X
X

Os primeiros anos: desenvolvimento cognitivo

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Os bebês são como pequenos cientistas. Eles experimentam de forma proativa tudo que está em seu mundo para descobrir como funciona. A cognição de um bebê – ou o grupo de processos mentais que incluem pensamento abstrato, memória, resolução de problemas e atenção – ajuda nesta compreensão do mundo.

Um dos primeiros grandes avanços que seu bebê terá é começar a desenvolver um sentimento de independência, ou seja, o sentimento de que ele pode fazer as coisas por si mesmo. Isso está ligado à compreensão de causa e efeito – muito importante quando se trata de entender como o mundo funciona.

X
banner kinedu desenvolvimento

No primeiro aniversário do seu bebê, ele já terá o conhecimento de que as pessoas e os objetos continuam existindo mesmo quando não consegue vê-los. Você notará este avanço na permanência do objeto quando ele começar a encontrar seus brinquedos quando eles estiverem fora do seu campo visual – fazendo com que algumas brincadeiras fiquem um pouco desatualizadas, mas tornando o “esconde-esconde” muito mais divertido. Por volta dessa mesma época, a capacidade de atenção do seu bebê ficará melhor. Embora ele ainda continue se mexendo bastante, ele poderá manter seu interesse por um brinquedo por quinze minutos. Nada mal, se comparado a alguns meses atrás, em que dois minutos já eram suficientes para ele ficar entediado. Você pode ir aumentando a quantidade de brinquedos e objetos com os quais ele está familiarizado para mantê-lo interessado, mas é provável que ele consiga encontrar esses objetos sozinho, enquanto deixa sua casa toda bagunçada. Essa brincadeira feita de forma aleatória é a sua maneira de aprender sobre o mundo, e é importante para o seu desenvolvimento cognitivo. Para mantê-lo seguro, certifique-se de que não há nada perigoso em que ele possa colocar as mãos. Ele colocará qualquer coisa que encontrar na boca. No entanto, incentive este momento de brincadeiras, pois isso o ajudará na construção de suas ideias sobre texturas, formas, gravidade e como o mundo funciona!

Nos primeiros anos, seu bebê terá uma curiosidade insaciável e estará à procura de novas conquistas. Ele demonstrará uma melhora na capacidade de processar as informações, lembrar e conceituar – tudo isso faz parte do rápido desenvolvimento cognitivo que está ocorrendo no cérebro dele.

Fortaleça o desenvolvimento do seu filho realizando as atividades cognitivas do Kinedu que focam em espaço, medida, forma, expressão artística, criatividade e capacidade de raciocínio. Aqui está uma das nossas atividades favoritas. Nos conte sobre o que você achou dela!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

5 comentários em “Os primeiros anos: desenvolvimento cognitivo”

  1. Pingback: Como estimular o aprendizado de um segundo idioma - Kinedu Blog

  2. Pingback: Desenvolvimento infantil: o guia completo - Kinedu Blog

  3. Pingback: Por que usar aplicativo para acompanhar o desenvolvimento e crescimento do bebê? - Kinedu Blog

  4. Pingback: O que são e como acompanhar os marcos do desenvolvimento infantil? - Kinedu Blog

  5. Pingback: A ciência por trás da imitação diferida - Kinedu Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *