X
X
como estimular a coordenação visomotora

Como estimular a coordenação visomotora das crianças?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

É devido à coordenação visomotora que as pessoas conseguem escrever, praticar esportes, entre muitas outras tarefas. Por isso, é importante estimulá-la desde cedo com atividades lúdicas.

Ao nascer, o seu filho passa por um intenso processo de desenvolvimento físico, cognitivo, linguístico e socioafetivo. Isso vai desde o aprimoramento da visão central nas primeiras semanas de vida até a alfabetização alguns anos mais tarde.

Os resultados são rápidos e incríveis, sendo que a coordenação visomotora é uma das muitas habilidades adquiridas nos primeiros anos de vida. Ela se insere nas áreas de desenvolvimento físico e cognitivo, já que é neuropsicomotora. Ou seja, trata-se de uma habilidade que integra movimentos com informações visuais.

Essas e outras habilidades são adquiridas a partir de uma mistura de programação genética com uma boa dose de interação com o ambiente. Por isso, é possível  proporcionar experiências que ajudem a estimular o desenvolvimento infantil. Entenda melhor!

Baixe o app Kinedu e tire todas as suas dúvidas sobre desenvolvimento infantil com os nossos especialistas!

O que é a coordenação visomotora?

Como dito, a coordenação visomotora trata da integração entre as informações visuais e o movimento do corpo. Por exemplo, é essa habilidade que permite a ação de recortar. Por meio dela, os olhos dizem ao cérebro como as mãos devem se mover para acompanhar o contorno da figura.

Como a nossa vida é repleta de movimentos coordenados, essa é uma habilidade essencial para as ocupações diárias. Escrever, se vestir, brincar, jogar bola, se alimentar e muitas outras tarefas dependem da coordenação visomotora. Então, podemos dizer que ela impacta diretamente a autonomia e a consciência corporal do seu filho.

Por que estimulá-la é importante?

O desenvolvimento infantil, em todas as suas áreas, é um processo natural. Somente por observar o mundo à sua volta e realizar seus pequenos experimentos científicos, o seu filho provavelmente não terá nenhum problema com as principais habilidades humanas.

Porém, quanto mais estímulos, mais rapidamente e melhor se dá essa maturação de habilidades. Então, você pode contribuir com essas interações para que ele alcance os marcos do desenvolvimento.

Por exemplo, quando você conversa com o seu bebê, está possibilitando que ele tenha mais experiências que proporcionam o domínio das habilidades linguísticas.

O mesmo se dá com a coordenação visomotora: é possível estimulá-la de forma consciente. Uma forma de fazer isso é apresentar ao seu filho situações em que ele precise utilizar a integração visual e motora. Isso tornará o processo mais produtivo e contribuirá para que ele aperfeiçoe essa habilidade essencial para as tarefas motoras.

Além disso, o acompanhamento e o estímulo ao desenvolvimento infantil são importantes para reconhecer problemas. Afinal, existem certas habilidades que costumam ser consolidadas universalmente em determinadas faixas de idade.

Cada criança é única e tem o seu tempo de desenvolvimento. Porém, esses marcos ajudam a família a identificar desvios muito significativos em relação à média e, assim, procurar orientação de profissionais.

Como estimular a coordenação visomotora?

Para promover o desenvolvimento das habilidades visomotoras, é importante expor o seu bebê a atividades que exijam a coordenação motora fina. Isto é, movimentos realizados com os pequenos músculos das mãos e dos pés, associados à necessidade de observação. São alguns exemplos:

X
banner kinedu desenvolvimento
  • Colorir dentro de linhas;
  • Escrever;
  • Cortar figuras;
  • Preencher labirintos no papel;
  • Quebra-cabeças.

As atividades de coordenação motora grossa também contribuem com a habilidade visomotora, principalmente aquelas que exigem movimentos em momentos precisos, como chutar ou pegar bolas.

No Kinedu, você encontra +1.800 atividades lúdicas criadas por especialistas, além de contar com aulas e uma plataforma exclusiva para educadores. Abaixo, trouxemos algumas dicas de atividades de coordenação visomotora disponíveis no app Kinedu. Veja!

O cubo de encaixe

Para crianças de 12 a 20 meses, essa é uma boa pedida! Não há nenhum segredo aqui: basta providenciar um daqueles cubos de encaixe com formas geométricas. Então, deixe que seu filho insira as peças em seus respectivos lugares.

Ele precisará prestar muita atenção nos movimentos que faz com as mãos para direcionar a forma e encaixá-la no lugar certo. Isso é excelente para sua capacidade visomotora.

Vamos pintar abóboras juntos!

Essa atividade é indicada para crianças de 16 a 24 meses. Você só precisa imprimir ou desenhar imagens de abóboras e convidar seu filho para pintá-las utilizando um pincel ou o próprio dedo. Veja se ele consegue preencher o desenho sem ultrapassar as linhas do contorno.

Aproveite para chamar amigos do seu filho e envolvê-los na pintura. Nesse momento, observe como ele interage com seus pares, se divide seus pertences, se conversa etc. Isso é importante para estimular também as habilidades socioafetivas.

Minha primeira tesoura

Se o seu filho já tem entre 30 e 38 meses, as brincadeiras de recortar já são mais seguras, pois ele já consegue lidar com a tesoura sem ponta. Sendo assim, aproveite para incentivar essa tarefa, uma vez que ela estimula bastante a coordenação visomotora.

Primeiro, ensine-o a segurar a tesoura e a fazer os movimentos adequados. Vocês podem cortar massinha de modelar, o que ajudará a fortalecer os pequenos músculos das mãos. Além disso, essa atividade estimula a coordenação bilateral: ele tem que segurar a massa com uma das mãos e recortar com a outra.

Pegando a bola

Outra boa atividade para estimular as habilidades visomotoras é tentar pegar uma bola no ar. Nessa tarefa, é preciso se mover enquanto observa o brinquedo vindo em sua direção.

Então, chame seu filho para brincar e se posicione a alguns passos de distância. Depois, é só jogar a bola para que ele tente pegar, e vice-versa. Se for difícil para ele, substitua a bola por um balão de festa, que cai mais lentamente.

Deixe a brincadeira mais divertida cantando as suas músicas favoritas enquanto jogam. Outra dica é deixar o desafio maior, pedindo que ele pule em um pé só toda vez que pegar a bola.

Também vale a pena contar para ver quantas vezes vocês conseguem jogar sem deixar a bola cair, tentando quebrar os próprios recordes enquanto reforçam o aprendizado dos números. Essa atividade é recomendada para crianças de 31 a 46 meses.

Agora que você já sabe o que é a coordenação visomotora, viu que é importante estimulá-la, não é? Afinal, trata-se de um aspecto do desenvolvimento infantil fundamental para diversas tarefas cotidianas. Nesse momento, não deixe de contar com as sugestões de atividades desenvolvidas pelos especialistas do Kinedu.

Portanto, baixe o app Kinedu e acompanhe +1.800 atividades adequadas para cada fase do desenvolvimento do seu filho!

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *