Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Bebê de 1 mês: Desenvolvimento, Atividades e Desafios

bebê de 1 mês

Como é o desenvolvimento de um bebê de 1 mês? Que atividades fazer nesta fase? Quais são os principais desafios? Saiba tudo neste post!

O estágio de recém-nascido está no espelho retrovisor e, com um mês de idade, seu filho está aprendendo, mudando e crescendo todos os dias. Como mãe ou pai, você pode estar tentado a comparar o desenvolvimento do seu bebê ao de outros, mas lembre-se de que seu filho é único. Não se preocupe caso seu pequeno ainda não tenha atingido algum marco do desenvolvimento, pois cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo. Dito isso, existem algumas características comuns e marcos do desenvolvimento a serem observados em seu bebê de 1 mês

Marcos do Desenvolvimento do Bebê de 1 Mês

Com um mês de idade, seu bebê provavelmente conseguirá focar no seu rosto, e talvez consiga até sorrir em resposta ao seu sorriso. Alguns dos reflexos de recém-nascido irão começar a suavizar, resultando em movimentos mais controlados. No fim do primeiro mês, seu bebê poderá te observar intencionalmente e até procurar por você. Todos os bebês são diferentes, mas, perto de um mês de idade, vários bebês:

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acompanhe os marcos do desenvolvimento e o progresso do seu bebê!

  • Têm a sugada forte;
  • Levantam brevemente a cabeça quando colocados de bruços;
  • Levam as mãos ao rosto;
  • Usam outros sons além do choro;
  • Sorriem de volta quando alguém sorri para eles.

Atividades para Bebê de 1 Mês

Seu bebê de 1 mês pode até ser pequeno, mas ele consegue aprender e ficar forte com brincadeiras simples. Ao interagir com seu bebê com brincadeiras, vocês também estão estreitando laços afetivos. Escolha um horário para brincar quando seu bebê não estiver com fome, sono ou de fralda suja.

Tummy Time

Com 1 mês, alguns bebês começam a virar a cabeça ou levantá-la por breves momentos, e ficar de bruços permite que eles fortaleçam estes importantes músculos. Posicione o seu bebê no seu peito, de modo que ele consiga ver o seu rosto. Em seguida, coloque alguns brinquedos ou um espelho em frente a ele, para que ele tenha vontade de levantar a cabeça para olhar. Torne esta brincadeira ainda mais divertida conversando com o seu bebê e fazendo caretas. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o tempo de bruços porque ele estimula a coordenação motora e o desenvolvimento dos músculos. Quanto mais o seu bebê praticar o tummy time, mais cedo ele irá atingir marcos do desenvolvimento como sentar sem apoio e engatinhar. 

Leitura

O seu pequeno consegue ver o livro que você está segurando enquanto escuta sua voz. Ele pode ver e imitar suas expressões faciais e sons. Seu bebê irá aprender que algo especial acontecerá quando a mamãe ou o papai sentarem para ler um livro. Para um bebê de 1 mês, isso significa aconchego, criar laços e olhar para a pessoa favorita dele — você!

Conversa

Converse com o seu bebê enquanto faz as atividades em casa ou quando estiver indo para algum lugar, porque ele ama ouvir sua voz. Faça sons e imite os sons que ele fizer, criando um diálogo, mesmo que não faça sentido nenhum. Segure o rosto dele para que ele te veja. Desta forma, seu pequeno poderá ver sua boca se movendo e perceber quando você sorrir para ele.

Baixe GRÁTIS o Kinedu e acesse +1.800 atividades criadas por especialistas em desenvolvimento infantil!

Brincadeira

Seu bebê de 1 mês consegue focar a atenção em um brinquedo chamativo, como um chocalho. Coloque o chocalho à direita dele, vá para a esquerda e observe-o seguir com os olhos. Mover a cabeça para encontrar o brinquedo irá fortalecer os músculos do pescoço dele. Use outros brinquedos da mesma maneira, conversando com seu bebê e dizendo que ele está ficando forte.

X
banner kinedu desenvolvimento

Passeio

Leve seu bebê para dar uma volta no carrinho ou no canguru e aproveite o ar fresco. Conte ao seu bebê o que você vê, faça perguntas e responda quando ele fizer sons.

Desafios com um bebê de 1 mês

Choro

O choro do bebê é a forma favorita dele de se comunicar. Pode ser frustrante que ele continue chorando mesmo depois de ser trocado, alimentado e ter tirado uma soneca. Certifique-se de que não exista outra razão para essa agitação, como uma etiqueta de roupa áspera incomodando.

Se seu bebê de 1 mês continuar chorando sem motivo aparente, tente deixá-lo o mais confortável possível. Tente cantar ou falar com ele com uma voz calma, embale-o gentilmente ou saiam para uma caminhada. Se você já tiver tentado de tudo, deixe-o no berço por alguns minutos. Às vezes, os pais precisam de um tempo longe do bebê chorando, e, quando eles se afastam, o pequeno pode surpreender a todos caindo no sono.

Entretanto, se o choro persistir sem explicação, converse com seu pediatra.

Cólica

Alguns bebês choram por razões físicas e seu médico poderá responder qualquer pergunta sobre os hábitos de choro do seu bebê. Um bebê com cólica geralmente apresenta outros sintomas, como punhos fechados com força ou joelhos dobrados na direção do peito, como se estivesse com dor.

Os médicos costumam identificar a cólica com a regra dos três: três horas de choro, três dias por semana e durando três semanas ou mais. Cerca de 20% dos recém-nascidos se enquadram no padrão típico de um bebê com cólica.

Sono

Seu bebê de 1 mês deve dormir aproximadamente de 14 a 17 horas por dia, contando com sonecas e curtos períodos de sono noturno. Bebês que mamam na mamadeira costumam dormir por períodos mais longos que bebês que mamam no peito.

Lembre-se de que, com um mês, seu bebê estará numa rotina de sono que não é definitiva. O relógio biológico dele irá se regular por volta dos 3 ou 4 meses, mas você pode ajudar a estabilizar a rotina do sono do seu bebê com essas dicas para a hora de dormir:

  • Crie um ambiente escuro e fresco (entre 20ºC e 21ºC);
  • Coloque o bebê para tirar sonecas e dormir sempre no mesmo horário todos os dias;
  • Comece um ritual do sono com leitura, música calma ou uma massagem suave no bebê;
  • Use ruído branco.

Todos os dias, seu bebê de 1 mês está aprendendo mais sobre o mundo — e você é o centro desse mundo. Aproveite o aconchego, as brincadeiras simples e esses olhos que adorariam olhar para os seus o dia inteiro.

Ao enfrentar os desafios do sono e do choro inexplicável, continue tentando até achar uma solução que funcione. Como pai ou mãe, as coisas que você faz todos os dias com e para o seu bebê podem fazer uma grande e duradoura diferença na vida do seu pequeno.

Agora que você sabe tudo sobre o seu bebê de 1 mês, baixe o app Kinedu e receba o apoio de especialistas com +1.800 brincadeiras cientificamente embasadas, sessões para tirar dúvidas sobre o seu bebê, aulas ao vivo e gravadas sobre diversos temas e grupos para compartilhar desafios e experiências com outros pais!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.