Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Entenda a importância da rede de apoio materno

entenda a importância da rede de apoio materno

A rede de apoio materno proporciona o suporte emocional necessário após o nascimento do seu bebê e o auxílio nos cuidados do dia a dia.

Há um velho ditado que diz: “quando nasce um bebê, nasce também uma mãe”. Afinal, tudo é novo para a criança, mas para a mulher também. Especialmente para mães de primeira viagem, existem grandes mudanças no estilo de vida, nas prioridades e nos sentimentos. Por isso, uma rede de apoio materno faz muita diferença.

Com o auxílio de outras pessoas, você consegue enfrentar melhor os desafios dos primeiros anos da infância. Isso vai desde um suporte emocional até ajuda prática com cuidados com seu bebê. Para entender melhor sobre o assunto, continue a leitura!

Qual é a importância da rede de apoio materno?

Após o nascimento do seu bebê, é normal passar por um choque. Ocorrem mudanças muito grandes na rotina e no estilo de vida, o que pode levar a sentimentos de apreensão e solidão. Uma rede de apoio materno ajuda a lidar com essa fase, fornecendo suporte emocional.

Além disso, a rede de apoio é importante por questões práticas: é normal ter dificuldades nos cuidados com o seu bebê, principalmente se essa experiência for inédita. A amamentação, a troca de fraldas, o sono e até mesmo cortar as unhas podem ser tarefas menos desafiadoras se você puder contar com alguém.

Sem contar na gestão de rotina, sobretudo se você precisa conciliar trabalho e maternidade. É fundamental ter pessoas de confiança por perto para dividir os cuidados com o seu bebê.

Como estabelecer uma rede de apoio materno?

Muita gente pode estar envolvida na sua rede de apoio materno: todos aqueles em que você confia. Isso vai desde o pai do seu bebê até avós, outros familiares, amigos e pessoas do seu convívio com experiência na criação dos pequenos.

A dica é não encarar a maternidade como uma tarefa que deve ser feita exclusivamente por você. As pessoas queridas à sua volta certamente entenderão os desafios desse momento e não hesitarão em ajudar.

Além disso, veja abaixo algumas possibilidades para a sua rede de apoio para maternidade!

Profissionais da saúde e consultores

Médicos, enfermeiros e outros profissionais de confiança são as melhores opções para tirar dúvidas e garantir a saúde e o bem-estar do seu bebê. Além disso, existem serviços de consultoria em amamentação, muitas vezes oferecidos nos próprios hospitais ou clínicas em que é feito o acompanhamento pré-natal.

Grupos de maternidade

Vale a pena estabelecer conexões com outras mães de bebês para que, assim, umas possam ajudar as outras e compartilhar o suporte emocional de quem entende igualmente os desafios da maternidade.

Você pode encontrá-las em aulas de yoga para gestantes, nas reuniões da escola, em grupos nas redes sociais, entre outras ocasiões.

O app Kinedu

Outra grande contribuição para a rede de apoio materno é ter uma base de dados com conhecimentos, experiências e especialistas que possam contribuir com a criação do seu pequeno e as dúvidas que possam surgir. Por isso, convidamos você a conhecer o Kinedu.

O Kinedu é um aplicativo desenvolvido por especialistas em primeira infância! Por lá, você encontra diversos conteúdos que podem auxiliar nos primeiros anos do seu bebê, como:

  • Grupos de discussão sobre diversos temas;
  • Sessões de brincadeiras e aulas ao vivo com a presença de outros pais;
  • Agendamento de sessões individuais com especialistas em amamentação, sono, nutrição e outros temas;
  • Planos de atividades personalizados de acordo com o desenvolvimento do seu bebê.

Até aqui, você viu que uma rede de apoio materno tem grande importância, sobretudo para as mães de primeira viagem, não é? Por isso, conte sempre com as pessoas queridas à sua volta, com profissionais e com o app Kinedu!

Então, baixe o app gratuitamente e tenha sempre por perto os conteúdos desenvolvidos por especialistas para auxiliar nessa fase!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.