Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Afinal, é normal ter dor de cabeça na gravidez?

dor de cabeça na gravidez é normal

A dor de cabeça na gravidez é um sintoma comum, mas é importante avaliar as causas e conhecer práticas que possam aliviar esse problema. Confira!

A dor de cabeça na gravidez pode ser um incômodo para as mamães, principalmente se esse problema persistir por um tempo. Sendo assim, é bom ter atenção aos sintomas que podem surgir durante a gestação e contar com um médico sempre que precisar.

Para ajudar você a entender melhor o assunto, explicamos por que a dor de cabeça pode ser comum nesse período. Também detalhamos as principais causas da cefaleia na gestação e em que momento a dor pode ser preocupante. Por fim, citamos algumas dicas que podem atenuar esse problema. Acompanhe!

Como é a dor de cabeça na gravidez?

A dor de cabeça na gravidez é normal, principalmente, no início da gestação. Caso você esteja sentindo estresse, esse incômodo pode ser considerado tensional. Dessa forma, é possível que apresente tensão nas regiões do pescoço ou nos ombros, de forma leve a moderada.

Quando se está esperando um bebê, a dor de cabeça pode durar horas ou, até mesmo, dias, além de ser acompanhada de visão turva e náuseas. É possível, ainda, sentir sensibilidade à luz e ao barulho. Nesse caso, pode significar que você está com uma enxaqueca.

De outro modo, a dor de cabeça na gravidez pode ser seguida de uma pressão ao redor dos olhos e da testa, que pode ocorrer devido a uma sinusite. Assim, é comum que o incômodo piore quando você se inclina para frente ou se deita.

Você também pode sentir dor na cabeça durante a gestação se pular as refeições e se alimentar de maneira irregular. Isso pode acontecer com você por conta do baixo nível de açúcar no sangue.

Ademais, é interessante que as mamães tenham cuidado com a automedicação durante a gravidez. É fundamental observar os sintomas e buscar orientação médica para receber um diagnóstico apropriado.

Quais as principais causas da dor de cabeça na gravidez?

Esse tipo de dor é usual nos primeiros três meses da gestação, devido às mudanças hormonais. Além disso, alterações na alimentação podem causar a cefaleia. Assim, as mulheres que costumavam tomar café e refrigerantes, mas interrompem a ingestão dessas bebidas, podem sentir dores de cabeça por conta da falta de cafeína.

É provável, ainda, que o consumo de alimentos como chocolate, queijo, carnes processadas e laticínios causem dor de cabeça durante o primeiro trimestre da gravidez. Também é importante ter atenção com a possibilidade de desidratação, que pode provocar dor de cabeça, bem como náuseas e vômitos.

O estresse físico ou emocional durante a gestação é mais uma das causas desse tipo de incômodo. Depois da vigésima semana, outra razão para a dor de cabeça na gravidez é a pressão alta. Essa condição pode aumentar o risco de complicações durante a gestação, como a pré-eclâmpsia e o parto prematuro. Com isso, é importante conversar com um médico.

X
banner kinedu prenatal pt

Quando essa dor pode se tornar preocupante

A dor de cabeça na gravidez pode ser preocupante, caso tenha uma intensidade mais forte e não desapareça durante certo tempo. Além do mais, pode ser um sinal de uma causa mais grave, se o sintoma for acompanhado de visão turva e outras mudanças no seu campo de visão.

Da mesma forma, a dor ligada ao aumento da pressão arterial também precisa ser avaliada com cuidado. Ainda que os derrames sejam incomuns durante a gestação, as enxaquecas podem aumentar a probabilidade de uma mulher grávida ter esse problema. Por isso, é bom agendar uma consulta com o seu médico caso apresente esses sintomas.

Como aliviar a dor de cabeça na gravidez?

Algumas dicas podem ajudar a evitar sentir esse incômodo durante a espera pelo seu bebê. Para começar, é primordial cuidar da sua alimentação, comer regularmente e manter uma dieta saudável. Uma sugestão que pode auxiliar as mamães é fazer uma espécie de diário e anotar quais são os alimentos que estão associados à dor.

Beber bastante água durante todo o dia também é uma dica importante para a prevenção desse problema. Sem dúvidas, fumar é um hábito que precisa ser evitado durante a gravidez. Mas, além disso, é recomendado que você fique distante das situações em que há o chamado fumo passivo, que é a inalação da fumaça de outros fumantes.

Durante a gravidez, ainda é indicado ter atenção ao nível de estresse. Se possível, adote atividades relaxantes, como massagem e técnicas de respiração. Você pode colocar uma compressa fria na nuca durante 20 minutos para evitar as dores de cabeça causadas pela contração muscular.

Mais uma recomendação que pode ajudar, se você sentir enxaqueca, é descansar em um quarto silencioso, escuro e fresco. Nesse momento, as mamães podem fechar os olhos e colocar os pés para cima.

A prática de exercício físico moderado, a exemplo da caminhada e do yoga, também contribui para a prevenção da dor de cabeça. Cuide da qualidade do seu sono, porque a falta de descanso apropriado pode causar esse incômodo. É interessante fazer uma respiração profunda e meditar para diminuir o estresse e aliviar os sintomas. 

Se a dor for causada pela congestão nasal, você também pode utilizar um umidificador para deixar o ar mais úmido. Outra dica é ingerir chá de ervas para aliviar o entupimento do nariz. Caso seja necessário, mais uma opção é procurar um médico para avaliar o uso de um descongestionante nasal.

Por fim, podemos ressaltar que, antes de tomar qualquer medicamento, é recomendado analisar a utilização junto a um especialista. Aproveite e verifique com o profissional qual a dosagem correta do remédio.

Com base no que foi apresentado, você viu que as alterações hormonais contribuem para o aumento da ocorrência de dor de cabeça na gravidez. Além disso, é comum que esse problema seja causado pela congestão nasal, ou pela irregularidade e pelas mudanças bruscas na alimentação.

Se você gostou de saber mais sobre a dor de cabeça na gravidez, aproveite para acessar nossa calculadora gestacional e saber mais sobre o que é esperado em cada fase da sua gestação!

Artigos Relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.