Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Saiba como soltar o intestino do bebê recém-nascido

saiba como soltar o intestino do bebê recém-nascido

É importante entender as causas da constipação, reconhecer os sinais do problema e saber como soltar o intestino do bebê recém-nascido para aliviar esse desconforto.

A única coisa mais temida do que uma fralda suja é uma fralda que insiste em ficar limpa. Ao primeiro sinal de que seu filho não está evacuando normalmente, você pode passar por uma grande preocupação tentando descobrir qual é o problema e como soltar o intestino do bebê recém-nascido.

Muitas vezes, não há nada de errado: enquanto os adultos costumam ir ao banheiro cerca de uma vez ao dia, os pequenos têm um ritmo diferente e podem passar dias sem evacuar. Por isso que é importante ter atenção a outros sinais de uma possível constipação em bebês, como fezes endurecidas e a barriguinha inchada.

Continue lendo para esclarecer suas dúvidas a respeito da constipação nos primeiros meses de vida, além de conhecer as melhores práticas para resolver o problema.

Baixe o Kinedu e assista a aulas sobre saúde do bebê e outros temas com os nossos especialistas!

Quais são as possíveis causas de constipação do seu bebê?

Nos primeiros meses de vida, o intestino do seu filho ainda está terminando de se desenvolver: é a chamada exterogestação. Por isso, às vezes pode “ficar preso”, sem que exista uma causa específica. Em outros casos, a constipação pode ser ocasionada pelos motivos abaixo. Veja!

Uso de fórmula láctea

Os pequenos que são alimentados com fórmula são mais propensos a terem constipação do que os que estão em aleitamento materno exclusivo. As fórmulas são mais espessas e têm proteínas maiores que as do leite materno, o que pode torná-las mais difíceis de digerir. Isso torna os problemas gastrointestinais mais prováveis.

Desidratação

A segunda causa mais comum de constipação infantil é não receber líquidos o suficiente. Seja porque as fórmulas são preparadas com menos água do que a recomendação da embalagem, seja porque algum problema está dificultando a mamada, como dores de garganta, nariz congestionado e infecções no ouvido.

Introdução alimentar

Quando o seu bebê começa a receber os primeiros alimentos sólidos, é normal que ocorram mudanças no padrão de evacuação. Além disso, introduzir a alimentação sem oferecer a quantidade suficiente de líquidos entre as refeições pode levar à desidratação e, por consequência, à constipação.

Doenças subjacentes

Em casos muito raros, a prisão de ventre pode ser causada por alguma doença subjacente. Porém, isso não é algo com que você precise se preocupar: há muito mais chances de que o problema tenha a ver somente com a dieta e a ingestão de líquidos.

Quais são os principais sinais de constipação em bebês?

Cada bebê é único. Portanto, existe uma flexibilidade muito grande naquilo que é considerado um padrão de evacuação normal. Os bebês em aleitamento materno exclusivo podem evacuar várias vezes ao dia, a cada mamada, ou ficarem dias sem sujar uma fralda.

Nesse último caso, o mais importante é observar se as fezes são moles e abundantes. Em caso positivo, estamos diante da pseudoconstipação do lactente, isto é, a baixa frequência de evacuação leva a crer que o intestino do seu bebê está preso, quando está inteiramente normal.

Agora, quando são usadas fórmulas, o ritmo intestinal tende a ser um pouco mais consistente e dificilmente haverá mais de uma fralda suja por dia. Diante de tantas possibilidades, a conclusão é que só você saberá dizer o que é normal (ou não) para o seu filho.

X
banner kinedu prenatal pt

Além disso, mais importante do que observar a frequência da evacuação é dar atenção a outros sinais que sugerem a constipação. Eles incluem:

  • fezes mais secas que o normal;
  • aparecimento de pelotas de cocô mais duras;
  • sangue na superfície das fezes ou ao limpar seu bebê;
  • apetite reduzido;
  • barriga inchada e dura;
  • dor ou esforço excessivo para evacuar.

Em relação a esse último item, vale lembrar que é normal para os bebês se esforçarem para fazer cocô, então, o rosto vermelho e um pouco de choro costumam ser recorrentes. Agora, se o seu filho ficar muito tempo tentando sem sucesso, é sinal de que a evacuação está difícil.

Como soltar o intestino do bebê recém-nascido?

Para entender melhor as causas e os sinais da constipação infantil, você pode conferir a aula “Microbiota e intestino do bebê” no app Kinedu. Esse e outros conteúdos feitos por especialistas ajudam a compreender melhor os assuntos de nutrição materna e infantil.

Agora, veja só algumas dicas de como soltar o intestino do seu bebê!

Movimente a barriga do seu bebê

Movimentar a barriga do seu bebê é uma ótima forma de estimular o funcionamento intestinal. Você pode fazer o exercício da bicicleta, dobrando as pernas em direção ao peito em movimentos de vai e vem.

Fazer uma massagem Shantala também pode ajudar. Outra técnica é pressionar levemente a barriga com os dedos durante um banho quente, já que a água aquecida ajuda a relaxar os músculos do intestino, facilitando a evacuação.

Ofereça mais água

Água extra ajuda a amolecer as fezes e a facilitar a evacuação. Se o seu bebê está em aleitamento materno exclusivo, não é necessário dar água, mas você pode perguntar ao seu pediatra sobre a possibilidade de aumentar a frequência das mamadas.

Já se o seu pequeno é alimentado com fórmula, tente oferecer um pouco de água entre as mamadas. Além disso, tenha sempre cuidado para realizar o preparo correto, conforme as instruções na embalagem. Até os 6 meses de vida, dê a água sempre fervida e resfriada para esterilizá-la.

Dê alimentos que soltam o intestino

Os alimentos ricos em fibras agem como laxantes naturais. Por isso, você pode oferecer um pouco ao seu filho, sempre com o conhecimento do seu pediatra. Algumas das possibilidades são:

  • recém-nascidos — suco puro de maçã, pera ou ameixa, em pouca quantidade;
  • bebês com mais de 6 meses — pequenos pedaços de maçã e pera com casca, ameixas secas, cereais infantis, ervilhas, milho, entre outros.

Outra alternativa é trocar a fórmula caso perceba que essa é a causa do problema.

Consulte o seu pediatra de confiança

Por fim, procure seu pediatra de confiança caso a constipação não seja resolvida com as dicas acima ou se o quadro for frequente. Nesse caso, ele pode recomendar algum medicamento ou o uso de supositórios, além de investigar melhor as causas do problema.

No mais, recorra ao profissional se a constipação vier acompanhada de sintomas preocupantes, como:

  • vômitos;
  • fraqueza;
  • recusa em se alimentar;
  • sangue nas fezes;
  • cor do cocô mais escura que o normal.

Agora que você viu como soltar o intestino do bebê recém-nascido, já sabe como proporcionar alívio ao seu bebê em situações de constipação. É muito importante ficar de olho nos sinais e adotar as medidas adequadas para que o problema não se torne frequente.

Você já teve experiência com episódios de constipação? O que dá certo na hora de soltar o intestino do seu bebê? Deixe um comentário!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.