Se você quer saber como estimular seu bebê a falar, acompanhe abaixo dicas que podem ser incorporadas na rotina para estimulá-lo a se comunicar.
Choros, balbucios, gestos e, finalmente, as primeiras palavras. É emocionante acompanhar o desenvolvimento da comunicação dos bebês. Muitos pais ficam ansiosos em ouvir seus filhos falarem “ma-ma”, “pa-pa”, entre outras palavras. Assim, querem descobrir métodos de como estimular o bebê a falar o quanto antes!
Se você também busca por essa resposta, veio ao lugar certo. Continue a leitura e entenda qual pode ser o momento ideal de começar os estímulos da fala, além de atividades e brincadeiras que vão ajudar seu filho a identificar melhor os sons, a soltar as primeiras palavras e, aos pouquinhos, ampliar o vocabulário.
Quando começar a estimular a fala do bebê?
Afinal, qual é o momento certo de estimular seu pequeno a falar? Antes mesmo de ele nascer. Isso mesmo! A família e as pessoas próximas do bebê podem conversar com ele enquanto ele ainda está na barriga da mãe.
Sua aptidão auditiva ainda está em desenvolvimento, mas ele conseguirá escutar sons, músicas e vozes, além de ouvir os batimentos cardíacos maternos. A mãe pode cantar para o bebê, contar histórias e conversar normalmente enquanto realiza suas atividades do dia a dia. A estimulação pré-natal é importante para o desenvolvimento linguístico e para fortalecer os laços afetivos entre a mãe e o bebê.
Como estimular o bebê a falar?
A família e os cuidadores podem estimular a fala do bebê com atividades simples durante a rotina. É importante ter em mente que ninguém precisa de muita preparação para contribuir para o desenvolvimento da comunicação do bebê.
Confira, a seguir, algumas sugestões de estímulos que podem ser feitas logo nos primeiros meses do seu filho.
Use o baby talk
Você já se pegou interagindo com um bebê e falando de um jeito diferente? Incorporamos a “fala do bebê” ou baby talk instintivamente, e isso é muito positivo! Então, não tenha vergonha de conversar assim com seu filho.
Para que o estímulo funcione melhor, você pode experimentar falar mais devagar e mais alto, articulando cada palavra de forma melódica. Além disso, você estica cada vogal, simplifica as frases e também pode abusar das expressões faciais e da linguagem corporal.
O baby talk é um jeito de conversar que atrai a atenção do bebê, transmite ternura e que o ajuda a diferenciar sons e alguns padrões auditivos. Sem contar que é uma forma de ele identificar os sinais emocionais na fala.
O único cuidado é falar as palavras com clareza, evitando, por exemplo, os diminutivos, que podem confundir o seu pequeno.
Faça rimas e trava-línguas
Uma maneira divertida de como estimular o bebê a falar é fazer rimas que você pode criar enquanto dá banho no seu filho ou no momento das refeições. Essa repetição de sons, além de ser divertida, vai ajudar o seu pequeno a identificar fonemas iguais. Caso você não queira criar uma rima, utilize as cantigas infantis, que são ricas em rimas.
Outra dica para estimular o bebê a identificar sons parecidos é explorar os trava-línguas, um jogo de palavras que se vale da repetição de consoantes ou sílabas, como: “o rato roeu a roupa do rei de Roma”.
Nomeie alimentos e as partes do corpo
Acostume-se a nomear as coisas para o seu bebê. No banho, por exemplo, quando for ensaboar a barriga, aponte e diga “barriga”, fazendo o mesmo com as outras partes do corpo. Vai chegar um momento em que o seu filho vai querer repetir sozinho as palavras.
Na hora do almoço ou jantar, nomeie também os itens do prato, como arroz, cenoura, carne e batata. Uma dica é tentar apresentar os ingredientes separados para o seu filho, em vez de batidos ou processados, pois, além de reconhecer o que é cada comida, ele também conseguirá diferenciar os sabores.
Realize leituras para o seu bebê
Ler é importante para o desenvolvimento infantil, inclusive para os bebês. Então, selecione alguns livros para ler para o seu filho ou invente histórias.
Nas narrativas, incorpore os personagens fazendo mudanças na entonação de acordo com cada situação: na fala do dragão ou do monstro, por exemplo, você pode engrossar a voz, trazendo emoção ao enredo e prendendo a atenção do seu pequeno.
Você pode até mesmo ter o hábito de ler para ele antes de dormir: um momento para vocês ficarem juntinhos e também uma maneira de como estimular o bebê a falar.
Converse bastante com o seu pequeno
Um estímulo importante é a conversa. Os pais podem conversar com o bebê a todo momento. Ele pode balbuciar enquanto ainda não fala e participar do momento. Quando aprender os primeiros sons e palavras, dê tempo para que ele se expresse.
O importante é sempre manter a atenção focada somente na conversa, ou seja, não adianta falar com o bebê enquanto assiste à TV ou usa o celular. Quanto mais os pais se conectarem com seus filhos, mais eles irão interagir.
Apresente músicas variadas
Uma forma bastante divertida de contribuir para o desenvolvimento linguístico do bebê é usar músicas infantis ou canções que você mesmo pode inventar. Cantar para o bebê na hora de trocar a fralda, amamentar, dar banho, entre outros momentos, irá ajudar a acalmá-lo, entretê-lo, fazer a transição entre as rotinas e desenvolver as habilidades linguísticas.
Com o tempo, ele terá suas músicas preferidas e vai começar a cantar junto, mesmo que ainda não consiga pronunciar corretamente as palavras.
Evite o excesso de desenhos ou telas
Por fim, uma orientação importante é não oferecer a televisão, celulares e tablets com desenhos animados como forma de estimular a fala do pequeno. É claro que a tecnologia, utilizada sempre com moderação, pode ajudar a entretê-lo, mas para o desenvolvimento da fala é necessária a interação real.
Agora você já conhece alguns meios de como estimular o bebê a falar. Se, depois de um ano, ele estiver falando pouco, tenha em mente que cada criança tem um ritmo. O importante é fazer o acompanhamento periódico com o pediatra e relatar todas as preocupações sempre que necessário. Outra dica é baixar o Kinedu, aplicativo em que você pode acompanhar o desenvolvimento do seu filho.
Quer mais dicas de atividades para o desenvolvimento linguístico do seu pequeno? Confira essa seleção de posts sobre o tema que preparamos para você!
3 respostas
Excelente conteúdo.
Oi, Monique!
Agradecemos o seu comentário, é muito bom saber que você gostou!