Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Intolerância à lactose em bebês

intolerância a lactose em bebê

A intolerância à lactose em bebês acontece quando o organismo não produz as enzimas necessárias para digerir os açúcares compostos nos laticínios. Aprenda como identificar e tratar essa condição.

Um dos problemas mais difíceis de identificar nos primeiros meses de vida é a intolerância à lactose em bebês. É por isso que os cuidadores devem ficar atentos, conhecer os sinais e saber tratar para ajudar seu bebê a lidar com qualquer dificuldade que ele possa desenvolver no futuro.

Se você suspeitar que os sinais de desconforto podem ser devido a algum tipo de intolerância à lactose, o primeiro passo é identificar os sintomas para elaborar um diagnóstico e definir o tratamento apropriado.

Outro elemento importante a considerar é que esse problema é frequentemente confundido com outras condições, como alergia a laticínios, um problema que, embora possua semelhanças, acaba sendo completamente diferente tanto em seu diagnóstico quanto em seu tratamento.

Quer esclarecer suas dúvidas? Neste artigo, abordaremos as perguntas mais frequentes sobre intolerância à lactose em bebê, para que você possa agir de acordo com o problema.

O que é intolerância à lactose em bebê?

A intolerância à lactose em bebê acontece quando o organismo não consegue digerir a lactose, que é o açúcar que compõe laticínios como leite, iogurte e queijo, entre muitos outros alimentos comumente consumidos pelos pequenos.

Dúvidas sobre o tema? Baixe o app Kinedu e fale diretamente com uma nutricionista infantil!

Para que o processo de digestão da lactose possa ocorrer com sucesso, é necessário que o corpo produza naturalmente a quantidade necessária de lactase, uma enzima que reside no intestino delgado, para quebrar a combinação de glicose e galactose, ambos açúcares.

Quando esse processo não ocorre naturalmente, os sintomas da intolerância à lactose aparecem no bebê.

Sintomas de intolerância à lactose

Os principais sintomas de intolerância à lactose podem aparecer quando o bebê manifesta dor de estômago, inchaço na região abdominal ou dificuldade em ganhar peso naturalmente.

É também comum que apresente diarreia com fezes aquosas e espumosas, excesso de gases, dor no momento de fazer cocô – que geralmente é expressada com choro – e alergia ou erupção cutânea na área do reto, devido à irritabilidade causada pela diarreia.

Um bebê com intolerância à lactose pode apresentar um ou vários desses sintomas. Se for o caso do seu filho, é recomendável levá-lo ao seu pediatra de confiança para uma análise de rotina.

X
banner kinedu saúde

Como saber se o bebê tem intolerância à lactose?

Quando há dúvidas sobre se um bebê é intolerante à lactose, algumas das perguntas que vêm à mente das mães são: devo parar de amamentar? O leite materno está causando danos ao meu bebê?

Em geral, é recomendado continuar amamentando, pois, embora seja possível que bebês mais novos, nos primeiros meses de vida, ainda não tenham produzido enzimas suficientes de lactase para realizar o processo digestivo da lactose adequadamente, eles irão produzi-las progressivamente e de forma natural à medida que crescerem.

Existem, também, muitos casos assintomáticos de bebês com intolerância à lactose.

De qualquer forma, embora seja frequentemente vista como vilã, a verdade é que a lactose é saudável e necessária para o desenvolvimento do seu filho, pois possui grandes benefícios nutricionais, principalmente provenientes do leite materno.

Por outro lado, se você perceber que seu bebê está muito desconfortável ao amamentar ou começar a observar sinais claros de desnutrição ou impossibilidade de ganho de peso, é melhor levá-lo o mais rápido possível ao pediatra para ter um diagnóstico confiável e proceder com o tratamento adequado.

Como tratar um bebê com intolerância à lactose?

O tratamento depende essencialmente das causas do problema digestivo no bebê. Uma das causas mais comuns é a alactasia, que se manifesta quando o organismo não produz lactase e é, na maioria dos casos, de origem genética.

Há também a hipolactasia, que ocorre quando o bebê produz as enzimas, mas de maneira insuficiente devido ao fato de seu intestino ainda não estar completamente formado. Por isso, a hipolactasia costuma aparecer nos primeiros 33 meses de vida do pequeno.

Alguns tratamentos indicam reduzir um pouco a frequência do aleitamento ou interrompê-lo por um período determinado, que geralmente não excede quatro semanas, mas isso dependerá do caso específico do bebê. O mesmo se aplica aos pequenos que se alimentam com fórmula.

No caso daqueles que são mais velhos e já comem alimentos sólidos, também pode ser recomendada a eliminação temporária de laticínios até que os sintomas desapareçam e que seja observado que sua saúde foi recuperada.

Para tratar a intolerância à lactose em bebê, o melhor a se fazer é procurar o pediatra ou um nutricionista infantil. Considere fazer isso antes de tomar qualquer decisão, pois o primeiro passo é realizar o diagnóstico correto, descartando outras condições, como a alergia ao leite.

Outro cenário que ocorre com frequência é a intolerância à lactose temporária, que comumente se manifesta depois que a criança superou uma infecção viral ou qualquer doença que cause inflamação no intestino.

Há muitos produtos de consumo infantil que contêm lactose, por isso é importante estar sempre atento ao rótulo dos alimentos caso o pediatra tenha recomendado a eliminação temporária de laticínios em sua dieta. Caso tenha qualquer dúvida sobre o tema, baixe o nosso app e fale diretamente com uma nutricionista infantil ou participe de nossas aulas sobre amamentação, introdução alimentar e muito mais!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.