Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Piercing no mamilo e amamentação

piercing no mamilo durante a amamentação

Se você está se perguntando sobre o uso de piercing no mamilo durante a amamentação, é importante se atentar para o fato de que ele pode afetar o aleitamento tanto para você quanto para o seu bebê.

Neste artigo, falaremos sobre a relação entre piercing e amamentação, e compartilharemos algumas dicas e recomendações de segurança.

A perfuração do mamilo tornou-se popular e muitas mulheres optaram por furar seus mamilos por razões estéticas ou pessoais. Dentro desse grupo, há mulheres que desejam amamentar com piercing no mamilo e encontraram dificuldades, que geralmente surgem quando o bebê não consegue fazer a pega correta e mamar de forma eficaz devido a danos nos tecidos ao redor do mamilo, causados pela perfuração.

O que você precisa saber sobre piercing no mamilo e amamentação

Risco de infecção

Pode amamentar com piercing no mamilo? Talvez uma de suas principais preocupações seja o risco de infecção. Os piercings nos mamilos podem aumentar o risco de mastite, uma infecção dolorosa do tecido mamário.

Baixe o app do Kinedu e acesse aulas de especialistas em amamentação e outros temas relevantes para quem tem um bebê!

Também é importante manter seu piercing limpo. Certifique-se de lavar as mãos antes de tocar no seu piercing, além de limpá-lo regularmente com uma solução salina ou sabão neutro e água. Se você notar quaisquer sinais de infecção, como vermelhidão, inchaço ou secreção, entre imediatamente em contato com o seu médico.

Tempo de cicatrização

O recomendado é que você espere até que o furo esteja totalmente cicatrizado antes de tentar amamentar, o que geralmente leva de seis a doze meses, dependendo do indivíduo. Se você tentar amamentar antes de sua perfuração estar totalmente cicatrizada, corre o risco de introduzir bactérias na boca do seu bebê, o que pode levar a infecções.

Como regra geral, quanto mais tempo desde que a joia foi colocada inicialmente, mais seguro para você e para o seu bebê.

Se você ainda está pensando em furar os mamilos, a recomendação é esperar até 3 ou 4 meses após o desmame, já que as mudanças hormonais pelas quais as mães passam durante a amamentação podem afetar o processo de cicatrização.

Efeitos sobre a produção de leite

Os piercings nos mamilos podem causar cicatrizes e danos aos ductos mamários, o que pode causar uma diminuição na produção de leite. Além disso, piercings nos mamilos podem fazer com que o leite vaze pelos furos, o que pode ser desconfortável e caótico.

Os furos nos mamilos também podem criar um fluxo de leite mais rápido ou fluxos em direções diferentes, o que pode ser um desafio para o bebê gerenciar.

Como a joia interfere

A joia que você usa durante a amamentação pode afetar a habilidade do seu bebê de fazer a pega e garantir que o fluxo de leite seja o suficiente durante a alimentação. Preste atenção especial no comprimento da joia, na posição e em peças pequenas que possam apresentar risco de asfixia.

No fim das contas, a melhor maneira de evitar que seu bebê se engasgue ou machuque a boca durante a amamentação é remover os piercings do mamilo.

Conclusões sobre piercing no mamilo e amamentação

Amamentar com piercing no mamilo é possível, mas é importante tomar medidas de precaução para garantir a saúde e segurança sua e de seu bebê. Certifique-se de que o furo tenha cicatrizado completamente antes de tentar amamentar, tente remover as joias e manter a área limpa e esteja ciente dos potenciais riscos.

Caso você esteja insegura sobre amamentar com piercing no mamilo, consulte uma consultora em amamentação ou profissional de saúde para te orientar.

Para mais dicas e orientações em relação a amamentação, baixe o app do Kinedu e acesse aulas de especialistas neste e em outros temas da primeira infância!

X
Nestlé banner webp

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.