Para acompanhar o desenvolvimento do bebê prematuro, os pais devem considerar sua idade corrigida a fim de poder realizar os cuidados e os estímulos adequados.
Acompanhar o desenvolvimento do bebê prematuro traz muitas dúvidas, principalmente para a mãe de primeira viagem.
É considerado prematuro ou pré-termo o bebê que nasce antes das 37 semanas de gestação. Para que ele receba os cuidados adequados, é necessário levar em conta a sua idade corrigida.
Neste post, vamos explicar melhor o que é a idade cronológica e a corrigida, além de apresentar dicas para acompanhar e estimular o desenvolvimento do pequeno que nasceu antes do tempo indicado.
Idade cronológica e idade corrigida
Para acompanhar o desenvolvimento do bebê prematuro, é fundamental considerar sua idade corrigida, que difere da cronológica. Parece confuso, mas é simples.
Baixe GRÁTIS o app Kinedu e acompanhe o desenvolvimento do seu bebê!
Por exemplo, um bebê que nasceu no dia 2 de março, com 36 semanas de gestação, terá 2 meses de idade cronológica, ou seja, a idade contada a partir do nascimento, no dia 2 de maio.
Porém, sua idade corrigida é diferente. Ela é baseada na idade do bebê se ele tivesse nascido de 40 semanas. Então, utilizando o mesmo exemplo, saberíamos que, no dia 2 de maio, ele teria 1 mês de idade corrigida.
Como ele nasceu pré-termo, não dá para exigir que alcance os marcos do desenvolvimento da mesma forma que uma criança que nasceu a termo. Por isso, é essencial ter como base sua idade corrigida, pelo menos até os 2 anos.
Dicas de como acompanhar o desenvolvimento do bebê prematuro
Confira, a seguir, os principais cuidados com o bebê prematuro.
Utilize um app de desenvolvimento infantil
A tecnologia é uma grande aliada para ajudar os pais a acompanhar o desenvolvimento do bebê prematuro. Aplicativos como o Kinedu apontam os principais marcos do desenvolvimento para cada idade, com sugestões de atividades para estimular os pequenos personalizadas de acordo com o estágio do desenvolvimento de cada um. Baixe GRÁTIS o app AQUI!
Adote o método canguru
Você conhece o método canguru para o desenvolvimento de bebês prematuros? É uma técnica que permite estreitar os laços afetivos entre o bebê e os pais no período em que ele fica internado na UTI neonatal.
O bebê é posicionado de maneira que sua barriga fique em contato com a barriga da mãe ou do pai. É um momento em que ele pode sentir o calor da pele, as batidas do coração e o cheiro dos pais. Isso faz com que ele se sinta mais seguro, favorecendo o seu desenvolvimento fora da barriga.
Tenha atenção às vacinas
O bebê prematuro tem o sistema imunológico mais enfraquecido, visto que é nas últimas semanas de gestação que ele recebe anticorpos importantes da mãe. Assim, é essencial que ele tome todas as vacinas, especialmente no primeiro ano de vida, seguindo sua idade cronológica.
A Sociedade Brasileira de Pediatria orienta que os bebês pré-termo também recebam a vacina palivizumabe (VSR), uma proteção contra infecções respiratórias.
Realize as consultas periódicas no pediatra
Por último, não deixe de realizar as consultas periódicas com o pediatra para que ele possa acompanhar o bebê e orientar os pais quanto aos cuidados necessários, principalmente nos 12 primeiros meses de vida.
Sabemos das preocupações de toda a família quando o assunto é o desenvolvimento do bebê prematuro. Entretanto, com as orientações médicas, vacinas, o uso do método canguru e de apps como o Kinedu, é possível promover um crescimento saudável e os estímulos adequados.
Agora que você sabe como acompanhar o desenvolvimento do bebê prematuro, aproveite para baixar o Kinedu gratuitamente e acessar +1.800 atividades personalizadas de acordo com o estágio de desenvolvimento do seu bebê!
7 respostas