Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conheça 10 atividades para maternal I e II

atividades para maternal

Procurando por atividades para maternal? Aproveite esta oportunidade para estimular habilidades cognitivas, emocionais e motoras dos pequenos e criar um ambiente seguro e saudável para seu desenvolvimento e aprendizagem.

O período do maternal, que geralmente abrange crianças entre 2 e 3 anos, é uma fase de descobertas aceleradas e desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Sabemos que as crianças aprendem melhor quando estão envolvidas em experiências lúdicas e divertidas, que despertam sua curiosidade natural e promovem o aprendizado de maneira efetiva. 

Pensando nisso, separamos algumas atividades especialmente elaboradas para crianças no maternal, com o intuito de proporcionar um ambiente educativo envolvente e inspirador para as crianças. Todas essas atividades foram pensadas para auxiliar no desenvolvimento integral das crianças nessa fase tão importante e são do catálogo do app Kinedu.

Por lá, você confere +1.800 atividades criadas por especialistas para cada fase do desenvolvimento infantil. Além disso, o Kinedu tem uma página exclusiva para educadores!

Atividades para maternal I

1. Colocando o rabo na galinha

Esta atividade fortalecerá a compreensão da linguagem das crianças para dar e receber instruções.

Materiais

  • 1 desenho de uma galinha sem cauda;
  • 1 desenho do rabo de uma galinha;
  • fita adesiva.

Como fazer

Para realizar esta atividade, prepare o ambiente afixando o desenho da galinha sem cauda na parede. Em seguida, explique às crianças as regras do jogo, certificando-se de que todas compreendam as instruções. 

Para iniciar, vende os olhos de uma criança e entregue a ela o recorte de um rabo de galinha com fita adesiva. Instrua a criança a encontrar a figura da galinha e colar o rabo no local correto, fornecendo orientações verbais. Encoraje os outros alunos a participarem dando suas próprias instruções, garantindo que todos tenham a chance de se envolver ativamente.

Durante a atividade, estimule o uso de palavras diferentes, promovendo o enriquecimento do vocabulário dos alunos. Essa brincadeira tem como objetivo fortalecer a compreensão da linguagem e as habilidades de expressão dos alunos, incentivando-os a dar e seguir instruções durante o jogo.

2. Semáforos

Esta atividade reforçará as regras de segurança com uma atividade divertida.

Materiais

  • Um círculo de papel verde;
  • Um círculo de papel vermelho;
  • Um círculo de papel amarelo;

Como fazer

Explique aos alunos sobre a importância dos semáforos nas ruas para garantir a segurança. Mostre os três círculos de papel, explicando que cada cor tem um significado. O verde significa “siga”, o amarelo significa “diminua a velocidade” e o vermelho significa “pare completamente”. Explique que essa é uma forma de regular o trânsito, estabelecer regras simples e ajudar os motoristas a manter uma velocidade segura. 

Acesse mais atividades para maternal I e II na plataforma exclusiva do Kinedu para educadores!

Agora, explique que vocês irão brincar de semáforo. Segure os círculos e demonstre aos alunos o que eles devem fazer em cada cor: quando você segurar o círculo verde, os alunos devem correr; quando segurar o amarelo, devem diminuir a velocidade; e quando segurar o vermelho, devem parar completamente.

Durante toda a atividade, é importante prestar atenção aos alunos, encorajando-os a seguir as regras e proporcionando um ambiente seguro. Ao final, vocês podem discutir sobre a importância dos semáforos e como eles ajudam a manter a segurança no trânsito.

3. Corrida corporal!

Esta atividade irá estimular a capacidade de correr dos seus alunos enquanto nomeia partes do corpo.

Materiais

  • Imagens impressas ou desenhadas das partes do corpo (como cabeça, braços e pernas);
  • Fita adesiva;
  • Espaço amplo o suficiente para os alunos se movimentarem livremente.

