Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O desenvolvimento da coordenação motora fina

coordenação motora fina

A coordenação motora fina é uma capacidade muito importante para os seres humanos e que começa a ser desenvolvida logo nos primeiros meses de vida.

Seu bebê alcançará inúmeros marcos durante o primeiro ano de vida dele. O mais notável e excitante será provavelmente o desenvolvimento da coordenação motora grossa, que o possibilitará rolar, sentar, engatinhar, ficar em pé e talvez até dar os seus primeiros passos! Porém, o desenvolvimento da coordenação motora fina também é muito importante.

Neste post, reunimos informações relevantes sobre essa capacidade que faz tanta diferença para os seres humanos. Além disso, damos algumas sugestões de atividades para você trabalhar no dia a dia com o seu filho. Continue a leitura e confira!

O que é coordenação motora fina?

A coordenação motora fina requer o uso de pequenos músculos dos dedos e das mãos. Essas habilidades estão relacionadas à capacidade de fazer movimentos precisos com as mãos, como abotoar uma camisa, pegar um cereal no chão ou escrever.

Os avanços relacionados com esse marco do desenvolvimento podem ser um pouco mais imperceptíveis, mas são tão relevantes quanto o desenvolvimento da coordenação motora grossa, pois levam à exploração, à independência e ao aprendizado.

Como se dá o desenvolvimento da coordenação motora fina do bebê?

A coordenação motora fina começa a ser desenvolvida logo nos primeiros meses de vida. Em poucas semanas após o nascimento, é possível perceber que o seu bebê terá mais habilidade com as próprias mãos. Veja como é essa evolução no primeiro ano de vida.

Recém-nascido

Quando seu bebê nasceu, você provavelmente notou que as mãos dele permaneciam fechadas na maior parte do tempo. Se você colocasse o dedo em uma das mãos dele, ele o seguraria, por causa do reflexo de preensão.

Depois de algumas semanas, seu bebê já estará acostumado a ficar fora do útero e conseguirá abrir e fechar suas mãos. Experimente colocar um objeto pequeno em uma das mãos dele, e ele provavelmente vai segurá-lo — por volta dos três meses, poderá até sacudi-lo!

De 4 a 7 meses

A interação com o ambiente aumentará entre o quarto e o sétimo mês. A princípio, seu bebê apenas tocará os objetos, tentando agarrá-los. Já por volta do sexto ou do sétimo mês, você notará uma grande mudança e verá que ele conseguirá segurar um objeto com precisão, utilizando a mão inteira.

Observe como seu bebê interage com os diversos objetos e você notará pequenos, mas importantes marcos do desenvolvimento, como transferir um objeto de uma mão para outra e segurar dois objetos ao mesmo tempo.

De 9 a 10 meses

Entre o nono e o décimo segundo mês, a coordenação motora fina começará a se desenvolver, e você poderá ver o início do movimento de pinça. A coordenação motora fina é o que permite que o seu bebê pegue pequenos objetos com o dedo indicador e o polegar.

X
banner kinedu desenvolvimento

O seu filho vai adorar colecionar tudo o que encontrar no chão e, com sua coordenação cada vez mais desenvolvida, ele poderá explorar ainda mais os objetos que estiverem em sua frente, abrindo novas portas para o seu aprendizado!

Lembre-se de que cada bebê se desenvolve em seu próprio ritmo. Essas são apenas referências para o desenvolvimento, e não devem ser consideradas definitivas. No entanto, existem muitas maneiras de estimular a coordenação motora fina do seu bebê.

3 atividades para estimular a coordenação motora fina

Embora essa capacidade se desenvolva naturalmente, é interessante estimular o seu filho nessa etapa. Aliás, trabalhar as capacidades das crianças desde novinhas é importante para um desenvolvimento pleno. Portanto, confira dicas de atividades de coordenação motora fina que você pode usar.

Vibrações do alto-falante

Essa é uma atividade sensorial que estimula tanto a coordenação motora fina quanto as habilidades musicais do seu bebê. Para isso, você precisará apenas de um reprodutor de músicas.

Primeiro, coloque uma música para tocar em um volume que dê para sentir as vibrações do alto-falante com as mãos. Então, coloque a mão do seu filho na caixa de som para que ele também sinta. Observe como ele mexe as mãos para explorar o objeto ou se tem receio em tocá-lo.

Batuque

Essa atividade também estimula a coordenação motora fina e as capacidades musicais ao mesmo tempo. Basta dar um tambor de brinquedo para o seu filho e mostrar como tocar. Talvez ele se assuste em um primeiro instante, mas logo depois achará divertido. Demonstre empolgação enquanto o observa e deixe que ele brinque até se cansar.

Meus potes I

Para essa brincadeira, você precisará de dois potes com tampa de rosca, além de algodão e massinha. Escolha um lugar seguro para brincar, sente-se e mostre os materiais ao seu filho. Se ele estiver com dificuldades, mostre a ele como fazer com as mãos.

Dê algumas instruções, como “pegue duas bolas de algodão, coloque no pote e feche” ou “coloque todas as bolas de algodão dentro do pote e feche”. Então, entregue a massinha a ele e o ensine a fazer bolinhas, enrolando com as mãos. Mesmo que ele não consiga, o exercício vai ajudar a fortalecer os músculos das mãos, especialmente das pontas dos dedos.

Depois, peça a ele que coloque as bolas de massinha em outro pote e tampe. Pergunte qual é o pote mais pesado, fazendo com que ele sinta o peso dos dois recipientes. Assim, você também aproveita e ensina o conceito de “leve e pesado”, desenvolvendo o raciocínio conceitual.

Como você viu, a coordenação motora fina é muito importante para fazer atividades do dia a dia, como escrever, pegar objetos e fazer trabalhos manuais. Para que seu filho desenvolva melhor a destreza com as mãos, não deixe de fazer as brincadeiras que exercitam essa capacidade.

Artigos Relacionados