Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bebê de 6 semanas: Desenvolvimento, Sono e Mais!

tudo sobre o seu bebê de 6 semanas

O quanto seu bebê deve comer e dormir? O que seu bebê pode ver com seis semanas de idade? Saiba tudo sobre o bebê de 6 semanas.

Após o primeiro mês com seu recém-nascido, você provavelmente começou a se acostumar com a maternidade. Cada dia traz novos e empolgantes desenvolvimentos e pode parecer que seu pacotinho de alegria está crescendo e mudando diante dos seus olhos.

Talvez você perceba que seu bebê começou a sorrir para você e a mostrar mais da sua personalidade. Como resultado de tantas mudanças, você pode estar se perguntando o que esperar do seu pequeno nessa semana.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!

Leia mais para descobrir tudo que você precisa saber mais sobre o seu bebê de 6 semanas, incluindo o peso médio, os marcos do desenvolvimento do bebê, seu desenvolvimento visual, a regularidade do sono e mais.

Qual é o peso médio do bebê de 6 semanas?

Uma das preocupações mais comuns dos pais de primeira viagem é o peso do bebê. Por isso, todos os novos pais e cuidadores querem se certificar de que seu bebê está ingerindo a quantidade certa de nutrientes para crescer e se desenvolver adequadamente.

Talvez você se sinta melhor ao saber que a média de peso para bebês de 6 semanas é variada e que os bebês terão pesos diferentes que são considerados normais para esta idade. Se o seu bebê está comendo, urinando e evacuando de forma regular, geralmente não há motivo para preocupação. 

Uma curiosidade sobre peso é que a maioria dos bebês perde de 5% a 10% do peso do nascimento quando saem do hospital e vão para casa. Depois disso, você pode esperar que seu filho ganhe uma média de 113g a 198g por semana até que ele complete 4 semanas. Assim, um recém-nascido deve retornar ao peso do nascimento quando tiver 4 semanas.

Isso significa que a média de peso para um bebê de seis semanas é de 900g a mais que o peso do nascimento, e, ao fim dos dois primeiros meses, será de aproximadamente 1,8kg a mais que o peso do nascimento. Seu pediatra irá monitorar o peso do seu bebê durante as consultas regulares após o nascimento.

O que um bebê de 6 semanas já faz?

Ver o seu bebê alcançar os marcos do desenvolvimento é uma das partes mais recompensadoras de ser um pai ou mãe. Sendo assim, quando seu bebê completar seis semanas, talvez você se pergunte o que ele deveria saber fazer ou o que ele aprenderá nesta idade.

Um dos marcos do desenvolvimento mais empolgantes nesta idade é o primeiro sorriso do seu bebê. Com seis semanas, seu bebê não está apenas sorrindo involuntariamente, mas dando o sorriso social! Além desse marco do desenvolvimento super fofo, observe os seguintes marcos do desenvolvimento do bebê de 6 semanas:

  • Aumento do controle do pescoço: certifique-se de colocar seu bebê de bruços para fortalecer o músculo do pescoço e incentivar seu desenvolvimento;
  • Conseguir reconhecer os pais e cuidadores;
  • Colocar as mãos na boca: com 6 semanas, seu bebê começará a usar as mãos e dedos para sugar, pois ele estará aprendendo a se acalmar sozinho;
  • Balbuciar e fazer sons guturais;
  • Comer com mais eficiência e sob demanda;
  • Audição completamente desenvolvida;
  • Virar a cabeça em direção aos sons.

Ao fim do segundo mês, seu bebê terá muitas habilidades novas e empolgantes para praticar, e muitas outras estarão apenas começando na marca de seis semanas. Você pode acompanhar todos os marcos de desenvolvimento do seu bebê no app do Kinedu e falar com especialistas se surgir alguma dúvida!

O que um bebê de 6 semanas consegue enxergar?

Ao nascer, a visão do seu bebê era de algo entre 20/200 e 20/400. No início da vida do seu bebê, sua visão é embaçada e só consegue focar em objetos a 20-25cm de distância do seu rosto. Porém, não se preocupe: a visão do seu bebê melhora a cada semana, e, com 6 semanas, seu pequeno pode enxergar a até 30cm de distância.

X
banner kinedu desenvolvimento

Seu bebê de 6 semanas pode ver e focar no rosto das pessoas e está começando a reconhecer e distinguir os rostos de seus pais e cuidadores.

Mesmo que seu bebê possa ver as cores, seu cérebro ainda não consegue distinguí-las tão claramente quanto os cérebros de crianças mais velhas ou adultos. Seu bebê consegue definir características faciais e formas seguindo as linhas onde a escuridão e a luz se encontram.

À medida que seu bebê começa a focar e se interessar mais pelo mundo, algumas formas de você ajudá-lo a desenvolver sua visão já são possíveis.

Algumas formas de ajudar com a visão do seu bebê são:

  • Coloque um móbile sobre o berço – seu bebê vai adorar olhar para os objetos em movimento;
  • Use um espelho não-quebrável na hora de colocar seu bebê de bruços, assim ele poderá examinar e focar em seu próprio rosto;
  • Introduza brinquedos com cores chamativas ou preto-e-branco – qualquer coisa que tenha um contraste alto e formas interessantes chamará a atenção do seu bebê de 6 semanas;
  • Leia para seu bebê e certifique-se de mostrar as figuras de perto, para que ele veja as imagens.

Incentivando e ajudando a desenvolver a visão do seu bebê você também estará incentivando a curiosidade, atenção, memória e o sistema nervoso a se desenvolverem.

Quanto o bebê de 6 semanas come? 

Em média, um bebê de 6 semanas deve beber entre 700 e 950 ml de leite materno ou fórmula a cada 24 horas, o equivalente a 8 a 12 mamadas por dia.

Caso você esteja alimentando seu bebê com fórmula, pode ser mais fácil ficar tranquilo em relação à quantidade de leite que seu bebê de 6 semanas está consumindo. Contudo, para mães que amamentam, pode ser mais difícil saber se o bebê está consumindo leite o suficiente em suas mamadas.

Confira alguns sinais de que seu bebê está consumindo leite o suficiente com 6 semanas de idade:

  • Ganho de peso adequado;
  • 8 a 12 mamadas diárias;
  • Seu bebê fica ativo e alerta quando acordado;
  • Pega de amamentação adequada;
  • Completa uma sessão de amamentação.

Se você estiver preocupada com a quantidade de leite que seu bebê está consumindo, certifique-se de conversar com seu pediatra ou com um especialista em aleitamento materno.

Por quanto tempo um bebê de 6 semanas deve dormir?

Seu bebê de 6 semanas deve dormir uma média de 16 horas por dia. Contudo, provavelmente seu bebê não irá dormir à noite neste período.

De acordo com a National Sleep Foundation, a média de sono apropriada para seu bebê de 6 semanas é de 14 a 19 horas. Como cada bebê é único e diferente, seu bebê pode dormir um pouco mais ou um pouco menos nessa idade.

Se o seu bebê dormir menos de 11 horas ou mais de 19 horas, você deve consultar seu pediatra. Dormir menos que 11 horas por dia é insuficiente para o crescimento e desenvolvimento do seu bebê, e mais que 19 horas pode ser um indicador de um problema de saúde subjacente, além de não permitir que seu filho receba o número adequado de mamadas ou estímulos de que precisa.

Para aprender mais sobre o seu bebê de 6 semanas e obter ajudar de especialistas em primeira infância e desenvolvimento infantil, faça o download do app Kinedu gratuitamente hoje!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.