Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Entenda o que é a janela de sono do bebê

conheça a janela de sono do bebê

Aprenda o que é a janela de sono do bebê, como funciona o processo de adormecimento e o que fazer para o bebê dormir seguro.

A hora de dormir dos pequenos é um dos assuntos mais difíceis da maternidade para muitas pessoas. Ela tem novidades em cada etapa e pode ser desafiadora para algumas famílias. Por isso, estudar sobre a janela de sono do bebê e buscar informações sobre o assunto é muito importante para ter experiências mais positivas.

Para ajudar você com esse tema, continue lendo para entender o que é a janela de sono do bebê e como manter a segurança enquanto os pequenos dormem.

Como funciona o processo de sono do bebê?

O processo de sono do seu bebê costuma ser dividido em cinco etapas:

  • A primeira é o adormecer, um momento de relaxamento;
  • A segunda é chamada de quase sono. Nela, o bebê está entrando em sono profundo;
  • A terceira fase é, de fato, o sono profundo, e tem como características a diminuição das ondas cerebrais e a liberação de substâncias que promovem a aprendizagem;
  • A quarta fase é marcada pela liberação de hormônios do crescimento e restabelecimento de energia;
  • Na quinta fase e última fase, há o aumento da atividade cerebral e o retorno ao sono leve, iniciando o ciclo novamente ou acordando.

Ao contrário dos adultos, o ciclo de sono dos bebês costuma ser mais curto. Ou seja, eles levam menos tempo para sair do sono leve, entrar em sono profundo e voltar para o sono leve. Todo esse processo tem uma duração aproximada de 50 a 60 minutos, para os bebês, e 90 a 120 minutos, para os adultos.

Baixe o Kinedu e obtenha acesso a consultorias com especialistas em sono para tirar todas as suas dúvidas!

O que é a janela de sono do bebê?

A janela de sono do bebê diz respeito ao intervalo de tempo que seu pequeno consegue se manter acordado e o tempo que ele necessita dormir. Por exemplo, um bebê que acordou 13h e dormiu às 16h teve uma janela de sono de 3 horas.

Em cada fase da infância, essa janela de sono vai se alterando. Normalmente, ela tende a diminuir.  Na vida adulta, por exemplo, os seres humanos realizam apenas o sono noturno.

Como ela se altera ao longo da infância?

Ao longo da infância, a janela de sono se modifica conforme os bebês e as crianças vão adquirindo habilidades, crescendo e passando a ter necessidades diferenciadas. Alguns fatores que tendem a alterar a janela de sono do bebê, por exemplo, são:

  • A melhora na eficiência da mamada;
  • O desenvolvimento do ritmo circadiano;
  • O amadurecimento do organismo.

A partir do desenvolvimento desses fatores, os bebês passam a precisar dormir cada vez menos, aumentando a janela de sono, ou seja, o tempo entre cada uma das sonecas diurnas e o sono noturno.

Confira, a seguir, a média de janela de sono dos bebês, conforme a idade deles. Lembrando que cada pequeno é um ser individual e, por isso, pode ter as suas próprias necessidades, ficando mais ou menos tempo acordado:

  • 0 a 1 mês: 40 minutos;
  • 1 a 2 meses: até 60 minutos;
  • 2 a 3 meses: até 80 minutos;
  • 4 a 6 meses: 1h45 minutos;
  • 6 a 8 meses: até 2h30 minutos;
  • 8 a 10 meses: até 3h30 minutos;
  • 12 meses: de 3 a 4 horas;
  • 18 meses: de 4 a 6 horas;
  • 24 meses: de 5 a 7 horas.

Como fazer o bebê dormir de forma segura?

Agora que você já sabe como funciona o ciclo de dormidas do seu bebê e o que é janela de sono, chegou o momento de conhecer como fazer o pequeno dormir de forma segura. A intenção, aqui, é ajudar a evitar a síndrome da morte súbita do lactente.

Utilize um colchão com a aprovação dos órgãos responsáveis

A primeira ação para garantir a segurança dos bebês é conferir se o colchão escolhido tem o selo de aprovação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Para ser certificado pelo órgão, o produto precisa ter passado por inúmeros testes que garantem a segurança.

X
banner kinedu sono

Dê atenção à posição adequada

Outra questão importante que precisa ser observada é a posição correta para o seu bebê dormir: sempre de barriga para cima. Estudos indicam que essa postura é mais segura e diminui os riscos de intercorrências, como o pequeno não conseguir liberar as vias aéreas.

Mantenha o ambiente de sono seguro

O ambiente em que o bebê vai dormir precisa estar preparado de forma segura. Apesar de o kit berço ser um acessório fofo e que muitas mães sonham em comprar, itens como almofadas, brinquedos, jogos, cobertas ou qualquer outro objeto que não seja o lençol de baixo não são recomendados. A razão disso é o aumento nas chances de sufocamento.

Opte por cobertores vestíveis

Se as cobertas não são indicadas, o que se deve fazer no inverno? Essa é uma dúvida constante de muitas mães.

Nesse caso, o mais correto é optar por cobertores vestíveis, os famosos “sacos de dormir“. Eles são feitos em diferentes tamanhos e materiais, para poder ser usados em temperaturas variadas.

Está preocupada com a segurança do seu bebê ao dormir?  Aprenda sobre a ciência por trás do sono do bebê nesta masterclass da Dra. Rebecca Spencer!

O que fazer para o bebê dormir melhor?

Por fim, seguem algumas dicas sobre como fazer seu bebê dormir melhor. Anote aí!

Cuide da temperatura do ambiente

Um dos fatores que podem influenciar o sono do seu bebê e fazer ele despertar no meio do ciclo é a temperatura ambiente. Sempre confira se não está muito calor ou frio e se o pequeno está vestido da forma adequada.

Mantenha o local escuro, principalmente à noite

Outra boa dica para que o sono do bebê seja mais duradouro é manter o ambiente escuro. Os pequenos tendem a seguir o ciclo circadiano, por isso, diminuir as luzes é favorável para que durmam.

Crie uma rotina de sono

Estabelecer uma rotina mostra para o seu bebê que chegou o momento de dormir. Você pode escolher as atividades que irão compor essa rotina, como dar sempre um banho no bebê antes de colocar para dormir, ou ler um livro para ele, entre outras ações.

Prefira atividades mais calmas próximo da hora de dormir

Por fim, a última dica é que você escolha atividades mais calmas para encerrar o dia. Evite aquelas brincadeiras que agitam a criança. Músicas e eletrônicos também devem ser deixados de lado próximo da hora de dormir.

Aprender sobre a janela de sono do bebê é o primeiro passo para entender como os pequenos se comportam. A partir daí, é possível realizar ações que protejam a hora de dormir dos pequenos e façam com que eles descansem por mais horas seguidas.

No vídeo abaixo, a especialista em Sono Infantil Camila Barbosa fala mais sobre as janelas de sono do bebê. Confira!

Se você quer aprender tudo sobre o sono do bebê, baixe o Kinedu e assista a aulas detalhadas sobre sono com os nossos especialistas! Receba dicas, recomendações profissionais e ensinamentos que tornarão sua experiência com a maternidade muito mais significativa!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.