A chegada de um bebê é um momento mágico e especial para toda a família, mas também pode ser um momento desafiador para os pais, especialmente os de primeira viagem. Um dos desafios mais comuns é o desconforto causado pelos gases e prisão de ventre nos bebês, e para isso existem algumas técnicas que podem te ajudar, como as massagens para prevenir e aliviar gases em bebê.
Os gases podem ser uma preocupação para os pais, pois podem causar desconforto, choro no bebê e muitas noites sem dormir. Continue a leitura para entender as possíveis causas dos gases em bebê e aprender uma massagem excelente para preveni-los e aliviá-los.
Por que os bebês têm gases?
Em geral, os gases são resultado do processo digestivo, que pode produzir ar e gases.
Nos bebês, isso ocorre porque o sistema digestivo ainda está em desenvolvimento e pode apresentar algumas dificuldades para eliminar esses gases, o que causa desconforto e cólicas.
Algumas das possíveis causas dos gases em bebê
Outros fatores podem contribuir para o acúmulo de gases no intestino. Abaixo, listamos 10 possíveis causas de gases em bebê:
- Engolir ar durante as mamadas;
- Uso de chupetas;
- Intolerância à lactose;
- Introdução de novos alimentos na dieta;
- Refluxo gastroesofágico;
- Constipação intestinal;
- Uso de fórmulas infantis;
- Cólicas;
- Mudança de posição do bebê (deitado para sentado, por exemplo);
- Fatores emocionais (como estresse e ansiedade materna, que podem afetar a digestão do bebê).
Como prevenir e aliviar os gases em bebê?
As massagens são uma alternativa simples e eficaz para amenizar o desconforto do bebê. Elas ajudam a estimular o sistema digestivo, aumentando o fluxo de sangue e oxigênio para a região abdominal e promovendo a eliminação dos gases acumulados.
Baixe o app Kinedu e participe de aulas de massagem em bebê e outros temas relevantes para pais!
A seguir, te ensino o passo a passo de uma massagem excelente para prevenir e aliviar gases em bebê.
Como fazer a massagem na barriga do bebê
Antes de começar a massagem na barriga do seu bebê, é importante lembrar que a pressão na massagem só deve ser colocada a partir dos quarenta dias de vida para bebês nascidos a termo, ou aguardar a idade corrigida para começar.
Geralmente, utiliza-se um óleo 100% vegetal, mas é sempre importante conversar com o pediatra a respeito, para que ele possa indicar a loção ou o óleo mais adequado para o seu bebê.
É importante escolher um momento do dia em que o seu bebê esteja ativo, disposto e animado para fazer uma atividade nova. Muitas vezes, a massagem é feita pela primeira vez em um horário em que o bebê já está cansado, o que pode não ser tão efetivo. Vale lembrar que a massagem é uma experiência nova para o seu bebê, e que ele precisa se sentir seguro para começar a fazer.
Nesta massagem, todos os movimentos são feitos de dois dedos acima do umbigo para baixo.
Passo a passo da massagem para prevenir e aliviar gases em bebê
Para fazer a massagem na barriga do bebê, siga o passo a passo:
- O primeiro movimento da massagem é alternar a mão direita e esquerda, deslizando para baixo.
- O segundo movimento é segurar as pernas do bebê, apoiá-las para cima com a mão esquerda e deslizar o antebraço direito também dois dedos acima do umbigo para baixo.
- O terceiro movimento é fazer um ponto de interrogação em torno do umbigo ou metade de um círculo, sempre no sentido horário, da esquerda para direita.
- Por fim, o quarto movimento é a chamada “bicicletinha”. Nesse movimento, você deve colocar as mãos atrás do joelho do bebê e levar os dois joelhos em direção à barriga, fazendo uma pressão quando chegar na barriga – as pernas vão e voltam.
A massagem na barriga é uma técnica simples e eficaz para prevenir e aliviar gases em bebê, que pode ser realizada em casa pelos pais. O movimento deve ser suave e delicado, e pode ser realizado por cerca de 10 minutos, duas vezes ao dia.
Caso seu bebê esteja se sentindo desconfortável ou tenha outra demanda (como fome, colo, etc.), fique à vontade para interromper a massagem e continuá-la em outro momento, ou até mesmo no dia seguinte.
Pequenas massagens podem fazer uma grande diferença para o seu pequeno, proporcionando um momento de relaxamento e conforto e criando um vínculo especial entre vocês. Além disso, a massagem pode ajudar a melhorar a digestão, aliviar as cólicas e gases e reduzir o estresse do seu filho.
É importante lembrar que cada bebê é único e pode reagir de forma diferente a cada um desses fatores, e que identificar a causa exata dos gases pode ajudar no tratamento e alívio dos sintomas. Caso o seu bebê apresente gases com frequência ou de forma intensa, é importante consultar um médico pediatra.
Para aprender outras massagens para fazer no seu bebê, baixe o app do Kinedu e acesse aulas sobre este e outros temas importantes para mamães e papais!
Gabriella Demarque é psicóloga, doula e facilitadora de grupos e cursos para pais e cuidadores. Pós-graduada em Psicanálise na Parentalidade e Perinatalidade, é também habilitada em Yoga com bebês, Developmental Baby Massage e Assisting Developmental Delay, Psicologia da Maternidade, Shantala e Banho de Ofurô.