Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conheça 7 atividades com números para educação infantil

atividades com números para educação infantil

A matemática pode ser muito divertida! Veja 7 dicas de atividades com números para educação infantil e ajude as crianças a se familiarizarem com ela.

A matemática está presente em muitas situações da nossa vida e é muito importante para a compreensão do mundo. Apesar disso, é muitas vezes uma das disciplinas mais temidas na trajetória escolar. Com uma abordagem lúdica e com contextos concretos desde a primeira infância, isso pode ser evitado.

Atividades com números para Educação Infantil que realmente ajudem a despertar a curiosidade natural da criança são muito bem-vindas. Assim, ela cria um interesse genuíno em relação à matemática, o que pode definir todo o relacionamento com essa área do conhecimento ao longo dos próximos anos.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades de desenvolvimento infantil!

E o melhor é que os pais podem contribuir com isso desde cedo — há inúmeros impactos positivos em educar e estimular crianças pequenas em casa. Pensando nisso, separamos 7 atividades lúdicas com números para você fazer com seu filho. Confira!

Sugestões de atividades com números para educação infantil

1. Boliche

Para essa atividade, você precisará de:

  • 10 tubos de papel higiênico;
  • tintas e pincéis;
  • marcador permanente;
  • 1 bola.

Primeiro, chame seu filho e pintem juntos os tubos de papel, cada um de uma cor diferente. Depois, utilize um marcador para escrever os números de 1 a 10, um número por rolo.

Agora, é só diversão! Posicione os tubos a certa distância de vocês e brinquem de jogar a bola para derrubar o máximo que conseguirem. Para contribuir ainda mais com o reconhecimento numérico, pergunte para seu pequeno quantos tubos foram atingidos e quais são os números de cada um.

2. Areia mágica

Essa atividade favorece o desenvolvimento cognitivo. Mais especificamente, ela ajudará a aperfeiçoar as habilidades matemáticas visuais e o entendimento sobre conceitos de quantidades e espacialidades.

É muito simples! Em um tanque de areia, deixe seu filho construir o que ele quiser: castelos, montanhas etc. Enquanto isso, converse com ele sobre a brincadeira para fortalecer a conexão de vocês com uma interação significativa.

Aproveite esse momento de conversa e diversão para fazer perguntas simples sobre os conceitos numéricos. Por exemplo: faça dois montes de areia de tamanhos diferentes e pergunte qual é maior e qual é menor. Depois, jogue um pouco mais e pergunte se agora há mais ou menos areia, e assim por diante.

3. Comparando quantidades

Para crianças com mais de 48 meses (4 anos), já é possível introduzir a comparação de quantidades numéricas pequenas. Encontre um lugar tranquilo e confortável, onde seu filho possa se sentar e escrever. Comece explicando para ele que alguns números representam quantidades maiores que outros.

Você pode utilizar objetos do ambiente para exemplificar isso, ou mesmo partes do corpo. Por exemplo, temos duas orelhas e, em cada mão, cinco dedos. Aproveite tópicos que sejam do interesse do seu filho para engajá-lo no assunto com os exemplos.

Para terminar a explicação, use a ficha de atividade “Comparando quantidades” e peça para que ele circule com giz de cera o grupo com maior quantidade de objetos em cada linha — você pode ajudá-lo na contagem.

X
banner kinedu desenvolvimento

Se ele já souber escrever os números, peça para que coloque ao lado de cada grupo o numeral correspondente à quantidade de objetos. Você também pode ajudar mostrando como se escreve cada número em uma folha em branco e, em seguida, pedindo para que ele tente copiar.

4. Roda com ganchos

Essa também é uma das atividades lúdicas com números que favorecem a familiaridade com o universo matemático enquanto seu filho se diverte. Para ela, providencie:

  • cartolina ou papelão;
  • prendedores de roupa;
  • adesivos;
  • marcador permanente.

Para começar, pegue a cartolina ou o papelão e corte um círculo. Depois, divida em 10 partes iguais e, dentro de cada parte, coloque adesivos em quantidade correspondente para representar as quantidades de 1 a 10.

Baixe GRÁTIS o Kinedu para iPhone ou Android!

Prepare também 10 prendedores de roupa, cada um com os números de 1 a 10 desenhados neles com o marcador. Agora, desafie seu pequeno a colocar o prendedor correspondente a cada parte do círculo, de acordo com o numeral representado no prendedor e a quantidade de adesivos.

5. Torre de copos

Montar torres de copos é sempre diversão garantida para a criançada, não é? Você pode aproveitar esse momento para estimular a habilidade de contagem do seu filho. Providencie um pacote com 100 copos de plástico e chame a família toda para montar uma torre o mais alta possível.

Depois de pronta, pergunte se ele consegue descobrir quantos copos foram usados. Então, ajude-o a contar até 100. Quando terminarem, vocês também podem destruir a torre juntos — essa parte costuma divertir bastante as crianças.

6. Pratos com barbantes

Se seu filho já está familiarizado com os números, que tal partir para um desafio maior? Por exemplo, a contagem por dezenas! Essa é uma das atividades com números para Educação Infantil que também favorece o desenvolvimento da coordenação motora fina. Para ela, você precisará de:

  • pratos de papel ou plástico;
  • furador de papel;
  • fita adesiva;
  • barbante;
  • marcador permanente.

Antes de chamar seu filho para brincar, faça 10 furos nas bordas do prato usando o furador, tentando deixá-los com o mesmo espaçamento. Depois, escreva as dezenas de 10 a 100 embaixo de cada furo, em ordem aleatória. Por exemplo: 20, 80, 10, 50 etc.

Quando estiver pronto, entregue o prato e um barbante para seu filho. O desafio é inserir o barbante nos furos em sequência, começando pelo 10 até o 100. Quando ele acertar o furo, você pode fixar o barbante com uma fita adesiva. Lembre-se de comemorar bastante quando ele terminar a sequência!

7. Supermercado

O mais legal das atividades lúdicas com números é que seu pequeno aprende enquanto brinca. Uma das brincadeiras de “faz de conta” mais comuns na infância é a de caixa de supermercado ou loja, não é? Por isso, se puder, adquira uma caixa registradora de brinquedo.

Utilize os outros brinquedos da casa como estoque e coloque em prática as habilidades de adição do seu pequeno enquanto você será cliente. Use números pequenos para colocar os brinquedos à venda e escolha mais de um para comprar, pedindo que seu caixa-mirim some o valor total da compra.

Você também pode remover alguns objetos após o valor total, para que ele treine a subtração. Será diversão na certa!

Com essas atividades com números para Educação Infantil, você ajudará seu filho a ter familiaridade com a matemática desde cedo. No app do Kinedu, você encontra muitas outras sugestões de atividades e brincadeiras que contribuem com o desenvolvimento infantil em vários aspectos.

Então, baixe gratuitamente o app Kinedu para conferir +1.800 atividades adequadas para a idade e o nível de desenvolvimento do seu filho!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.