Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Picolé de leite materno: entenda quando e como oferecer o “peitolé”!

picolé de leite materno

Não aguenta ver seu bebê chorar com a dor da dentição? Veja como preparar o picolé de leite materno e amenize o sofrimento nessa fase!

Mordedor gelado, toalhinha fria e fruta congelada são algumas alternativas para aliviar a dor da dentição. Mas, além dessas opções, você já ouviu falar do peitolé? Também conhecido como “tetolé”, trata-se de um picolé de leite materno criado para acalmar os bebês ou ajudar a refrescá-los nos dias quentes.

Neste artigo, entenda quando usar e como preparar o peitolé, além dos cuidados necessários para produzir com segurança esse alimento. Boa leitura!

Quando o picolé de leite materno é indicado?

O picolé feito com leite materno é indicado principalmente quando os dentinhos do bebê começam a nascer. Nessa fase, a gengiva fica inchada e dolorida, o que acaba incomodando muito. Para aliviar o desconforto, o indicado é aplicar algo gelado na região, fazendo com ela seja anestesiada e proporcione uma sensação calmante.

Por esse motivo, o peitolé é uma boa opção durante o processo de dentição, sendo que seu uso é mais seguro do que o de pomadas, géis e outros medicamentos anestésicos. O picolé também é usado para aliviar os dias quentes do verão, refrescando o bebê do calor intenso.

Para evitar que o picolé comece a “competir” com a amamentação, é importante oferecê-lo só a partir dos 6 meses — período em que a deglutição também está mais madura. Além de ser uma alternativa mais natural e saudável, a maioria dos bebês adora esse leite congelado, que pode ser usado como se fosse um mordedor para aliviar a coceira na gengiva.

X
Nestlé banner webp

Como preparar o peitolé?

O processo para fazer o picolé de leite materno é muito simples. Você só vai precisar dos seguintes itens:

  • leite materno recém-extraído;
  • forminhas de gelo ou de sorvete (sem bisfenol A) bem higienizadas.

Encha as forminhas com o leite materno e leve ao freezer. Depois de congelar, desenforme, e pronto! Para ficar ainda mais fácil, a dica é deixar todos os picolés já desenformados dentro de potinhos higienizados. Assim, sempre que seu bebê se sentir incomodado com os dentinhos ou o dia estiver muito quente, basta pegar um peitolé e oferecer a ele.

Quais são os cuidados necessários no preparo?

Apesar das vantagens do picolé de leite materno, é importante tomar algumas precauções no preparo para garantir a saúde do seu bebê. Para começar, é fundamental higienizar muito bem as forminhas que você vai usar.

Esse cuidado também deve ser observado no processo de ordenha e manipulação do leite materno. Além disso, evite acrescentar qualquer outro ingrediente ao peitolé, principalmente se o seu filho ainda tiver menos de 6 meses de vida.

Para finalizar, também é bom lembrar que o picolé de leite materno não deve ser usado com o objetivo de alimentar o seu bebê, mas sim para aliviar o calor ou as dores do nascimento dos dentes. Afinal, o melhor alimento para a nutrição do bebê é sempre o leite materno em temperatura natural.

No kinedu | aprender, você pode assistir a uma aula sobre o uso do peitolé e outras formas de aliviar a dor da dentição do seu bebê, além de centenas de outras aulas de especialistas sobre amamentação, introdução alimentar, saúde, desenvolvimento e outros temas. Baixe o app e teste 7 dias GRÁTIS!

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.