Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Os primeiros anos: desenvolvimento cognitivo

Os bebês são como pequenos cientistas. Eles experimentam de forma proativa tudo que está em seu mundo para descobrir como funciona. A cognição de um bebê – ou o grupo de processos mentais que incluem pensamento abstrato, memória, resolução de problemas e atenção – ajuda nesta compreensão do mundo.

Um dos primeiros grandes avanços que seu bebê terá é começar a desenvolver um sentimento de independência, ou seja, o sentimento de que ele pode fazer as coisas por si mesmo. Isso está ligado à compreensão de causa e efeito – muito importante quando se trata de entender como o mundo funciona.

X
banner kinedu desenvolvimento

No primeiro aniversário do seu bebê, ele já terá o conhecimento de que as pessoas e os objetos continuam existindo mesmo quando não consegue vê-los. Você notará este avanço na permanência do objeto quando ele começar a encontrar seus brinquedos quando eles estiverem fora do seu campo visual – fazendo com que algumas brincadeiras fiquem um pouco desatualizadas, mas tornando o “esconde-esconde” muito mais divertido. Por volta dessa mesma época, a capacidade de atenção do seu bebê ficará melhor. Embora ele ainda continue se mexendo bastante, ele poderá manter seu interesse por um brinquedo por quinze minutos. Nada mal, se comparado a alguns meses atrás, em que dois minutos já eram suficientes para ele ficar entediado. Você pode ir aumentando a quantidade de brinquedos e objetos com os quais ele está familiarizado para mantê-lo interessado, mas é provável que ele consiga encontrar esses objetos sozinho, enquanto deixa sua casa toda bagunçada. Essa brincadeira feita de forma aleatória é a sua maneira de aprender sobre o mundo, e é importante para o seu desenvolvimento cognitivo. Para mantê-lo seguro, certifique-se de que não há nada perigoso em que ele possa colocar as mãos. Ele colocará qualquer coisa que encontrar na boca. No entanto, incentive este momento de brincadeiras, pois isso o ajudará na construção de suas ideias sobre texturas, formas, gravidade e como o mundo funciona!

Nos primeiros anos, seu bebê terá uma curiosidade insaciável e estará à procura de novas conquistas. Ele demonstrará uma melhora na capacidade de processar as informações, lembrar e conceituar – tudo isso faz parte do rápido desenvolvimento cognitivo que está ocorrendo no cérebro dele.

Fortaleça o desenvolvimento do seu filho realizando as atividades cognitivas do Kinedu que focam em espaço, medida, forma, expressão artística, criatividade e capacidade de raciocínio. Aqui está uma das nossas atividades favoritas. Nos conte sobre o que você achou dela!

Artigos Relacionados

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.