Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como escolher entre berço e mini berço

como escolher entre berço e mini berço

Berço ou mini berço, qual é melhor para você e seu bebê? Conheça as diferenças e aprenda como escolher entre berço e mini berço.

Há tanto para decidir quando estamos preparando o enxoval do bebê! Uma das decisões mais importantes é escolher entre berço e mini berço.

Nos primeiros meses, seu pequeno passará mais tempo dormindo do que acordado, e garantir que o ambiente de descanso seja seguro e apropriado é essencial. Diante de tantas opções e informações, pode ser que você esteja se perguntando como fazer a melhor escolha para você e sua família.

Baixe o Kinedu e acesse aulas de especialistas em sono do bebê e outros temas relevantes para pais!

Ao comparar berço e mini berço, há algumas diferenças importantes que devem ser levadas em consideração. Neste artigo, falaremos um pouco sobre elas para te ajudar a fazer a melhor escolha para o seu bebê.

Comparando berço e mini berço

Ao começar a sua pesquisa para escolher entre berço e mini berço para o seu bebê, as diferenças óbvias são o preço, tamanho e tempo de uso.

Um mini berço é menor, portátil e mais barato que um berço. Mini berços também tendem a ser mais fáceis para os pais manejarem no começo. Muitos mini berços vêm com uma capa ou dossel que podem ser colocados quando o bebê estiver dormindo para ajudar a reduzir a luz e abafar os sons. Devido ao peso e tamanho, mini berços facilitam para os pais colocarem e pegarem os bebês de dentro.

Berços, além de serem móveis maiores, também exigem um investimento financeiro maior. Geralmente, essa carga financeira pode ser um dos primeiros motivos para os pais procurarem outras alternativas durante os primeiros meses de vida do bebê. Isso pode aliviar um pouco os investimentos iniciais com o quarto do bebê, pois espaça os gastos. Contudo, também é importante lembrar que seu bebê usará o berço por um longo e indefinido período.

O bebê pode usar o mini berço até quantos meses?

Mini berços têm limite de peso, a maioria entre 6 e 9 quilos. Embora cada bebê se desenvolva e ganhe peso em seu próprio ritmo, a maioria deles alcançará esse peso entre os 8 e 10 meses de idade. É importante ter isso em mente ao escolher entre berço e mini berço porque você precisará fazer a transição do mini berço para o berço de qualquer maneira.

X
banner kinedu sono

Ao escolher, lembre-se da segurança

A AAP (Academia Americana de Pediatria) e o Centro de Controle de Doenças (CDC) recomendam que você compartilhe o quarto com o bebê durante pelo menos os primeiros seis meses de vida; se possível, durante o primeiro ano. O quarto compartilhado é uma prática com ótimos benefícios, incluindo a redução de risco da Síndrome Morte Súbita Infantil  (SMSI) em até 50%.

Dependendo do tamanho do seu quarto, você pode decidir que um mini berço, devido ao tamanho e portabilidade, facilita o quarto compartilhado e o torna mais acessível para você e seu bebê. O berço pode ser utilizado em quarto compartilhado também, claro, mas nem todo mundo tem esse espaço disponível.

No fim das contas, escolher entre berço e mini berço é uma decisão pessoal. Baseado no tamanho, custo, flexibilidade de uso e outros fatores determinantes, decidir entre os dois é com você. Mas, independentemente da sua opção, há algumas regras de segurança que devem ser seguidas.

Para garantir que seu bebê esteja seguro durante o sono:

  • Use apenas o estofamento do colchão que acompanha o berço. Os bebês devem dormir em superfícies firmes;
  • Não coloque cobertores, travesseiros, bichos de pelúcia ou qualquer outro item solto no mini berço ou no berço;
  • Nunca use ninhos redutores (posicionadores “segura bebê”) ou travesseiros;
  • Sempre coloque seu bebê para dormir de barriga para cima;
  • Não use protetores de berço;
  • Certifique-se de que os espaços entre o colchão e as laterais do berço não sejam maiores que dois dedos;
  • Não use berços que tenham mais de 10 anos ou estejam quebrados ou modificados;
  • Certifique-se de montar o berço ou mini berço de acordo com as instruções do fabricante;
  • Não compartilhe a cama com o seu bebê;
  • Faça quarto compartilhado com seu bebê até que ele tenha pelo menos 6 meses de idade.

Quando fazer a transição do mini berço para o berço? 

Outro fator que você deve considerar antes de comprar um mini berço é quando fazer a transição do mini berço para o berço

Primeiramente, o momento de fazer a transição do mini berço para o berço é diferente para cada bebê e depende de alguns fatores. Como já mencionamos, todos os mini berços têm restrição de peso, ou seja, assim que seu bebê alcançar determinado peso, não será mais seguro para ele dormir no mini berço. Procure saber qual é o peso máximo suportado pelo mini berço escolhido – como mencionamos anteriormente, a maioria suporta de 6 a 9 quilos

Além do peso do seu bebê, você também deve ficar de olho no tamanho dele. Cada bebê cresce em seu próprio ritmo, e, embora seu pequeno possa ainda estar abaixo do limite de peso do mini berço, ele pode ser grande demais e não caber mais ali confortavelmente. Se este for o caso, você deve começar a transição para o berço. Não queremos seu bebê batendo a cabeça, os pés ou os braços no mini berço enquanto dorme.

Por fim, o desenvolvimento do seu bebê é um fator importante a se considerar ao decidir quando fazer essa transição. Se seu bebê já começou a rolar, sentar ou ficar de pé, não é mais seguro para ele dormir em um mini berço.

Como fazer a transição do mini berço para o berço

Existem algumas maneiras de facilitar o momento de transição do bebê do mini berço para o berço. Você também pode usar essas estratégias para fazer a transição do seu bebê do quarto compartilhado para dormir em seu próprio quarto, independentemente de ter optado começar com um mini berço ou berço.

  • Comece aos poucos – Se você estiver fazendo a transição do mini berço para o berço, deixe seu bebê tirar as sonecas durante o dia no berço, aumentando o tempo até que ele durma exclusivamente no berço. Para fazer a transição do quarto compartilhado, você pode deixar seu bebê cochilar no quarto dele durante o dia no início, até que ele se acostume com o novo espaço.
  • Rotinas para dormir – Os rituais ajudam a desenvolver associações. Ter uma rotina do sono que inclua banhos, livros ou outros rituais relaxantes antes de dormir ajudará seu bebê a associar o berço à hora de dormir.
  • Quarto compartilhado no quarto do bebê – Fazer a transição do mini berço para o berço ou do seu quarto para o do seu pequeno é um grande passo. Se vocês estiverem fazendo quarto compartilhado, considere mudar o quarto primeiro. Se possível, coloque um colchão de ar ou outra cama improvisada para você dormir no quarto do seu bebê enquanto ele se adapta. Se essa não for uma opção, tente sentar no chão ao lado do berço enquanto seu bebê adormece. Posicione-se mais longe a cada noite até que ele adormeça sem que você esteja no quarto.

No frigir dos ovos, a decisão entre berço e mini berço é sua. Cada um tem seus prós e contras em relação à sua casa, estilo de vida e recursos financeiros, mas a coisa mais importante a considerar é que seu bebe tenha um lugar seguro para dormir.
Para aprender mais sobre o sono do bebê, baixe o app Kinedu e acesse aulas de especialistas sobre o tema!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.