Sabe aquele período do dia em que seu bebê fica mais agitado e chora sem motivo aparente? Pode se tratar da inevitável hora da bruxa.
Seu bebê costuma ficar agitado sempre no mesmo horário ao cair da noite, e parece que nada do que você faça consegue acalmá-lo? É bem provável que ele esteja passando pela hora da bruxa. Não há com o que se preocupar, pois trata-se de um fenômeno comum que atinge os bebês em seus primeiros meses de vida.
Deseja saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste conteúdo e saiba como ajudar seu pequeno a passar por essa fase. Boa leitura!
Afinal, o que é a hora da bruxa?
A hora da bruxa é o período do dia em que o bebê fica mais agitado e choroso, fazendo com que os pais tenham dificuldade em acalmá-lo. Esse momento costuma acontecer todos os dias e no mesmo horário — mais frequentemente entre o fim da tarde e início da noite. Também conhecido como efeito vulcânico, o fenômeno é comum em bebês, ocorrendo por volta de 2 a 3 semanas de vida até cerca de 3 meses.
Entre as causas mais prováveis está a estimulação excessiva. O fim da tarde costuma ser o momento em que toda a família volta para casa, deixando o bebê mais agitado. Como ele tem dificuldade em se acalmar sozinho, acaba ficando mal-humorado.
Outra teoria tem relação com o menor suprimento de leite ao anoitecer, período em que os níveis de prolactina (hormônio responsável pela produção de leite) ficam mais baixos. Essa redução é normal na amamentação, o que faz o volume de leite diminuir, e isso pode deixar seu bebê frustrado ao mamar.
Além disso, quando bebês estão muito cansados (o que acontece de forma rápida até 12 semanas de vida), o corpo produz cortisol e adrenalina. Esses hormônios do despertar liberados na corrente sanguínea também vão dificultar na hora de tentar acalmar o pequeno.
Como identificar a hora da bruxa?
Identificar a hora da bruxa não é nada complicado. Além de seu filho ficar mais agitado que o normal e difícil de acalmar, é provável que ele queira mamar e comece a dormir em poucos minutos. Porém, o pequeno acorda logo depois querendo mamar novamente, mas larga o peito outra vez e começa a chorar. É como se ele não soubesse o que quer.
Também pode acontecer de ele pegar no sono após um banho relaxante no final da tarde, por exemplo, mas acordar irritadiço no início da noite. Isso ocorre porque o pequeno não teve tempo para entrar no sono profundo, fazendo com que acorde agitado.
O que fazer durante a hora da bruxa?
Agora que você sabe o que é a hora da bruxa e como identificar, confira algumas dicas que podem ajudar a acalmar seu bebê agitado nesse período.
Ofereça colo
Quando sente o aconchego da pele dela contra a sua, a criança pode ficar mais calma e relaxada em minutos. Assim, oferecer o colo é uma boa opção quando chega a hora da bruxa.
Amamente
Se seu filho costuma se amamentar a cada 2 horas a 4 horas, por exemplo, ele pode querer mamar com uma frequência maior na hora da bruxa. Isso é um bom sinal, pois as chances de ter uma longa noite de sono com a barriga cheia são maiores.
Diminua os estímulos
Quando se aproxima a hora da bruxa, bebê algum deve ser exposto a estímulos. Para ajudá-lo a sentir-se mais calmo, evite luzes fortes ou sons altos, criando uma rotina de sono tranquila.
Aprofunde-se no tema assistindo ao vídeo abaixo, retirado da aula da especialista Laís Tomaz!
Como vimos, a hora da bruxa faz parte do desenvolvimento do bebê, sendo importante saber lidar com os desafios dessa fase da vida da criança. Como cada bebê é diferente do outro, alguns são mais suscetíveis que outros a esse fenômeno.
No app do Kinedu, você encontra uma aula sobre como lidar com esse momento da melhor maneira, além de várias outras relacionadas ao comportamento e cuidados essenciais com seu bebê.