Armazenar o leite materno é uma maneira de manter o aleitamento seguro para o bebê, sendo necessários cuidados específicos com ordenha, coleta, estocagem e transporte.
O aleitamento materno garante os nutrientes e anticorpos de que seu bebê precisa nos primeiros 6 meses de vida e há o incentivo para que ele seja oferecido até os 2 anos ou mais. Para isso, muitas mamães precisam armazenar leite materno, mas não sabem como fazer isso corretamente. Essa também é a sua dúvida?
O retorno ao trabalho, uma viagem ou outro motivo que faça a mulher se ausentar por algumas horas: essas são apenas algumas razões pelas quais as mães precisam estocar seu leite para nutrir seu bebê em sua ausência. Além disso, a doação do excesso da produção de leite também é um bom motivo para a coleta e armazenagem.
É necessário tomar alguns cuidados para que o líquido se mantenha em boas condições de consumo para o pequeno. Falando assim, parece que é um bicho de sete cabeças, mas saiba que são pontos de atenção bem simples, mas muito eficientes.
Quer saber como armazenar o leite para o seu filho? Continue a leitura e confira as nossas dicas!
Como extrair leite materno?
A ordenha do leite materno pode ser manual ou por meio de bombas tira-leite, que também podem ser manuais ou elétricas. Em ambos os casos, é preciso desprezar o primeiro jato de leite, cerca de 0,5 a 1 ml. A seguir, veja os cuidados necessários.
Preparação dos potes
- lave um pote de vidro com tampa de plástico, removendo qualquer vestígio de rótulo e papel da parte interna da tampa;
- coloque o pote e a tampa em uma panela e cubra-os com água;
- leve ao fogo e deixe ferver por 15 minutos;
- ponha-os para secar sobre um pano limpo;
- feche o pote, prestando atenção para não tocar na parte interna dele e da tampa.
Higiene pessoal antes da coleta
- amarre os cabelos e use uma touca ou lenço para cobri-los;
- utilize uma máscara ou fralda de pano sobre a boca e o nariz;
- lave bem as mãos e os braços até os cotovelos com água e sabão em abundância;
- já as mamas, lave apenas com bastante água;
- seque as mãos e as mamas com toalha limpa.
Local para coleta
- fique em um lugar confortável, tranquilo e, sobretudo, limpo;
- use um pano limpo sobre a mesa e disponha o frasco e a tampa;
- evite falar enquanto faz a ordenha.
Como armazenar leite materno?
Primeiramente, é preciso etiquetar o pote com a data e a hora em que a primeira coleta foi feita, guardando o recipiente rapidamente no freezer ou no congelador.
O leite materno pode ser armazenado congelado por até 15 dias, contados a partir da primeira coleta, em uma temperatura máxima de -3°C, e refrigerado em temperatura máxima de 5°C por até 12 horas. O leite descongelado também pode ser mantido pelo mesmo período e temperatura do resfriado.
Para descongelar o leite, é bem fácil. Basta colocar o pote tampado em banho-maria de água potável, aquecendo sem ferver. A água deve estar em 40°C, que é uma temperatura em que não nos queima. O recipiente deve permanecer ali até que o leite descongele totalmente.
Armazenar leite materno é uma ótima ferramenta para nutrir o bebê enquanto a mãe se ausenta, para guardar o excesso da produção ou doá-lo. Com apenas alguns cuidados, é possível estocar o líquido de maneira segura e até mesmo transportá-lo.
Gostou do conteúdo? Tem uma ou mais amigas que também gostarão dessas informações? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais!
4 respostas