Como fazer

Encontre um espaço adequado na sala de aula ou ao ar livre onde seus alunos possam correr. Prepare as imagens de partes do corpo, desenhando ou imprimindo-as em cartolinas coloridas ou papel sulfite. Fixe as imagens nas paredes ou no chão, espalhando-as pelo espaço.

Explique aos alunos que eles irão correr de uma imagem para outra, apontando ou dizendo o nome da parte do corpo que está representada em cada uma delas. Incentive-os a praticar essa atividade, explorando diferentes partes do corpo.

Vocês podem realizar a atividade dentro da sala de aula ou ao ar livre, dependendo das condições climáticas e do espaço disponível. Certifique-se de supervisionar os alunos durante a brincadeira e garantir que todos tenham a oportunidade de participar.

Esta atividade não só estimulará a capacidade de correr das crianças, mas também promoverá o aprendizado sobre o próprio corpo e a nomeação das partes do corpo. 

4. Desenhos mágicos! II

Esta atividade irá fortalecer a coordenação motora fina e estimular a criatividade de seus alunos.

Materiais

  • Folhas brancas;
  • Gizes de cera brancos ou cera de vela branca;
  • Tinta lavável;
  • Pincéis;
  • Recipientes com água para limpar os pincéis;
  • Toalhas ou panos para secar os pincéis.

Como fazer

Distribua uma folha em branco para cada aluno e explique que eles irão fazer um desenho especial usando o giz de cera branco ou a cera de vela branca. Instrua-os a desenharem livremente na folha, cobrindo toda a superfície.

Em seguida, prepare a tinta lavável em recipientes. Peça aos alunos para pegarem um pincel e molhá-lo na tinta. Explique que eles devem pintar a folha com a tinta, cobrindo completamente o desenho feito com o giz de cera branco. Incentive-os a fazer movimentos verticais com o pincel enquanto pintam, observe suas reações e ajude-os, se necessário.

À medida que a tinta seca, a imagem oculta do desenho feito com o giz de cera branco será revelada. Incentive as crianças a observarem e comentarem o que enxergam na imagem.

Após a atividade, deixe as folhas secarem completamente. Você pode expor os trabalhos dos alunos na sala de aula ou fazer uma roda de conversa para que cada aluno compartilhe sua descoberta.

5. E depois, o que aconteceu? II

Esta atividade irá estimular a capacidade das crianças de falar de eventos cotidianos com uma perspectiva emocional.

Materiais

  • Folhas de papel em branco;
  • Lápis de cor ou giz de cera;
  • Perguntas de orientação (opcional).

Como fazer

Distribua uma folha de papel em branco para cada aluno. Explique aos alunos que eles irão desenhar uma história de pelo menos duas cenas envolvendo eles e um amigo. Instrua-os a desenhar as cenas da história em ordem, começando pela primeira e seguindo para a segunda cena.

Quando terminarem os desenhos, ajude-os a classificar a ordem dos eventos, escrevendo 1 e 2 no desenho correspondente à ordem da história. Agora, peça aos alunos para contarem a história usando os desenhos como apoio. Incentive-os a conversar sobre as pessoas envolvidas, ações, lugares, cores e outros elementos presentes nos desenhos.

Faça perguntas orientadoras para incentivar a conversa, como: “Como você estava se sentindo nessa parte da história?”, “Qual é o nome do seu amigo?”, “O que aconteceu depois?”. Ajude os alunos a incluírem palavras sobre sentimentos e relacionamentos na narração, incentivando-os a expressar emoções e descrever os personagens e eventos com detalhes.

À medida que os alunos contarem suas histórias, ouça atentamente e forneça apoio e encorajamento. No final da atividade, elogie os alunos pelo esforço e criatividade.

Atividades para maternal II

1. Jogos de cubo! III

Esta atividade irá estimular o conhecimento das crianças, apresentando novos conceitos.

Materiais

  • Blocos LEGO (6 para cada criança)
  • Espaço amplo o suficiente para as crianças se movimentarem livremente

Como fazer

Inicie a atividade pedindo a cada criança que pegue 6 blocos LEGO. Peça que elas identifiquem as diferentes cores dos blocos LEGO. Incentive-as a mencionar as cores em voz alta.

