X
X
combinar-amamentacao-e-ordenha

Como combinar amamentação e ordenha de leite materno

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Saiba como combinar amamentação e ordenha, descubra os benefícios dessa prática e aprenda a coordenar a ordenha ao amamentar um recém-nascido. 

A escolha de amamentar seu filho trará vários benefícios maravilhosos para você e seu bebê. Para muitas novas mães, escolher amamentar pode ser muito pesado no início, principalmente se elas forem ordenhar o leite materno.

Aprender a combinar a amamentação com a ordenha, por que e como fazer a ordenha e outras preocupações são perfeitamente normais. Leia mais para saber mais sobre estes tópicos e também quais são os benefícios de incorporar uma rotina de ordenha à sua rotina de amamentação.

Quais são os benefícios da ordenha do leite materno?

Amamentar seu recém-nascido é um compromisso. Ao fazer os preparos para amamentar seu bebê, o pensamento de começar a ordenhar o leite materno pode ser ainda mais estressante.

Você pode até se perguntar se você precisa ordenhar seu leite se você está amamentando exclusivamente. Embora você não precise ordenhar para conseguir amamentar seu bebê, há várias razões para você querer ou precisar combinar a amamentação com a ordenha.

Algumas das razões mais comuns para as mulheres escolherem ordenhar o leite materno enquanto amamentam são:

  • Ajudar a aumentar a produção de leite: Há muitas razões para que você ache necessário incentivar seu corpo a produzir mais leite. Um fluxo baixo de produção de leite pode ser resultado de medicações, hormônios, pega de amamentação inadequada, dentre outros. Como seu leite é produzido sob demanda, ordenhar regularmente combinado com a amamentação pode te ajudar a aumentar sua produção de leite.
  • Aliviar as mamas cheias: Às vezes, ao amamentar, seus seios podem ficar inchados quando estiverem cheios de leite. Ordenhar pode ajudar a aliviar o inchaço e o desconforto. A ordenha pode ajudar a prevenir o inchaço, bem como complicações dolorosas como mastite
  • Ter leite extra para mamadeiras: Ordenhar durante o período de amamentação possibilita armazenar e usar o leite para dar mamadeira quando você não estiver disponível para amamentar. Quer seja por motivos de retorno ao trabalho, uma doença repentina, ou para a possibilidade de outros cuidadores alimentarem seu bebê, ordenhar torna muito mais fácil continuar a amamentar exclusivamente com leite materno por mais tempo.

Uma vez que você tenha decidido combinar amamentação e ordenha, é importante aprender o quanto você puder sobre como e quando incorporar a ordenha à sua rotina de amamentação.

Baixe gratuitamente o Kinedu e converse com nossos especialistas para tirar suas dúvidas sobre amamentação e ordenha!

Como combinar a ordenha com a amamentação de um recém-nascido

Caso você tenha decidido que iria ordenhar e amamentar antes mesmo de seu bebê nascer, muitos hospitais têm consultores em aleitamento materno que podem te ensinar como combinar a ordenha com a amamentação e quando ordenhar enquanto amamenta um recém-nascido.

Embora o hospital ou centro de parto tenha bombas de leite disponíveis, é uma boa ideia levar a sua, para que você possa começar a usar a bomba que terá em casa.

X
banner kinedu alimentação bebê

Caso você ordenhe enquanto amamenta nas primeiras duas semanas do seu bebê, é recomendado que você ordenhe de uma maneira que siga o estilo de amamentação do seu bebê. Recém-nascidos se alimentam por concentração de mamadas, o que significa que suas mamadas são mais breves e mais frequentes.

Durante este período, você irá querer praticar o que chamamos de Power Pump (que nada mais é que uma simulação da sucção do bebê para estimular a produção de leite materno). Você vai querer tentar incorporar duas sessões de Power Pump por dia durante as duas primeiras semanas de amamentação do seu recém-nascido.

Confira um exemplo de cronograma de Power Pump:

  • Ordenhar por 20 minutos
  • Descansar por 10 minutos 
  • Ordenhar por 10 minutos
  • Descansar por 10 minutos 
  • Ordenhar por 10 minutos 

Depois que você e seu bebê tiverem se ajustado a uma rotina mais regular e a um cronograma de amamentação, você pode querer continuar a ordenhar para ter um estoque extra de leite. Ao fazer isso, você deverá ordenhar imediatamente após cada mamada.

Confira um exemplo de cronograma de amamentação e ordenha para recém-nascidos:

  • 05h  – Amamentação seguida de ordenha por 10 a 15 minutos
  • 07h – Amamentação
  • 10h – Amamentação
  • 12h – Amamentação seguida de ordenha por 10 a 15 minutos
  • 14h – Amamentação
  • 16h – Amamentação
  • 19h – Amamentação
  • 21h – Amamentação seguida de ordenha por 10 a 15 minutos
  • 04h – Amamentação

Lembre-se de que cada recém-nascido se alimenta em intervalos únicos. O objetivo ao combinar amamentação com ordenha é de ordenhar por 10 a 15 minutos após você amamentar seu bebê, em uma média de 3 vezes por dia.

Dicas para ordenhar leite materno

Há muitas coisas para aprender e ajustar durante os primeiros meses como mãe. Escolher amamentar seu bebê e ordenhar o leite materno demanda tempo e paciência. Certifique-se de beber bastante água e descansar sempre que você puder.

Confira algumas dicas para facilitar a ordenha de leite materno:

  • Invista em uma boa bomba de leite. Modelos elétricos podem salvar a sua vida;
  • Se hidrate e coma alimentos saudáveis e ricos em nutrientes;
  • Encontre um lugar calmo e relaxante para fazer a ordenha;
  • Armazene o leite materno apropriadamente;
  • Mantenha o cronograma de ordenha e amamente seu bebê em livre demanda;
  • Quando você precisar, peça ajuda.

A amamentação é o maior compromisso que você deve ter com a saúde e nutrição do seu filho. Cada mãe e cada bebê são únicos. À medida que seu bebê cresce, seu leite irá mudar.

Você pode descobrir, à medida que o tempo passa, que suas razões para fazer a ordenha podem mudar. Até mesmo as mães mais experientes, que já sabem como combinar a amamentação com ordenha, precisarão de ajuda em algum momento.

Por essa razão, para solucionar todas as dúvidas sobre ordenha, armazenamento do leite e aleitamento materno, convidamos você a baixar o aplicativo Kinedu e conferir aulas de especialistas em amamentação!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *