Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meu bebê só dorme no colo, o que fazer?

como desacostumar bebê do colo

Ninar seu bebê para fazê-lo dormir em seus braços é um dos momentos mais preciosos nos primeiros dias como mãe. No entanto, com o tempo, você pode começar a se perguntar por que o bebê só dorme no colo e como desacostumá-lo.

Você estava ansiosa por esse momento, mas uma forma cheia de ternura de se relacionar com seu bebê pode acabar se tornando cada vez mais desafiadora à medida que seu pequeno cresce e seu sono, como mãe, é afetado.

Primeiro, é importante lembrar que você não é a única mãe com um bebê que só dorme no colo. Na verdade, a maioria dos bebês só adormece no colo ou não dorme a noite toda em seu próprio berço.

Você também pode ficar aliviada ao saber que muitas das razões pelas quais isso acontece são biológicas. É mais reconfortante ainda saber que, com um pouco de compreensão e paciência, você pode aprender como desacostumar o bebê do colo.

Baixe o Kinedu e participe de aulas de especialistas em sono do bebê!

Razões pelas quais o bebê só dorme no colo

Quando o assunto é como desacostumar o bebê do colo, é importante tentar entender as razões pelas quais seu filho pode estar tendo problemas para dormir sozinho no berço ou mini berço.

Ao analisar esses pontos, você pode entender melhor por que seu bebê só quer dormir no colo e, então, tomar as providências necessárias para ajudá-lo a ter um sono melhor e mais eficiente.

As três principais razões para esse comportamento são:

1. Seu bebê pode estar desconfortável

Durante os primeiros meses cuidando do seu filho, existe uma curva de aprendizado pela qual todos os pais de primeira viagem passam. Enquanto você está conhecendo seu novo bebê e aprendendo sobre as necessidades individuais e únicas dele, existem algumas razões secundárias que são comuns e geram desconforto no seu bebê, fazendo com que ele só consiga dormir no colo.

Se seu bebê parece desconfortável na hora de dormir ou resiste para dormir sozinho, pode ser devido a estas ocorrências comuns:

  • Ele não está arrotando corretamente. Quando você coloca seu filho para arrotar, o objetivo é fazê-lo liberar todas as bolhas de gás que podem ter se formado engolindo ar ao se alimentar. Quando têm gases, os bebês podem apresentar dificuldade para adormecer porque estão fisicamente desconfortáveis.
  • Seu bebê pode ter refluxo. Existem muitos graus de refluxo, que faz com que o ácido estomacal volte para o esôfago, o que pode ser doloroso e desconfortável. Caso suspeite que seu filho tenha refluxo, converse com seu pediatra.
  • Seu recém-nascido está muito cansado. Embora isso possa parecer contra intuitivo, lembre-se de que um recém-nascido precisa de 16 a 20 horas de sono por dia.Passar muito tempo acordado pode causar privação do sono em seu bebê e levá-lo a desenvolver sintomas que parecem com os de cólica, incluindo aumento da agitação. Bebês muito cansados tendem a dormir no colo devido ao conforto extra que isso proporciona.

2. Biologia Básica

O seu bebê tem o que é chamado de reflexo de Moro ou reflexo de susto desde o nascimento até os 4 a 6 meses de idade, quando o reflexo desaparece. Esta é uma resposta primitiva natural que acontece quando seu bebê experimenta algo repentino ou inesperado e, na maioria das vezes, ocorre enquanto ele dorme.

X
banner kinedu sono

Um movimento ou barulho súbito pode provocar o reflexo de Moro do bebê, fazendo com que ele arqueie as costas e estenda os braços para os lados. Se o seu pequeno dorme profundamente no seu colo, mas acorda imediatamente quando você tenta deitá-lo, o motivo pode ser esse.

Aprenda estratégias gentis para ajudar o seu bebê a dormir de forma independente nas aulas do Kinedu. Baixe o app agora mesmo!

Além disso, seu bebê está preparado para sobreviver. Ele sabe, por instinto, que precisa de um lugar seguro para dormir, e o seu colo é exatamente isso. Quando entra em pânico ao ser colocado para dormir, o bebê produz adrenalina. Além de despertá-lo, isso torna a tarefa de acalmá-lo muito mais difícil.

3. É um hábito aprendido

Muitos padrões e dificuldades de sono do seu bebê são fruto da ciência básica do sono, mas outros são comportamentos aprendidos. Se o seu bebê tiver mais de 10 semanas de vida e dormir apenas no colo, é possível que ele associe o sono com o colo.

Como desacostumar o bebê do colo

Agora que você identificou por que seu bebê só dorme no colo, pode começar a adotar estratégias para fazer seu bebê dormir fora do colo. Lembre-se de ser paciente durante esse processo, pois pode levar de algumas semanas a alguns meses para todos se adaptarem às novidades na hora de dormir.

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a fazer seu bebê dormir fora do colo.

Comece com os pés primeiro

Coloque seu bebê no berço devagar e com cuidado. Comece deitando primeiro os pés e abaixando delicadamente o bumbum, seguido pela cabeça.

Utilize Ruído Branco

O ruído branco pode ter um grande impacto na capacidade do seu bebê de adormecer sozinho. Produzir sons altos, como ruído branco, sons de chuva ou ondas, conforta, acalma e ajuda seu bebê, cujo sono passa por transições constantes por diferentes ciclos, a ter um sono mais longo e eficiente.

Ao colocar seu bebê no berço, acorde-o gentilmente

Assim que o bebê estiver dormindo em seus braços, coloque-o delicadamente no berço e sussurre baixinho, o bastante para acordá-lo levemente, mas apenas o suficiente para deixá-lo meio acordado. Fale com ele com carinho, use o ruído branco e dê tapinhas suaves nele para ajudá-lo a voltar a dormir.

Adote uma rotina do sono

Seu bebê já é capaz de aprender e reconhecer rotinas desde as 8 semanas de idade. Ao adotar um ritual do sono, ou seja, uma série previsível de eventos que acontecerão antes da hora de dormir, todas as noites, você ajudará seu bebê a reconhecer sinais de sono e desenvolver a compreensão de que a hora de dormir está chegando.

Quer mais dicas e recomendações para melhorar o sono do seu bebê? Baixe o app Kinedu e acesse aulas de especialistas no tema!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.