Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Gases em bebê: 4 movimentos para prevenir e aliviar os gases

massagem para gases em bebê

A chegada de um bebê é um momento mágico e especial para toda a família, mas também pode ser um momento desafiador para os pais, especialmente os de primeira viagem. Um dos desafios mais comuns é o desconforto causado pelos gases e prisão de ventre nos bebês, e para isso existem algumas técnicas que podem te ajudar, como as massagens para prevenir e aliviar gases em bebê

Os gases podem ser uma preocupação para os pais, pois podem causar desconforto, choro no bebê e muitas noites sem dormir. Continue a leitura para entender as possíveis causas dos gases em bebê e aprender uma massagem excelente para preveni-los e aliviá-los.

Por que os bebês têm gases?

Em geral, os gases são resultado do processo digestivo, que pode produzir ar e gases.

Nos bebês, isso ocorre porque o sistema digestivo ainda está em desenvolvimento e pode apresentar algumas dificuldades para eliminar esses gases, o que causa desconforto e cólicas. 

Algumas das possíveis causas dos gases em bebê

Outros fatores podem contribuir para o acúmulo de gases no intestino. Abaixo, listamos 10 possíveis causas de gases em bebê:

  1. Engolir ar durante as mamadas;
  2. Uso de chupetas;
  3. Intolerância à lactose;
  4. Introdução de novos alimentos na dieta;
  5. Refluxo gastroesofágico;
  6. Constipação intestinal;
  7. Uso de fórmulas infantis;
  8. Cólicas;
  9. Mudança de posição do bebê (deitado para sentado, por exemplo);
  10. Fatores emocionais (como estresse e ansiedade materna, que podem afetar a digestão do bebê).

Como prevenir e aliviar os gases em bebê?

As massagens são uma alternativa simples e eficaz para amenizar o desconforto do bebê. Elas ajudam a estimular o sistema digestivo, aumentando o fluxo de sangue e oxigênio para a região abdominal e promovendo a eliminação dos gases acumulados.

Baixe o app Kinedu e participe de aulas de massagem em bebê e outros temas relevantes para pais!

A seguir, te ensino o passo a passo de uma massagem excelente para prevenir e aliviar gases em bebê.

Como fazer a massagem na barriga do bebê

Antes de começar a massagem na barriga do seu bebê, é importante lembrar que a pressão na massagem só deve ser colocada a partir dos quarenta dias de vida para bebês nascidos a termo, ou aguardar a idade corrigida para começar. 

Geralmente, utiliza-se um óleo 100% vegetal, mas é sempre importante conversar com o pediatra a respeito, para que ele possa indicar a loção ou o óleo mais adequado para o seu bebê.

X
banner kinedu saúde

É importante escolher um momento do dia em que o seu bebê esteja ativo, disposto e animado para fazer uma atividade nova. Muitas vezes, a massagem é feita pela primeira vez em um horário em que o bebê já está cansado, o que pode não ser tão efetivo. Vale lembrar que a massagem é uma experiência nova para o seu bebê, e que ele precisa se sentir seguro para começar a fazer.

Nesta massagem, todos os movimentos são feitos de dois dedos acima do umbigo para baixo.

Passo a passo da massagem para prevenir e aliviar gases em bebê

Para fazer a massagem na barriga do bebê, siga o passo a passo:

  1. O primeiro movimento da massagem é alternar a mão direita e esquerda, deslizando para baixo.
  2. O segundo movimento é segurar as pernas do bebê, apoiá-las para cima com a mão esquerda e deslizar o antebraço direito também dois dedos acima do umbigo para baixo.
  3. O terceiro movimento é fazer um ponto de interrogação em torno do umbigo ou metade de um círculo, sempre no sentido horário, da esquerda para direita. 
  4. Por fim, o quarto movimento é a chamada “bicicletinha”. Nesse movimento, você deve colocar as mãos atrás do joelho do bebê e levar os dois joelhos em direção à barriga, fazendo uma pressão quando chegar na barriga – as pernas vão e voltam.

A massagem na barriga é uma técnica simples e eficaz para prevenir e aliviar gases em bebê, que pode ser realizada em casa pelos pais. O movimento deve ser suave e delicado, e pode ser realizado por cerca de 10 minutos, duas vezes ao dia.

Caso seu bebê esteja se sentindo desconfortável ou tenha outra demanda (como fome, colo, etc.), fique à vontade para interromper a massagem e continuá-la em outro momento, ou até mesmo no dia seguinte.

Pequenas massagens podem fazer uma grande diferença para o seu pequeno, proporcionando um momento de relaxamento e conforto e criando um vínculo especial entre vocês. Além disso, a massagem pode ajudar a melhorar a digestão, aliviar as cólicas e gases e reduzir o estresse do seu filho.

É importante lembrar que cada bebê é único e pode reagir de forma diferente a cada um desses fatores, e que identificar a causa exata dos gases pode ajudar no tratamento e alívio dos sintomas. Caso o seu bebê apresente gases com frequência ou de forma intensa, é importante consultar um médico pediatra.

Para aprender outras massagens para fazer no seu bebê, baixe o app do Kinedu e acesse aulas sobre este e outros temas importantes para mamães e papais!


Gabriella Demarque é psicóloga, doula e facilitadora de grupos e cursos para pais e cuidadores. Pós-graduada em Psicanálise na Parentalidade e Perinatalidade, é também habilitada em Yoga com bebês, Developmental Baby Massage e Assisting Developmental Delay, Psicologia da Maternidade, Shantala e Banho de Ofurô.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.