Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Insônia infantil: Como ajudar uma criança com insônia

A insônia infantil é um distúrbio do sono muito comum que pode ocorrer em crianças de todas as idades. Conheça suas causas e aprenda a ajudar seu bebê a superá-la.

Assim como os adultos, as crianças frequentemente apresentam dificuldades para dormir e desfrutar plenamente de suas horas de descanso. A insônia infantil é um problema comum, causado por diversos fatores, e faz com que as crianças sofram episódios constantes, como rolar na cama sem parar, acordar no meio da noite e até ficar ativas por grande parte da madrugada.

Este distúrbio do sono pode acometer tanto crianças pequenas, entre 3 e 5 anos, quanto crianças mais velhas, entre 6 e 12 anos. Devido às muitas causas que podem ocasioná-lo, é essencial que os pais estejam sempre atentos ao sono de seus filhos para detectar e combater a insônia com medidas cotidianas, proporcionando um descanso harmonioso e eficaz durante a noite.

O desempenho escolar da criança com insônia é afetado pelos problemas em seu desenvolvimento físico e cognitivo. Os sintomas podem piorar se o distúrbio do sono persistir por muito tempo, portanto é necessário que os pais apliquem as medidas cotidianas o mais rápido possível. Desta forma, a criança poderá usar essas medidas como complemento de seu desenvolvimento natural e espontâneo, já que, em geral, ela deve superar o distúrbio por conta própria.

Mas, se isso não acontecer, é necessária uma interferência dos pais, guiada por um pediatra, para que a criança retome sua rotina e padrões de sono convencionais. Neste artigo, exploraremos tudo o que você precisa saber sobre a insônia infantil.

Quais são as causas da insônia infantil?

Quando a rotina é composta por hábitos prejudiciais ao sono, as crianças tendem a desenvolver problemas para dormir. Uma das causas pode ser o uso excessivo de dispositivos eletrônicos, como smartphones, tablets, videogames, computadores ou televisão.

Baixe o Kinedu e fale diretamente com especialistas em sono infantil!

Jogos e redes sociais, mesmo para conversar ou interagir apenas com outras crianças, podem causar ansiedade e estresse. Isso as impede de dormir e influencia negativamente sua vontade de descansar e encerrar o dia.

Uma das principais causas é a má alimentação: doces e alimentos que contêm muito açúcar são gatilhos para a insônia. Situações frustrantes na escola, como bullying ou assédio na escola, e a predisposição a lidar com emoções negativas, como, por exemplo, não conseguir concluir uma tarefa ou atividade na aula, também podem levar ao aparecimento de estresse.

O consumo de substâncias como cafeína e alguns medicamentos prescritos para outros transtornos e deficiências também pode influenciar diretamente na insônia infantil.

Por outro lado, existem elementos normais e naturais como imaginação, medo do escuro e ansiedade, que podem ter uma forte correlação entre si, pois a imaginação as crianças pode levá-las a interpretar sombras, sons e objetos como sinais de eventos fantasiosos que causam ansiedade e, portanto, atrapalham o sono.

X
banner kinedu sono

Isso faz com que muitas crianças tenham pesadelos quando conseguem finalmente adormecer, apesar da insônia. Isso pode piorar seu quadro de insônia e gerar novos terrores e medos. Nestes casos, é fundamental que os pais ajudem a criança a explorar e superar seus medos noturnos.

Como diagnosticar uma criança com insônia?

É importante saber identificar possíveis sinais de insônia infantil. A criança com insônia geralmente fica extremamente distraída ou “em transe” em determinados momentos do dia, especialmente durante atividades transitórias como andar de carro, em seu tempo livre em casa ou ao fazer qualquer coisa que exija um esforço físico e mental maior. Ela também pode ter dificuldades em manter a concentração e prestar atenção quando recebe instruções sobre algo.

Algumas crianças ficam de mau humor ou com as emoções muito afloradas, irritando-se e ficando chateadas mais facilmente. Por fim, se você notar que seu filho vai para a cama muito antes da sua hora normal de dormir, é um claro sinal de que ele não se sentiu bem e provavelmente lutou contra o sono e o desejo de estar na cama durante o dia.

Se você observar vários desses indícios, é recomendado que você consulte seu pediatra para procurar possíveis soluções e medidas que ajudem seu pequeno a vencer a insônia, já que é muito comum que os sintomas sejam confundidos com os do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), que são muito similares. Por isso, é importante que um médico especialista examine a situação e dê o diagnóstico.

Consequências da insônia infantil

A criança com insônia costuma apresentar problemas de concentração ao realizar atividades cotidianas, tanto em casa quanto na escola. Naturalmente, para os pais será difícil lidar com esses episódios de desconforto na madrugada por parte das crianças. Muitas se levantam e vão para o quarto dos pais ou pedem companhia nas altas horas da noite.

Os pequenos também se sentirão cansados com muita frequência, sem sequer terem realizado atividades físicas ou mentais que justifiquem o cansaço extremo ou a fraqueza. Além disso, a maioria tende a experimentar mudanças repentinas em seu estado de humor, podendo ter outras doenças mentais no futuro, durante a vida adulta, como a depressão.

Como tratar a insônia infantil?

O mais importante a saber sobre o tratamento da insônia infantil é que é indispensável primeiro realizar um diagnóstico confiável com seu pediatra para saber qual é o próximo passo a tomar. Tudo dependerá do diagnóstico.

Em geral, o tratamento para a insônia infantil dependerá da disposição da criança em ajustar sua rotina e melhorar progressivamente seu descanso à noite por si só.

No entanto, os adultos podem contribuir e ajudar a alcançar isso aplicando medidas de indução de bons hábitos, ordem e disciplina em casa. Os benefícios e o progresso na superação da insônia começam a aparecer quando a criança usa a cama apenas para dormir, em vez de se trancar em um lugar que interpreta como seu esconderijo para jogar videogame ou assistir televisão.

Seguir uma rotina equilibrada, regrada mas flexível, também será muito útil para conciliar o sono em um horário específico, desde que esse horário seja o mesmo todos os dias da semana, sem exceção. Os pais também podem estabelecer regras de uso de dispositivos eletrônicos, como usar apenas em determinadas horas do dia e sempre fora do quarto da criança.

Uma boa alimentação, dieta baixa em açúcar e rotina constante de atividades físicas – que podem ser jogos recreativos – são ideais para vencer a insônia infantil mais cedo ou mais tarde. Para se aprofundar em temas relacionados ao sono infantil, baixe o app do Kinedu e acesse aulas de especialistas ao vivo e gravadas!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.