Demonstre como construir um cubo utilizando os 6 blocos LEGO. Mostre cada passo devagar e explicite a relação entre as peças. Agora, permita que as crianças tentem construir um cubo sozinhas. Encoraje-as a experimentar e explorar diferentes maneiras de encaixar as peças.

Peça para levantarem o cubo sobre suas cabeças e, em seguida, colocarem-no sobre a mesa. Demonstre como fazer isso e incentive-as a imitar o movimento. Em seguida, diga: “Vamos pegar nosso cubo e colocá-lo debaixo da gente!”. Mostre como colocar o cubo entre as pernas, enfatizando o conceito de “debaixo”. Verifique se os alunos entenderam esses conceitos até agora. Caso necessário, revise as instruções e os movimentos com eles.

Reinicie a atividade e, desta vez, permita que eles sigam as instruções sem a sua demonstração. Peça para eles ficarem em um pé só segurando o cubo e instrua-os a tentarem pular para a frente. Ensine-os a saltar com os dois pés ao mesmo tempo e reforce a importância de equilibrar-se durante o pulo.

Agora, peça que eles troquem o cubo com a pessoa ao lado. Incentive-os a fazerem a troca e identificarem as cores dos cubos durante o processo. Depois disso, escolha apenas um dos cubos e solicite que as crianças formem uma fila. Instrua-as a passarem o cubo para o amigo de trás, por cima da cabeça, enfatizando o conceito de “por cima”. Observe se os alunos conseguem entender o conceito e auxilie aqueles que tiverem dificuldades.

Encoraje a participação ativa de todos os alunos. Explique que essa atividade os ajudará a entender as preposições e a conhecerem as diferentes cores. Enfatize que essas habilidades estimularão o conhecimento, a memória e o raciocínio de cada um deles.

Lembre-se de adaptar as instruções de acordo com o nível de compreensão e habilidades dos alunos. Faça as intervenções necessárias para garantir o engajamento de todos e um ambiente de aprendizagem divertido.

2. Corra e sente-se I

Esta atividade irá estimular a consciência, atenção e flexibilidade cognitiva das crianças.

Materiais

  • Livros (um para cada criança)
  • Música
  • Cadeiras suficientes para a quantidade de jogadores
  • Espaço amplo o suficiente para os alunos se movimentarem livremente

Como fazer

Distribua um livro para cada aluno. Explique que eles usarão esses livros durante a atividade.

Inicie a atividade pedindo aos alunos para tentarem equilibrar o livro na cabeça. Demonstre como fazer isso e encoraje-os a praticar várias vezes até se sentirem confortáveis.

Organize as cadeiras no meio da sala, colocando um livro em cada cadeira. Certifique-se de que haja cadeiras suficientes para todos os jogadores. Peça aos alunos para se posicionarem em cantos diferentes da sala.

Explique que eles irão andar pela sala quando a música começar a tocar. Inicie a música e incentive os alunos a caminharem pela sala, mantendo-se atentos ao ambiente ao redor.

Pare a música em momentos aleatórios e instrua os alunos a correrem para uma cadeira e colocarem o livro na cabeça. Explique que o objetivo é equilibrar o livro na cabeça o mais rápido possível. Anuncie que o primeiro aluno a equilibrar o livro na cabeça será o vencedor do desafio.

Celebre o vencedor e incentive os demais alunos a continuarem praticando e se divertindo. Reforce a ideia de que, no início, pode ser desafiador equilibrar o livro, mas o importante é continuar praticando e se divertindo durante a atividade.

Nessa atividade, as crianças praticarão sua concentração e equilíbrio, que exigem foco e consciência do seu entorno. Essas habilidades promoverão sua flexibilidade cognitiva.

3. Postura da árvore de ioga! II

Esta atividade irá estimular a consciência, atenção e flexibilidade cognitiva das crianças.

