e antenas pretas para a lagarta.
Chame seu pequeno para brincar e comece colando a lagarta na parede, montando o seu corpo com os círculos e colocando os olhos e as antenas na cabeça.
Depois, use as sobras de papel para recortar pequenos círculos, triângulos e quadrados coloridos. Explique ao seu filho que a Sra. Lagarta precisa de ajuda para colar as formas geométricas em suas cores correspondentes no corpo dela.
Entregue cada forma com a fita adesiva e peça para que ele cole na lagarta. Parabenize-o sempre que acertar a correspondência das cores, além de reforçar o nome das figuras para que ele continue se familiarizando com elas.
No final, tirem uma foto com a Sra. Lagarta para que possam se lembrar depois do dia em que a ajudaram.
7. Twister do calcanhar à ponta do pé
Para crianças maiores, por volta de seus 3 anos, a famosa brincadeira de twister é diversão garantida. Nela, o tapete de formas funciona como um jogo de tabuleiro: é preciso seguir os comandos e posicionar os pés nas figuras sem cair.
É possível criar o seu tapete de twister caseiro utilizando cartolina: basta providenciar marcadores de cores diferentes e desenhar formas geométricas coloridas. Faça triângulos, círculos e quadrados em tamanho adequado para que seu filho posicione os pés sobre eles.
Depois, chame-o e mostre o movimento de pisar primeiro com o calcanhar, depois com os dedos, além de explicar qual é o pé direito e o esquerdo. Em seguida, comece as instruções, como “pé direito no triângulo amarelo”. O objetivo é fortalecer os músculos dos pés, além de revisar as formas e as cores. Com amigos, a brincadeira pode ser ainda mais divertida.
Vale lembrar que além do enfoque no uso de formas geométricas na educação infantil, o Twister também desenvolve coordenação motora, equilíbrio, controle da musculatura do corpo e raciocínio lógico! Gostou das dicas? Essas atividades sobre formas geométricas na educação infantil são excelentes para ajudar seu pequeno a fortalecer esse conhecimento.
As brincadeiras educativas favorecem o desenvolvimento infantil com afeto e diversão. Então, faça o download do app Kinedu e confira todas as atividades para o desenvolvimento do seu pequeno!