Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como fazer um desmame gentil?

como fazer um desmame gentil

A amamentação alimenta seu bebê, mas também é uma fonte de apego, carinho e conforto. Por isso, é importante que seja feito um desmame gentil.

O desmame é o processo de parar de amamentar seu bebê. Isso começa desde o primeiro alimento sólido introduzido até a completa interrupção do aleitamento materno. Quando você decide que chegou o momento, é importante seguir algumas práticas para que ocorra um desmame gentil tanto para você, quanto para o seu bebê.

Afinal, mais do que alimentar seu filho, o ato da amamentação é bastante afetivo. É um vínculo que só vocês têm, e muitas vezes as crianças veem o peito materno como um lugar de conforto, carinho e apego.

Então, retirar a amamentação de forma abrupta não é o melhor caminho. É preciso escolher uma fase tranquila e promover um processo de desmame gradual e cuidadoso. Quer entender melhor? Continue a leitura!

A partir de quando o desmame pode ser iniciado?

Não existe um momento certo ou errado para o desmame. Para cada família, acontece de um jeito. Porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o aleitamento materno ocorra até os dois anos de idade ou mais devido aos benefícios para a saúde do seu pequeno.

Assim, em termos de idade, esse marco é um bom norteador na hora de decidir quando começar o desmame. No mais, seja mais cedo ou mais tarde, vale a pena ficar de olho nos sinais de que o seu filho está pronto. Alguns deles são:

  • Comer bem uma grande variedade de alimentos;
  • Ter outras formas de se acalmar além do peito materno;
  • Aceitar bem quando não pode mamar em determinadas ocasiões ou locais;
  • Conseguir dormir sem mamar no peito;
  • Em alguns momentos, mostrar desinteresse pelo peito (por exemplo, quando prefere brincar com algum amiguinho mesmo dentro de um horário em que normalmente mama).

Além disso, é importante consultar sempre o seu pediatra de confiança para saber quais são as melhores decisões para a saúde do seu filho.

Como fazer um desmame gentil?

Para qualquer assunto relacionado à gestação, à maternidade ou ao desenvolvimento do seu bebê, lembre-se de contar com o app Kinedu! Na plataforma, você pode tirar suas dúvidas com aulas exclusivas sobre amamentação e desmame!

Com as informações certas, fica mais fácil e prazeroso passar por cada fase da primeira infância do seu filho. Agora, veja só algumas dicas sobre como fazer um desmame gentil na sua casa!

Comece o desmame em um momento tranquilo

Os sinais que citamos demonstram que o seu filho já está pronto para um desmame mais natural, sem grandes problemas. Porém, cada família tem um contexto. E a verdade é que muitas mães precisam realizar o desmame integral ou parcial por diversos motivos, como a volta ao trabalho ou alguma questão de saúde.

Seja qual for o seu caso, é muito importante que esse processo seja feito em uma fase tranquila para o seu bebê. Por exemplo, evite fazer isso logo após uma mudança de casa, a chegada de um irmão ou a adaptação na escolinha.

Então, se precisa parar com a amamentação por motivos de trabalho, vale a pena se programar para fazer esse processo algum tempo antes da volta. Assim, você evita que o seu filho fique sem o peito materno de um dia para o outro.

X
Nestlé banner webp

Diminua a quantidade das mamadas gradativamente

Depois de tomar a decisão pelo desmame, é hora de dar início ao processo. O caminho é diminuir a quantidade de mamadas gradativamente, até que elas não ocorram mais. É interessante começar pelo desmame noturno.

Em seguida, vá trocando aos poucos a amamentação por refeições, lanches, sucos etc. Em alguns casos, é preciso suplementar a nutrição do seu filho realizando a ordenha do leite materno. Tudo depende da idade dele e das recomendações do seu pediatra.

Peça para outra pessoa dar a mamadeira ao seu bebê

Caso você queira retirar o peito, mas continuar com a mamadeira, é interessante contar com outra pessoa para essa tarefa nos primeiros dias. Pode ser o pai, a avó, uma amiga ou outro integrante da rede de apoio materno. Isso porque, no começo, o seu filho pode ter uma associação forte entre você e as mamadas.

Então, é natural que rejeite a mamadeira e insista em mamar no peito, o que dificulta o processo do desmame. Depois que ele já estiver mais acostumado com o bico artificial, comece a oferecer o leite você mesma.

Outra dica é introduzir o copo de treinamento durante o processo de desmame. Isso serve para que seu filho não substitua o apego ao peito pelo apego à mamadeira, o que poderia causar confusão de bicos ou a necessidade de um segundo desmame mais tarde.

Garanta uma alimentação de boa qualidade

O leite materno é responsável por boa parte das calorias e dos nutrientes que a criança recebe, mesmo após a introdução alimentar. Por isso, interromper a amamentação significa que é preciso cuidar para que a nutrição do seu filho não tenha deficiências.

Um cuidado fundamental é só começar o processo de desmame quando ele se alimentar de uma grande variedade de alimentos e já faz as refeições principais (almoço e jantar) normalmente.

Não ofereça o peito, mas não negue completamente

Ao começar esse processo, é importante não oferecer mais o peito ao seu filho, deixando sempre que ele tenha essa iniciativa. Quando ele procurar, tente distraí-lo, ofereça outros alimentos, diga que ele poderá mamar mais tarde, entre outras estratégias, de modo a reduzir cada vez mais as mamadas.

Porém, lembre-se de que um desmame gentil nunca é abrupto. Portanto, se ele insistir, pode deixá-lo mamar. Aos poucos, essa procura se tornará cada vez menos frequente.

Adie o processo, se necessário

Por fim, é indicado que todas as grandes mudanças na vida do seu bebê ocorram de acordo com o ritmo dele. Então, se o desmame for muito trabalhoso e estressante, não se preocupe: basta adiar o processo e tentar novamente depois de algum tempo.

Assim como ocorre com o desfralde, o ideal é não insistir muito quando o seu bebê estiver demonstrando sinais de não estar pronto, pois isso pode gerar traumas e levar a resultados muito mais demorados.

Enfim, o segredo para um desmame gentil é sempre ficar de olho nos sinais do seu filho. Ainda, lembre-se de contar com os conteúdos do Kinedu para ter mais informações que podem ajudar nesse e em outros desafios da maternidade.

Você tem alguma dica para essa tarefa? Como está sendo o desmame do seu bebê? Deixe um comentário com a sua experiência!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.