Materiais

  • Espaço amplo o suficiente para os alunos se movimentarem livremente

Como fazer

Peça aos alunos para tirarem os sapatos e explique que praticarão a postura da árvore. Mostre como deslocar o peso do corpo e levantar lentamente um pé acima do tornozelo, formando um “quatro” com as pernas. Instrua-os a esticarem os braços para obter equilíbrio. Pratiquem várias vezes, fazendo ajustes e correções, se necessário.

Explique que jogarão um jogo. Escolha um aluno para ficar de lado com os olhos fechados. Os outros alunos ficarão atrás dele. Instrua a pessoa com os olhos fechados a contar lentamente até cinco, dizendo “uma árvore, duas árvores, três árvores, quatro árvores, cinco árvores!”. Os demais alunos devem fazer a postura da árvore durante esse tempo. Se alguém não estiver na postura da árvore, será o próximo a contar.

Essa atividade desenvolve o foco, a consciência corporal, o equilíbrio e a atenção plena das crianças. Essas habilidades beneficiam a flexibilidade cognitiva e física.

4. Imitando um animal III

Esta atividade irá estimular a imaginação das crianças, brincando de faz de conta.

Materiais

  • Folhas de papel pequenas
  • Canetas coloridas ou lápis de cor
  • Desenhos ou figuras impressas de animais de zoológico (opcional)
  • Um recipiente para colocar os papéis dobrados

Como fazer

Distribua as folhas de papel para os alunos desenharem diferentes animais. Ajude-os se necessário ou forneça figuras impressas de animais de zoológico.

Quando os desenhos estiverem prontos, peça aos alunos para dobrarem as folhas e colocarem todas em um recipiente. Em seguida, distribua aleatoriamente os desenhos para que nenhuma criança fique com o seu próprio.

Cada aluno imitará o animal que recebeu, um de cada vez. Estimule a imaginação e a criação de histórias, incentivando-os a seguir uma sequência.

Observe a participação das crianças, incentive-as e faça elogios. No final, discuta as experiências vivenciadas e encoraje-as a compartilhar ideias e histórias.

Com essa atividade, você estará estimulando a imaginação e a capacidade dos seus alunos de brincar de faz de conta.

5. Como um caranguejo I

Melhorar o equilíbrio das crianças com uma brincadeira que fortalece mãos, braços, pernas e tronco.

Materiais

  • Espaço aberto para brincar
  • Bandeira ou objeto para marcar uma linha de chegada

Como fazer

Escolha um local adequado para a atividade, seja na sala de aula ou em um espaço ao ar livre. Explique aos alunos que eles irão brincar de ser caranguejos, sentando-se no chão com os pés encostados e os joelhos dobrados em direção ao peito.

Mostre aos alunos como assumir a posição do caranguejo, com as mãos atrás das costas e distribuindo o peso entre as mãos e os pés. Ajude individualmente, se necessário, para que todos mantenham a posição corretamente.

Após se familiarizarem com a posição do caranguejo, explique o próximo passo: andar como caranguejos. Explique o movimento de caminhar como caranguejo, movendo a mão esquerda para frente, seguida pelo pé direito, e depois a mão direita e o pé esquerdo.

Marque uma linha de chegada no chão e incentive os alunos a praticarem caminhar como caranguejos até lá. Você pode fazer uma corrida divertida entre eles, se quiser. 

Durante a atividade, observe o progresso e a diversão dos seus alunos. No final da atividade, permita que eles compartilhem suas experiências e sensações sobre a brincadeira de caranguejo. Esta atividade visa desenvolver a força muscular, a coordenação motora e a diversão das crianças.

Essas atividades para maternal I e II são uma maneira poderosa de promover o desenvolvimento infantil, combinando afeto e diversão. Por isso, baixe o app Kinedu ou acesse nossa página exclusiva para educadores e explore todas as atividades disponíveis para estimular o desenvolvimento dos seus alunos!

Artigos Relacionados

2 respostas

    1. Olá, Rosa!

      Ficamos muito felizes em saber que você gostou das nossas atividades para o maternal. Obrigado por compartilhar o seu feedback conosco. 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.