Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como fazer o bebê dormir no berço?

como fazer o bebê dormir no berço?

Seu bebê não dorme no berço? Entenda os prováveis motivos para esse comportamento e aprenda como fazer o seu bebê dormir no berço.

Uma das maiores dificuldades dos novos pais não é conseguir fazer o bebê dormir, mas sim conseguir que seus pequenos durmam sozinhos, em seus próprios berços. Se o seu filho parece conseguir dormir em qualquer lugar, exceto onde deveria, saiba que você não está sozinha. 

Há várias razões pelas quais isso acontece. A boa notícia é que quando o assunto é como fazer o bebê dormir no berço, há também várias coisas que você pode fazer para ajudar a garantir que tanto você quanto seu pequeno finalmente durmam o suficiente. 

Talvez seu bebê só durma no colo, ou prefira dormir no carrinho ou na cadeirinha do carro; ou você pode estar lidando com um bebê que não quer ou acabou de começar a recusar o berço

Baixe o app Kinedu e participe de aulas de especialistas em sono do bebê!

Independente da idade do seu filho ou da fase em que ele está, continue lendo para descobrir como fazer o bebê dormir no berço.

Por que o bebê não dorme no berço?

Quando o assunto é lidar com o bebê que não dorme no berço, existem dois cenários que os pais podem enfrentar. O primeiro é quando o bebê nunca dormiu em seu berço, e o segundo quando o bebê já dormia em seu berço, mas de repente parou de aceitá-lo. 

Cada uma dessas situações tem suas causas e motivos únicos, e é importante entendê-las antes de aprender a fazer o bebê dormir no berço.

Se o bebê nunca dormiu no berço

Alguns motivos comuns para o bebê não dormir em seu berço ou mini berço:

X
banner kinedu sono
  • Reflexo de Moro (ou reflexo do susto) – O bebê nasce com essa resposta natural, que é desencadeada quando algo súbito ou inesperado acontece, e ocorre com mais frequência durante o sono;
  • Desconforto – Caso tenha gases, esteja muito cansado ou não tenha arrotado apropriadamente, seu pequeno pode não conseguir dormir bem no berço.
  • Hábito adquirido – Se seu bebê geralmente dorme em um lugar específico, seja no colo ou até mesmo em um bebê conforto, esse provavelmente é um hábito adquirido, além de ser uma associação. Seu bebê pode ter se acostumado a adormecer enquanto é ninado, segurado ou carregado e agora associa essas coisas ao sono.

Se o bebê já dormia no berço, mas de repente parou de aceitá-lo

Se o seu pequeno já dormia em seu berço sem problemas e, de repente, começou a reclamar e resistir, podem existir vários motivos.

Algumas das mudanças temporárias que podem atrapalhar o sono do seu pequeno:

  • Ele está crescendo – Você pode esperar que seu bebê passe por picos de crescimento em diferentes momentos do desenvolvimento. O mais comum é notar aumento de apetite e mudança de comportamento por volta de 3 semanas, 6 semanas e 3 meses de vida.
  • Seus dentes estão nascendo – Talvez você se surpreenda ao saber que seu pequeno pode começar a ter sintomas de dentição por volta dos 3 ou 4 meses de idade. Dor e desconforto nas gengivas aparecem meses antes de o primeiro dente despontar, por volta dos 6 meses de idade.
  • Ele está doente – Qualquer doença comum da primeira infância, como resfriado, infecção de ouvido ou erupções cutâneas, pode fazer seu bebê precisar de conforto e atenção extras. Quando não se sente bem, é provável que seu bebê resista a ser colocado para dormir no berço.
  • Ele está atingindo novos marcos do desenvolvimento – Seu bebê está aprendendo e crescendo todos os dias. A cada novo mês, ele aprende e pratica novas habilidades. Assim que seu pequeno começar a rolar, sentar, balbuciar ou ficar de pé, você pode descobrir que ele está mais interessado em testar suas novas habilidades do que em dormir.
  • Ele está passando por uma regressão do sonoRegressões do sono são um acontecimento comum no desenvolvimento de um bebê, e cada regressão é associada a diferentes estágios de desenvolvimento. Você pode esperar essas breves interrupções no sono do seu bebê aos 4 meses, 6 meses, entre 8 e 10 meses e aos 12 meses.

Como fazer o bebê dormir no berço

Após descartar ou atender a qualquer desconforto, dor, fome ou doença, existem algumas estratégias que te ajudarão a fazer o bebê dormir no berço.

Lembre-se, cada bebê é diferente, e é preciso tempo e paciência.

Aprenda estratégias gentis para melhorar o sono do seu bebê nas aulas do Kinedu. Baixe o app agora mesmo!

A primeira e mais importante coisa a fazer é se certificar de que o bebê e o berço estejam ajustados para um sono seguro. Além de um berço montado corretamente, seu bebê precisa dormir em um colchão firme sem cobertores, travesseiros ou itens soltos. Sempre coloque o coloque para dormir de barriga para cima.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que seu bebê durma em um berço, no mesmo quarto que você, até os 6 meses de idade e que, depois dos 6 meses, durma no berço em seu próprio quarto.

Após garantir um arranjo seguro, experimente essas estratégias para fazer o bebê dormir no berço:

  • Deite-o antes de adormecer – Segurar o seu bebê enquanto ele adormece é uma sensação mágica, mas, com o tempo, isso pode fazer com que ele não queira dormir em nenhum outro lugar. Tente deitar seu bebê de barriga para cima no berço quando ele começar a ficar sonolento, mas ainda estiver acordado, para que ele comece a adormecer no berço.
  • Dê tempo a ele – Bebês não dormem profundamente. Eles têm o sono inquieto. Quando você colocar seu bebê para dormir no berço e ele ficar agitado ou chorar, ou quando ele acordar e chorar um pouco, tente esperar apenas alguns minutos antes de ir até ele. Você pode descobrir que ele consegue se acalmar e voltar a dormir sozinho.
  • Seja consistente – Adotar uma rotina para a hora de dormir e conseguir fazer seu bebê dormir no berço não são coisas que acontecem da noite para o dia. É importante que você mantenha a calma e a paciência durante o processo, e, acima de tudo, a consistência. Mesmo que pareça não ter problema pular a rotina por uma noite, isso pode atrasar semanas de progresso instantaneamente.
  • Brinque mais – Se o seu bebê estiver passando tempo no berço trabalhando em suas novas habilidades em vez de dormir, tente reservar bastante tempo ao longo do dia para que ele faça atividades apropriadas que o permitirão praticar e utilizar suas novas habilidades. Desta forma, ele poderá descansar mais à noite.
  • Deixe o seu cheiro – Seu bebê reconhece o seu cheiro e o associa ao conforto, familiaridade e segurança. Tente dormir com o lençol ou manta do berço por uma noite antes de usá-lo com seu bebê, pois o seu cheiro próximo a ele pode ajudá-lo a adormecer muito mais fácil.
  • Ruídos brancos – Quando estava no útero, seu bebê ouvia um fluxo constante de sons. Ruído branco, sons de chuva ou ondas, que imitam o que ele ouvia no útero, ajuda os bebês a passarem por seus diferentes ciclos de sono.
  • Ajuste a temperatura – Especialistas dizem que a temperatura ideal para dormir é entre 20ºC e 22ºC. Certificar-se de que o bebê não esteja muito quente ou muito frio pode ter um grande impacto em seu sono.

Seu bebê não querer dormir no berço pode ser frustrante, mas não desanime! Lembre-se de que todas as dificuldades para dormir podem ser resolvidas com tempo, paciência e um pouco de ajuda de especialistas.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.